abril 19, 2007

CRN - 5ª etapa by Pedrosa

Campeonato Regional Norte – 5ª Etapa:

Chegou o calor ao TRN. Um dia de sol, bastante quente para mais um fabuloso dia de Paintball.

Decorreu com a normalidade habitual e sem tantas presenças do Sul como foi costume em etapas anteriores, mas com o nível a manter-se muito alto. Contamos com a deslocação dos DEMOLITION das Caldas da Rainha, para além dos visitantes de outras paragens já considerados habitués.

As Bolas todas ok. O calor fazia com que não rebentassem nos marcadores mas dificultava também que rebentassem nos adversários. É normal que assim seja nestas condições.

LOGÍSTICA

Ouvi falar em problemas no bar (que não vivi porque não usei) onde me disseram faltar bastante coisa. Também a questão das casas de banho será uma coisa a pensar, já falta tão pouco para termos um espaço verdadeiramente fabuloso! E, claro, os primeiros socorros…

Com o calor onde havia lama passou a haver terra no campo Open. Onde havia escorregadelas passou a haver “emperranço” dos jogadores. Mas nada de grave ou que não esperássemos. No campo Novice o mesmo piso duro e com bastantes pedras à mistura. A ver se para o ano temos outro terreno…

A grande melhoria desta vez foi afastar o ar da zona dos jogadores. O silêncio agradece-se quer nesta zona quer no campo de novice, onde antes da alteração o sorteio era importante para saber quem iria conseguir comunicar com os companheiros de equipa.

O campo Open tinha um desenho que, pessoalmente, não me agradava, mas que me agradou pelo facto de ao longo da época terem sido sempre muito variados. Desta vez, era muito defensivo, mas também fazem falta e parte do desporto…Prevalecia um jogo de paciência em que não avançar muito e fechar linhas de entrada normalmente compensava, desde que no final se fosse capaz de terminar jogos correndo, mesmo assim, pouco riscos. O meio do campo foi funcionando nos primeiros jogos da manhã, mas com o andar do tempo as equipas foram aprendendo, também aqui, a fechar linhas e a privilegiar o tal jogo de paciência que falei.

Muitas bolas no ar e jogos bastante demorados e onde as equipas menos cotadas vendiam mais caras as derrotas … Alguns (poucos) rasgos individuais a ditarem a sorte dos jogos durante o dia.

O campo Novice outra vez com bastantes obstáculos, com a inovação do X e uma cobra na lateral que não resolvia jogos, mas ajudava.

ARBITRAGENS

Os árbitros em OPEN foram os TROLLS. São para mim a melhor equipa de arbitragem Portuguesa. Não estiveram ao seu melhor nível mas mesmo assim é sempre um excelente nível e muito acima da média. Exigentes com os 3-por-1 menos nos 1-por-1. Mantiveram os critérios ao longo do dia pelo que me pareceu ser opção. São muito conhecedores das regras. Estranhei ver árbitros por várias vezes a atravessarem o campo para checkarem jogadores em vez de comunicarem entre si. Como disse, os TROLLS criam sempre expectativas altas em termos de arbitragem e apenas estiveram abaixo destas expectativas. Mesmo assim, foram do que melhor se viu neste Regional.

Os jogadores continuam a ajudar e a facilitar o árduo trabalho das equipas de arbitragem.

Sobre a arbitragem NOVICE, sei que estiveram menos elementos que o costume mas, pelo que fui ouvindo, fizeram um muito bom trabalho. Quem sabe daqui a um tempo não sai daqui a primeira equipa de arbitragem verdadeiramente pró…

A COMPETIÇÃO – NOVICE

Vi poucos jogos desta divisão pelo que me limito a referir o que consigo perceber pela análise dos quadros de pontuação.

Parece-me, nesta divisão, que seria aconselhável criar grupos e fazer finais em vez de fazer estes calendários em que as equipas fazem 7 jogos e depois quem tiver mais pontos ganha. Ou então a existência obrigatória de finais. Em qualquer destas alternativas pelo menos os 4 primeiros classificados ficavam purgados da lotaria que pode ser o calendário inicial.

Em quarto ficaram os XXL. Desconhecendo o calendário que tiveram, parece-me um resultado bastante encorajador e de salientar. Nunca tinham andado por estas classificações. A ver se é da transpiração ou da inspiração de um dia.

Em terceiro os MECO F3. muito regulares ao longo de toda a época, este resultado coloca estes nossos amigos galegos na terceira posição da Geral provisória e quase garantem um lugar nos 4 primeiros classificados deste ano. Não sei quais eram as expectativas deles, mas considero um bom lugar para esta estreia no nosso país.

