novembro 20, 2006

2ª Jornada Open Sul


Disputou-se no passado Domingo, 19 de Novembro, em pleno Parque das Cidades, um espaço privilegiado tanto para a prática do desporto como para o convívio familiar situado entre Faro e Loulé com o Estádio do Algarve como pano de fundo, a 2ª etapa do Open Sul 2006/2007.

A Organização desta prova ficou a cargo da equipa ENEMIES – Grupos de Operações Paintball (GOP), e sobre ela só tenho a dizer bem.
Antes dos prazos normais, já os GOP tinham on line toda a informação necessária sobre o evento:
- Campo desenhado em 3D.
- Filme do Campo também em 3D, um original mimo da autoria do jogador NEUAQUARIUS da equipa REJECTED que fez as delicias dos utilizadores dos Fóruns.
- Roadbook.
- Previsões Meteorológicas.
- Calendário de jogos.
- …

E no dia da prova, mais uma catrefada de mimos para os jogadores:
- Sistema de Som que permitiu acompanhar toda a jornada com musica e chamar as equipas pelas colunas.
- Mega tenda da Red Bull.
- Walkie-Talkies.
- A presença de uma ambulância do inicio ao final do Torneio.
- Montagem de mini Bancadas que chegaram a encher durante a tarde.
- Tenda com Comes-e-Bebes.
- Os habituais Troféus personalizados.
- Scores no PC, projectados numa enorme Tela.
- …

Mais uma demonstração de capacidade organizativa por parte da Organização do Open Sul que, já o disse in loco mas repito na Net: É O MELHOR CAMPEONATO REGIONAL DE PORTUGAL!

CAMPO
Um desenho clássico com as bases altas a fechar para dentro, o que obrigou os mais audazes, e acreditem que no Sul são cada vez mais, a arranques longuíssimos coroados com super-slides e supermen impressionantes.
Como esperado, a Cobra foi o centro das atenções mas não uma obrigatoriedade para a vitoria. Invariavelmente o Homem da Cobra caiu sem produzir grandes estragos mas tendo atraído atenções suficientes para que os seus companheiros fizessem a diferença tanto pelo centro do terreno como pela ala oposta.
Parabéns à Carla Peixoto AKA Fuinha, pelo desenho audaz e ofensivo que na prática se traduziu num excelente tabuleiro de Paintball.

O piso do Campo dificilmente poderia ser melhor. Um relvado extenso, bem cuidado, e humedecido pelo orvalho matinal. Maravilha!

ARBITRAGEM
O nível das arbitragens é medíocre em todos os torneios a que tenho assistido por este Portugal fora e os Enemies não conseguiram sair dessa mediocridade. É muito constrangedor ter 3 ou 4 elementos a realizarem um óptimo trabalho, secundados por 3 ou 4 elementos que o fazem mal ou não o fazem. Isto desequilibra a prestação do todo.
No geral acho que mereciam mais que os 4 pontos (em 7 possíveis) atribuídos pelo seu trabalho, porque comparativamente fizeram um trabalho normal.
NOTA – Esta época eu não avalio as arbitragens, limito-me a auscultar a avaliação dos Capitães das equipas Open presentes no evento e a fazer a média dos pontos por si atribuídos.

O TORNEIO
Mais uma vez esgotámos as inscrições para a prova com 5 equipas a participar na Divisão Open e 13 na Divisão Novice, incluindo 3 estreias sendo duas delas estreias absolutas na Competição.

Na Reunião de Capitães, anormalmente concorrida (óptimo sinal), foi relembrada a tolerância de Chrony apenas na 1ª volta; os 1x1 e 2x1 mais habituais; e pedida a compreensão das equipas para qualquer alteração de ultima hora no calendário de jogos, fruto da presença de uma equipa de reportagem da TVI a efectuar uma Peça sobre as Evill Dolls e o Open Sul.

Infelizmente o Torneio teve o seu início ás 8:30, com meia-hora de atraso, mas a partir dai foi sempre a recuperar tempo até ao final do dia, tendo sido dado o ultimo tiro ás 15.53 com quase duas horas de avanço sobre o calendário original.

FORMATO DO TORNEIO
As 18 equipas: 5 na Divisão Open e 13 na Divisão Novice, disputaram ao longo da Fase Preliminar cinco partidas cada uma, com jogos entre Divisões mas pontuações distintas.
Na Divisão Open os dois melhores classificados no final da Fase Preliminar disputaram as finais á melhor de três partidas.
Na Divisão Novice os 4 melhores classificados da Fase Preliminar disputaram as finais todos-contra-todos a uma volta.

PRELIMINARES DIVISÃO NOVICE

13º- XPRODIGY 0 (-19)
Apenas conseguiram acertar com a táctica no jogo que os opôs aos Corvos, tendo dado algum trabalho aos vencedores do Torneio. Uma prestação mais fraca que na 1ª jornada, vamos ver como se portam nas restantes.

