agosto 21, 2006

1º OPEN da FOZ


Disputou-se no Domingo dia 20 de Agosto, na Foz do Arelho, o 1º OPEN da FOZ. Evento que apresentou á comunidade a faceta organizativa dos PAINTLAND.

Tendo estado relativamente envolvido em todo o processo e sabedor das dificuldades inerentes á montagem de um evento com estas características, ainda por cima sendo um evento estreante, sinto-me á vontade para afirmar que o trabalho dos rapazes do Rui Félix esteve muitos furos acima das minhas melhores expectativas.

Os PAINTLAND conseguiram colocar ao serviço dos jogadores um conjunto de infra-estruturas exemplares:
- Sanitários e Balneários a dois passos da Zona de Jogadores.
- Zona de Jogadores coberta e com mesas identificadas para todas as equipas.
- Central de enchimentos muito próxima da entrada do Campo, sem interferir com o trabalho do mesmo.
- 7 arbitros em Campo.
- Prémios ou recordações para todos os presentes.
- Ambulância de prevenção no local da prova.
- Bebidas frescas e refeições quentes dentro do recinto do torneio.
- E até um Circo e uma pista de Carrinhos de Choque… eh eh…

E um lote de 10 equipas, encabeçadas pelos PAINTOON, que nos brindaram com o extra da presença efectiva do enorme ALEX CADALSO (o homem á frente dos HK ARMY).

O terreno de jogo foi um pelado passado pelas máquinas que cumpriu q.b. os requisitos de qualquer Open.
O desenho do Campo, by João Carriço, dificultou sobremaneira as defesas, privilegiando os deliciosos run-throughs, pelo que raríssimos foram os jogos monótonos, mesmo entre equipas estreantes ou verdes.

A arbitragem ficou a cargo dos PAINTLAND que liderados pelo Victor Braz fizeram um óptimo trabalho, até chegarmos ás semifinais, onde a experiência dos Tubarões se sobrepôs ao discernimento e capacidade de reacção da equipa de arbitragem. Nada de anormal, mas sempre incómodo porque pode criar injustiças.
Adorei o cuidado que tiveram para com a manutenção dos obstáculos, principalmente na difícil tarde ventosa. A forma cordial como trataram jogadores e público. E a justeza que tentaram empregar em cada uma das suas decisões.
Se tivesse que os avaliar receberiam uma nota de arbitragem média.

FORMATO DO TORNEIO
As 10 equipas presentes disputaram 5 jogos cada uma. No final desta Fase Preliminar, as 4 equipas com a melhor pontuação seguiram para as meias finais onde o 1º classificado enfrentou o 4º, e o 2º classificado enfrentou o 3º, á melhor de 3 partidas.
Os vencedores digladiaram-se na Final á melhor de três jogos, pelo maior “Bastos das Caldas” presente na vastíssima lista de Prémios e Troféus a entregar aos participantes.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO 1º OPEN DA FOZ:

10º- PMAN
Os estreantes de Abrantes fizeram o que puderam, que por vezes foi bem interessante, mas terminaram o Open com apenas um ponto, fruto do empate com os Musaspaint.

9º- NRHMODEL
Outra equipa estreante na competição, esta vinda de Leiria, que venceu o Torneios das “Sardinhas” derrotando os Pman com um promissor 3 (+4).

8- ZONA OESTE WILD CATS
Sinceramente não sei o que dizer… só sei que este lugar não é condizente com as prestações a que os ZOWC me habituaram.

7º- MUSASPAINT
A cantéra da Paintland tem aqui muita e boa fruta. Haja dinheiro, saúde, e tempo para os trabalhar, e estes miúdos rapidamente se fazem guerreiros.

6º- XPLOSIV
Os rapazes do Miguel Vieira foram a única equipa capaz de travar os finalistas Fireballs na Fase Preliminar do Torneio, ficando a uma vitória e trocos, da passagem ás Semifinais. Nada mau para um team em reconstrução para a transição.