Em segundo os FREAKS KIDS. Mais uma vez um excelente lugar. Depois da vitória noutra etapa este segundo também quase lhes assegura um lugar nos quatro primeiros.

Os surpreendentes vencedores foram os SPLASH. Muitos parabéns a esta equipa de Gouveia que nos brinda todos os TRNs com a sua presença.

Em termos de classificações gerais lideram duas equipas Energy. Apesar de terem vindo a baixar de nível os Energy 2 continuam a ser os grandes candidatos (mau era!) à vitória final neste escalão.

De notar que continuam bastantes equipas - 14 - a participar neste escalão. Quatro delas pertencem aos Energy num esforço de formação que é de saudar.

A COMPETIÇÃO – OPEN

Desta vez participaram 8 equipas em Open.

Em oitavo os DEMOLITION. Desistiram nas finais pelo que não vamos ficar a saber o que quis dizer a passagem em quinto para esta fase. Do que vi achei que tinham potencial e alguns bons jogadores, tendo em conta o reduzido tempo de paintball que sei que alguns têm.

No sétimo lugar os METRALHAS 3. Costumam alternar este lugar com o 5º nas etapas. Passaram em 6º para as finais e depois foram um pouco abaixo. Jogaram com uma jogadora nova o que normalmente pesa nestas alturas decisivas.

PAINTBOLIX – YASHIDA em sexto. Passaram para as finais em último mas nestas tiveram uma prestação bastante boa o que os colocou em sexto da geral, mais uma vez esta época, o que deve ser encorajador para esta equipa que passou este ano para o escalão Open. De salientar que jogaram toda a etapa com 6 jogadores.

Em quinto os GAMBOZINOS. Voltaram a estar melhores nas finais que durante a fase de apuramento. Achei que este ia ser o campo deles, pelo menos dantes era disto que gostavam. Quinto não é mau mas pensei que finalmente podiam chegar às finais.

Em quarto os agradaveis de ver FREAKS. Não ganharam nenhum jogo nas finais mas foram uma presença constante em todas as finais da época. Agora estão à bica dos quatro primeiros da classificação geral o que acho que é excelente para o tempo que os jogadores têm de Paintball de competição. Para além disso, mostram um jogo agradável e por vezes bastante consistente.

Em 3º os ENERGY. Num campo desenhado para o seu estilo de jogo acabaram esta etapa com a mesma pontuação dos primeiros. O terceiro retira-lhes definitivamente a possibilidade de repetir o título do ano passado, mas coloca-os numa boa posição tendo em conta a concorrência que encontraram este ano. Hoje em dia os lugares decidem-se normalmente pelos E/Ds pelo que me parece que este acaba por ser um lugar justo para o que fizeram em campo.

Em 2º os METRALHAS. Fizeram um bom dia de Paintball. Com jogos seguros e disciplinados. As poucas vezes que não foram disciplinados colocaram a perder o primeiro lugar que lhes abria as portas para um título que conquistaram mais vezes que todas as equipas. Foi por um jogador que não venceram a etapa.

E os vencedores foram os METRALHAS 2. Ameaçaram por várias vezes que isto podia acontecer e desta vez aconteceu mesmo. Acho que tivemos um dia muito seguro, como o campo pedia, e não perdemos a calma nem nos jogos que tivemos que esperar quase os 7 minutos para resolver a questão. Apenas perdemos com as equipas Metralhas e no final, nos E/D, acabamos por ganhar.

Foi uma sensação mista de alegria e tristeza que sentimos. Tínhamos ganho como há muito esperávamos (e merecíamos) mas retirando uns pontos preciosos à nossa equipa mais bem posicionada para vencer o Regional 2006/07. Mas é assim… fora de campo damos tudo uns aos outros, dentro de campo é preciso que nos tirem para darmos. É a competição e o espírito Metralhas que queremos que prevaleça em todas as nossas equipas.

O REALCE DA JORNADA

A sessão de esclarecimento da FPP. Parece que vai andar. Para já são alguns a trabalhar. Mas para funcionar são precisos todos a acreditar e a participar. Acho que estamos no bom caminho.

Falta mais uma etapa. Vai deixar saudades este Torneio Regional Norte de 2006/07!

By Pedrosa

16 fps

1 comentário:

Planeta Redondo disse...

Boas

Muito obrigado Pedrosa por mais esta Crónica, sem ti não fazia a minima do que se passa ai por cima.

Parabéns aos Splash que julgo terem sentido o seu primerio gosto de Gloria.

E muitissimos parabéns à dobradinha dos Metralhas.

"fora de campo damos tudo uns aos outros, dentro de campo é preciso que nos tirem para darmos"

Gosto muito desta frase, pena é que não seja assim em todo o lado...

Abraço