12º- AIM LEGION 1 (-16)
Um ponto, fruto do empate contra as Evill Dolls. A segunda equipa dos AIM demora a encontrar-se e é gritante a falta de comunicação entre os seus elementos. Sr David, há que meter este pessoal a treinar!

11º- REJECTED 3 (-12)
A última aquisição dos GOP teve uma estreia muito interessante no Open Sul. Um calendário terrível colocou-os frente-a-frente com alguns dos Tubarões da sua Divisão e embora o Score não o demonstre a verdade é que se portaram muitíssimo bem, tendo dado um trabalhão aos PMA Kids e vencido os Phantoms. Continuem pessoal.

10º- AIM 3 (-9)
Dentro das equipas do meio da tabela são uma das que mais luta dá aos Tubarões da Divisão, mas continuam a perder (mesmo que por poucos homens) com as equipas teoricamente de nível equivalente ao seu, o que lhes retira demasiados pontos na tabela classificativa. Estão a melhorar, estão a evoluir e eu penso que antes do final da época os vamos ver muito próximos das finais.

9º- INTRUDERS EVILL DOLLS 4 (-5)
Vitoria sobre os DiabloZ e empate com os Aim Legion, é demasiado pouco quando comparado com as suas prestações na jornada inaugural ou na época 2006.

8º- SOMBRAS 6 (-4)
Em virtude da sua excelente prestação na jornada inaugural, tiveram um dos calendários mais fáceis mas foram afastados das finais por uma derrota inesperada contra os estreantes Rejected. Têm potencial e nota-se a vontade e o querer, mas vamos aguardar pelas próximas jornadas para se perceber quem são os verdadeiros Sombras: os finalistas, ou os semi-finalistas?

7º- INTRUDERS DIABLOZ 6 (-3)
São uma das equipas que melhor tem progredido. Passam geralmente despercebidos pelos torneios, mas a verdade é que os seus Scores demonstram o princípio de uma consistência bastante positiva. Mais uns treinos e temos aqui um potencial Atum.

6º- PHANTOMS 7 (-2)
Empate com os finalistas Going Bananas, vitoria sobre as Evill Dolls e Rejected, e depois derrotas expressivas com os Tubarões. Um Torneio excelente para os Phantoms, uma estreia praticamente de sonho. Muitíssimos parabéns pessoal!

5º- SIOUX 9 (-1)
Ficaram a um danoninho da sua primeira final. Numa Divisão tão competitiva os totais E/D são de vital importância, e foi apenas pelo E/D que os Sioux não chegaram ás finais. Grande prova pessoal e muito obrigado pelo vosso espírito e forma de estar no Paintball.

PRELIMINARES DIVISÃO OPEN

5º- INTRUDERS EVOLUTION 6 (-3)
Batem com aparente facilidade as equipas mais fortes da Divisão Novice, mas sucumbem com as da Divisão Open. Estão na sua primeira época como Open e é mais que conhecido e reconhecido o valor dos seus elementos, mas neste princípio de época o seu rendimento parece estar mais condicionado pela responsabilidade ou gabarito. Têm de se libertar e voltar a exibir o Paintball fantástico que sabem praticar, porque na época passada eram uma das equipas mais espectaculares de se ver jogar (o Brasil dos Novice) e esta época desenrolam jogos que para alem de aborrecidos ainda não vos trouxeram resultados práticos.

4º- INTRUDERS REVOLUTION 9 (8)
Perderam com os “manos” mais velhos dos Intruders 1 e 2, o que automaticamente os colocou fora da luta pelo podium, mas com outro calendário acredito que poderão regressar ás finais.

3º- PMA RUSH AZIMUT 12 (11)
Apenas uma derrota, com os Intruders II, foi o suficiente para afastar das finais os vencedores da 1ª etapa. É este o grau de exigência da Divisão Open do Open Sul 06/07.

Jogos em destaque da Fase Preliminar:

Phantoms 3 (+3) contra as Evill Dolls
Sioux 3 (+2) contra os PMA Kids
Intruders II 3 (+2) contra os PMA Rush
Going Bananas 3 (+2) contra os HST
Rejected 3 (+5) contra os Sombras
Aim Legion 1 (-2) contra as Evill Dolls
Going Bananas 3 (+2) contra os Sombras

FINAIS DIVISÃO NOVICE

4º- GOING BANANAS 3 (-5)
Foram sem duvida a equipa revelação da jornada! Passaram de um nono posto na jornada inaugural para uma brilhante presença nas finais, e não foi por acaso, porque para lá chegarem tiveram que ultrapassar ossos tão duros como os HST, Sioux e Sombras. Uma prestação fabulosa dos miúdos de verde que mesmo nas finais ainda bateram os PMA Kids terminando num lugar honroso mas que sabe a pouco. Parabéns miúdos e continuem em grande!

3º- HEAD SHOT TEAM 3 (+1)
Os mestres da regularidade continuam a amealhar pontos. Não foi fácil chegarem ás finais mas (como sempre) conseguiram-no e com um revenge avassalador de 3 (5) sobre os Bananas garantiram esta 3ª posição na jornada e na tabela classificativa.

2º- AZIMUT PMA KIDS 4 (-2)
Também não lhes foi fácil atingirem as finais e tiveram que suar mais que o esperado para as atingirem, fruto de surpresas nos preliminares. Surpresas que se repetiram nas finais com a derrota frente aos Going Bananas que lhes retirou qualquer hipótese de repetirem o lugar mais alto do podium da Divisão.
Vocês e os Corvos são neste momento o expoente máximo da Divisão Novice, vai ser lindo acompanhar as vossas batalhas até ao final da guerra.

1º- CORVOS 7 (+6)
Dominaram a fase preliminar, com apenas uma derrota perante os (Open) Evolution, e nas finais arrumaram a questão com um empate com os PMA Kids, os seus principais adversários. É a primeira (de muitas espero eu) vitória dos Corvos que na minha opinião são o vencedor justíssimo desta etapa porque foram a equipa que melhor Paintball demonstrou ao longo de todo o dia. O que a eficácia e confiança dos seus jogadores tem aumentado desde que os comecei a acompanhar no final da época transacta é impressionante, mais que provavelmente estamos a olhar para uma equipa 7man muito em breve.

FINAIS DIVISÃO OPEN

2º- INTRUDERS II
Derrotados nas duas partidas 3 (+3) pelos Intruders. É como o Capitão diz: Isto não são duas equipas, é apenas UMA dividida em dois.

1º- INTRUDERS
Agora que o Open Sul recebeu um boost de equipas Open, estava ansioso por voltar a ver os Intruders jogar, e não sai defraudado. São uma equipa fora de série com N jogadores capazes de a qualquer momento fazer a diferença, mas acima de tudo com AQUELE que eu considero ser o melhor jogador a Sul do Tejo: o Alexandre, um verdadeiro atleta que causa enormes desequilíbrios com a sua eficácia e visão de jogo. No entanto é necessário nunca esquecer que este brilhantismo só é possível porque nas suas costas têm, provavelmente, a melhor linha de Bases do Open Sul, uma parede de tinta que não se limita a debitar bolas mas também a arrasar com os adversários. Os Intruders são neste momento uma equipa completa e talhada para vencer.
Vamos estar atentos ao regresso dos Enemies e PMA, mas desde já parabéns pessoal.

Para todos o meu aplauso, mas em particular para os vencedores.

NEGATIVO
- A casa de banho era demasiado longe.
- Primeira vez que suspendo uma jogadora.
- O desconhecimento dos jogadores em relação às Regras e Regulamentos da prova.

POSITIVO
- A presença da tenda da Exploratio dá sempre um maior colorido ás jornadas.
- Senti falta dos CDO, mas poderá estar na forja o nascimento de uns Super Corvos.
- A Organização Local.
- Os Prémios Extra oferecidos pela Estratego.
- As Tshits, Pólos, Banners, Logos, etc… novos de um molho de equipas.
- A quantidade de senhoras a jogar também fora das Dolls.
- Festejar os golos do Louletano.
- A presença de um representante do departamento desportivo da câmara de Faro.
- O Publico.


DREAM TEAM

NOVICE
SAMUEL – Corvos
JORGE – Corvos
ALEMÃO – Corvos
HERLANDER – PMA Kids
ROSALINO – PMA Kids
JIMMY – PMA Kids
PEDRO – HST
TONI – Going Bananas
GONÇALO – Going Bananas
TIAGO - DiabloZ
MIGUEL – Rejected

OPEN
ALEXANDRE – Intruders
ANTONIO – Intruders
ROGERIO - Intruders
SÉRGIO – Intruders II
FREITAS – Intruders Revolution
MOREIRA – Intruders Revolution
VICTOR – PMA

P.S.- É curioso que as pessoas que na época transacta exigiriam que se terminasse com o ambiente familiar e condescendente que reinava no Open Sul, sejam as mesmas pessoas a reclamar, por esta época as regras serem aplicadas na íntegra.


16 fps



5 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Planeta Redondo disse...

Muito obrigado pelo comentario, anonimo dos Sombras, mas infelizmente não colocaste qualquer tipo de assinatura no post, por isso sou obrigado a apagalo.

Boa sorte

Anónimo disse...

boas nikita, a personagem é o Alexandre os intruders, acho q sao as cores personalizadas da empiere

=)

Anónimo disse...

Boas nikita, deixo aqui o meu contacto, se te intressar tenho um conjunto que te posso dispensar:

intrualex@hotmail.com

Cumprimentos

Alexandre

Anónimo disse...

boas andre...ja podias ter divulgado o blog LOL...

entao infos sobre a 3ª prova, tens?
os sombras vao la para mostrar o que valem ;)

continua com o blog, esta mt bom os comments

Nelson aka master_chief
Sombras