5º- LISBON KILLERS
Derrotas com os adversários directos Metralhas 3 e Fireballs, afastaram-nos da fase seguinte. Eram os meus favoritos á final com os Toon, mas as suas individualidades (do melhor que existe em Pt) demoraram a desequilibrar.

4º- CHECKPAINT EFFECT
2 derrotas com os finalistas e depois passearam classe na passagem ás Semis. Esta é umas das equipas a que vou tentar estar mais atento ao longo da temporada porque têm potencial para rapidamente se colarem aos Tubarões de qualquer Divisão 7man da LPP, se conseguirem subir um degrau no empenho para com o desporto.

3º- METRALHAS 3
Conheço o seu Curriculum quer na LPP quer no TRN, mas na prática eram para mim desconhecidos, e foi na prática que me agradaram bastante. Fiéis seguidores do jogo dos seus “irmãos-mais-velhos”: inteligentemente agressivos e extremamente eficazes, passaram com facilidade a fase preliminar com apenas uma derrota, frente aos Checkeffect, mas sucumbiriam nas Semis em apenas duas partidas frente aos Fireballs.

2º- FIREBALLS
Foram a única equipa invicta nos Preliminares, com uma Bandeira em Transito e um empate. Passaram convincentemente os Metralhas 3 nas Semis, e deram trabalho aos Paintoon nas finais, obrigando-os a jogar uma 3ª partida. Um campeonato brilhante para uma equipa que quando começar a treinar a sério, no seu novo espaço, terá tudo para ser temível.

1º- PAINTOON
Não foi um passeio, não foi um treino fácil, mas foi a Gloria do costume!

A todos os meus parabéns.

POSITIVO
- A presença da INÊS BRAZ, a “nossa” Tri medalhista de Ouro.
- A presença do ALEX CADALSO a jogar com os Paintoon.
- A presença de algumas dezenas de PUBLICO e em particular a presença do publico feminino.
- O semi cumprimento dos HORÁRIOS.
- O AMBIENTE fora das redes.
- A presença de alguns dos principais CROMOS do fandom.
- As LEMBRANÇAS para todos os presentes.
- O MIGUEL VIEIRA, Capitão dos Xplosiv, ensinou-me uma cena na leitura do Chrony de Mesa que eu desconhecia… não digo qual porque tenho vergonha de ainda não saber.
- Foi a 1ª vez que me pediram um autógrafo no Paintball…
- SINALIZAÇÃO sonora do inicio das partidas.
- A estação de RÁDIO que cobriu o evento.
- O Sr RUI FÉLIX.

NEGATIVO
- O INTERVALO demasiado cumprido para almoço, em virtude do avanço matinal.
- Duas DISCUSSÕES feias dentro das redes.
- O VENTO da parte da tarde…
- Alguns furos nas REDES, prontamente remendados.

MOMENTOS
- O Full Face by Pee Jay no Miguel, benditas lentes.
- Os 26 segundos que o Ganso demorou para resolver uma das partidas.
- Os olhos do Rui Félix durante toda a entrega de prémios.
- Os toscos da bola na hora-de-almoço.

JOGADORES QUE DESEQUILIBRARAM:


GANSO – Paintoon
É o jogador mais espectacular da actualidade em Pt, e na minha opinião um dos melhores do Mundo na sua função. (Hoje aprendi os teus tempos, os teus movimentos e as tuas linhas, hoje sei como te travar e contigo travado os Toon têm de jogar diferente, o que aumenta as minhas possibilidades de vencer)

HUMBERTO - Paintoon

RUI – Fireballs

CASINHAS – Fireballs

PEDRO RAMALHO – Metralhas 3

GUSTAVO SANTOS – Checkpaint Effect

NUNO FRANCO – Checkpaint Effect

Ficamos á espera do próximo, Félix…

16 fps

Sem comentários: