abril 18, 2006

Lx Ball um passo para o futuro


Acordou cedo a capital do país para acolher a primeira edição do torneio LX BALL.

O evento decorreu no Domingo dia 16 de Abril nas instalações do clube Atheneu Comercial de Lisboa, com o apoio da equipa CHECKPAINT TEAM, e o objectivo de promover e divulgar as infra-estruturas do Clube e a nossa modalidade desportiva.

HELL IN A CELL” foi o lema dado pela organização a este seu 1º evento, mas perante o companheirismo absoluto oferecido por quase todas as equipas dentro e fora da “cela”, de infernal tivemos muito pouco. Tivemos foi, e muito, PAINTBALL DO BOM praticado num formato muito interessante e sem qualquer duvida MUITO MAIS DIVERTIDO.
(Poderá qualquer Dante imaginar pior inferno que enfrentar Hugo Domingues, Filipe Mendes e o Ganso num espaço reduzido? Conseguirá algum Demo deter Mira ou Miguel Ferreira? E Satanás himself, poderá ele parar duplos dumps do Tiago e do Minau?)

Á anos que não me lembro de descer a rua do Coliseu, olhar para o Olímpia e sentar-me nas escadas do Politiema com luz solar. E certamente nunca o tinha feito com um marcador ás costas.
Pois foi ai mesmo, no coração da Lisboa Burlesca, que se disputou uma nova (mais uma) iniciativa paintebolistica, que espero se venha a repetir, crescer e tornar num MUST do Paintball nacional: o LX BALL.

Num dos socalcos de uma das 7 colinas de Lx, existe um ringue de football de 5, com vista privilegiada para a Praça dos Restauradores e o Bairro Alto. Nesse socalco, reuniram-se 7 equipas de 3 homens com vários objectivos: Treinar, divertir, mostrar valor, testar, trazer o cheque…e claro, JOGAR PAINTBALL de competição.

O formato proposto pela Organização assentou em equipas de três elementos, jogos de 3 minutos (com 1 minuto de intervalo para recarregar), á melhor de 3 partidas na Fase Preliminar, e á melhor de 5 partidas nas Meias-Finais e Final. Regras da LPP, claro!
É um formato que nos aproxima bastante do XBall Lite, novamente na moda aqui pela Europa, e que coloca os organizadores deste evento na vanguarda idealista do Paintball mundial. São eles próprios quem o reforça, quando afirmam que na próxima edição deverá ser assumida uma aproximação ainda maior ao formato XBall Lite.

A arbitragem do torneio ficou a cargo dos elementos da equipa CHECKPAINT, líderes da Divisão 5man do OLX e 2ºs classificados na divisão rainha do Open Sul.
As equipas não dificultaram o trabalho da arbitragem e o espaço reduzido era relativamente fácil de vigiar, mas a falta de mais dois pares de olhos fez-se notar.
No geral, mais uma arbitragem medíocre para juntar ao bolo mundial, mas em virtude de cada jogo ser disputado á melhor de X partidas, a qualidade das arbitragens perde peso na decisão dos resultados (mais uma vantagem deste formato).

O desenho do campo era inteligente, no entanto tenho a apontar o não aproveitamento total do Templo central, que apenas serviu para cortar parcialmente o Pré Bunking não tendo qualquer utilidade nos movimentos ofensivos, e beneficiando as linhas defensivas. De resto, foi um desenho bem pensado que ofereceu muitas mais possibilidades que as esperadas e onde 99% das vezes quem atacou venceu, vencendo consigo o Paintball espectáculo. Parabéns ao Field Designer.


PRELIMINARES
O torneio teve início com meia hora de atraso (9:30 da manha), mas ainda antes da pausa para almoço já o atraso tinha sido recuperado.
As 7 equipas inscritas jogaram todas contra todas á melhor de 3 partidas, passando á fase seguinte as 4 equipas mais bem classificadas.
Desta fase pouco de extraordinário a realçar:
- Os PINTABOLAS continuam a ter problemas com os FÉNIX (Killer Bees).
- Era de esperar um pouco mais dos PAINTOON 2.
- Na guerra dos “Novice” os PARTY BOYS venceram os PAINTOON KIDS.

PAINTOON KIDS, Zero pontos.
Apenas venceram uma partida, precisamente no jogo em que defrontaram a outra equipa naturalmente de 5man, jogo que acabaram por perder 1-2.
Mesmo em velocidade e mentalidade de treino, nunca conseguiram encontrar ritmo para responder a este formato de torneio e campo. Desconcentrados, desconectados… Muito trabalho para os miúdos fazerem…

PARTY BOYS, 3 pontos.
Duas derrotas 1-2 com os Paintoon 2 e os Killer Bees, atestam das possibilidades destes miúdos. Iniciaram o torneio com demasiado nervo e pouco tino mas ao longo do dia perceberam o espírito do torneio e embora as folhas de jogo não o demonstrem, ganharam em consistência. Têm uma óptima espinha dorsal mas tecnicamente são verdes, espero que consigam subir rapidamente de escalão para enfrentarem novos desafios, e perceber se querem ganhar ou apenas jogar.

PAINTOON 2, 6 pontos.
Mesmo com menos meio jogador em campo (devido ao corajoso que chegou e realizou todo o torneio de braço ao peito), com João Pereira e Tiago Coelho nas suas filas seria sempre de esperar um pouco mais deste Trio. Infelizmente “The Instinct” não esteve nos seus dias, e sem uma zona central recheada o João Pereira perde eficácia.


KILLER BEES, 9 pontos.
A presença do Miguel Ferreira é um trunfo inquestionável para qualquer equipa portuguesa, mas a rapaziada dos Fénix não lhe ficou muitos furos abaixo. O que nos faltou foi ficar “vivos” mais 30 segundos nas partidas contra os Tubarões, porque sempre que conseguimos assentar o jogo vencemos. Mérito, claro, dos Tubarões que raramente nos deixaram dominar as partidas, e muito trabalho para os jogadores dos Fénix superarem este degrau.

LISBON KILLERS, 12 pontos.
Mais consistentes que ofensivos mas consistentemente agressivos, os Lobos transportaram para o seu Trio a mística da Alcateia. Explicando: o artista Cold Fusion está carregado de confiança, o que o transforma num temível predador que, ou resolve ou destabiliza. E consigo estiveram outros três grandes guerreiros, que batalham e conquistam desequilíbrios com uma facilidade frustrante para o adversário.
Perderam contra os Tubarões duas vezes por 2-0, e varreram toda a concorrência pelo mesmo resultado. Invejável!

PINTABOLAS, 15 pontos
Estão a melhorar de evento para evento mas em Trios estas melhorias constatam-se com maior facilidade. A redução do número de jogadores salienta Le Creme das equipas, e nos Pintabolas os melhores são MESMO do melhor que por cá podemos apreciar.
Apenas perderam com os Paintoon 1, e levaram mais um troféu para casa, o que recomeça a ser um costume para uma das 3 melhores equipas nacionais do momento.

PAINTOON 1, 18 pontos
Apenas cederam uma partida ao longo da Fase Preliminar, contra os Paintoon 2.
6 jogos 6 vitorias, 12 partidas ganhas e uma perdida.
Que mais dizer?...

MEIAS-FINAIS
As 4 equipas mais bem classificadas na Fase Preliminar disputaram as meias-finais á melhor de 5 partidas, e foram agrupadas “á americana”: 1º classificado versus 4º classificado, 2º classificado versus 3º classificado; PAINTOON versus KILLING BEES e PINTABOLAS versus LISBON KILLERS respectivamente.
Nos jogos a doer não pudemos testemunhar jogadas tão fabulosas como pela parte da manha. As equipas investiram mais nos Prés, respiraram mais uns segundos nas primeiras posições, trocando a vitória instintiva pelo jogo seguro (é normal). Apenas o Ganso e os miúdos dos Pintabolas nos brindaram com um par de movimentos mais atrevidos, mas no geral foram treinos hiper rápidos de snapshoting onde os mais dotados fisicamente, e os mais resistentes psicologicamente invariavelmente venceram as suas partidas sem argumentos por parte da oposição.
Ficaram pelo caminho os LISBON KILLERS e os KILLER BEES, 3.5-0.5 e 3-0 respectivamente. Seguiram para a grande final os PINTABOLAS e os PAINTOON 1.


FINAL
3 jogos, 3 vitorias para os PAINTOON 1, sem que os PINTABOLAS tenham conseguido alguma vez aproximar-se realmente do desequilibro.
Uma vitoria incontestável, mais uma, para os Toon!

Basicamente os Paintoon abriam lateralmente de arranque ou após um breve Pré Bunking. Dependendo do espaço de tempo que o Filipe Mendes demorasse a fazer o Pré Bunking podíamos saber qual das duas tácticas iriam usar nessa partida.
Se ouvíssemos um Pré curto, sabíamos que o Formiga não tinha saltado para o obstáculo da frente, portanto o Filipe teria que abrir mais depressa para cobrir o lado artístico do campo. Se o Pré fosse mais prolongado e a dois, sabíamos que o Formiga tinha subido e podíamos esquecer qualquer tipo de jogada por esse lado porque meter um pelo púbico de fora equivalia a ser eliminado.
Pelo lado aberto do campo abriram o Ganso (salve seja), também completamente encostado á linha, com ordens para subir em qualquer oportunidade, e geralmente as subidas do Ganso terminam na linha de fundo dos adversários.
(Os Killer Bees foram brindados com 5 jogos versus Toon, e nos 5 jogos deparei-me por 4 vezes com a táctica mais arrojada; tirem as vossas ilações mas isto para mim é bastante abonatório e motivante: ouve UM jogo em que os Toon nos respeitaram e não foi no primeiro. Nós conseguimos fechar sempre o Ganso mas para isso ou abrimos a outra porta ou tivemos que cometer erros e fomos corridos de campo uma e outra vez com maior ou menor dificuldade)

Os Prémios eram á partida extremamente aliciantes: 600€ a dividir 50/50 pelo 1º e 2º lugar, troféus para as 2 primeiras equipas, e a oferta de 1 DVD editado a todos os participantes na prova.Mas o Atheneu Comercial de Lisboa, principal patrocinador do evento, fez uma surpresa e subiu o valor dos prémios para um vauchers de 1000€ para o 1º lugar e 500€ para o 2º lugar.
IMPRESSIONANTE!!! Muito obrigado Atheneu.

NEGATIVO
- O Piso.
Algumas das estacas cravadas no cimento estavam ligeiramente de fora, o que causou alguns tropeções.
Com a acumulação de tinta, o cimento começa a ameaçar escorregar o que é perigoso para a nossa integridade física. Constatei o cuidado com que árbitros e organizadores cuidaram para que tanto os obstáculos como o piso estivessem sempre nas melhores condições possíveis, mas é complicado…
- O Ar.
Demasiado distante da Zona de Jogadores. Num torneio encarado com outro competitividade, vão ter que rever a colocação da Central de Enchimentos, porque AQUELAS escadas aliadas á velocidade DAQUELE elevador impossibilitam intervalos de apenas um minuto e destroem as pernas de qualquer painteboleiro.
- Paragem para almoço de uma hora e 45 minutos é uma violência numa tarde soalheira de Primavera… num torneio de Trios não havia necessidade.
- Má colocação da Bandeira Central. Era difícil recolher a bandeira sem ficar sujo do insuflável.

POSITIVO
- O regresso dos trios praticado por jogadores e equipas de topo, atribui uma outra espectaculariedade ao nosso desporto. Passa-se tudo muito mais rápido e muito mais vezes.
- O formato “á melhor de” logo a partir da fase preliminar.
- O espaço físico onde se disputou o evento. Eu sou um apaixonado pelas envolvências…
- O Restaurante e condições sanitárias.
- A atenção para com os jogadores por parte de árbitros e organizadores.
- A câmara de filmar na mascara dos jogadores deve ter captado cenas incríveis, nunca estive tão ansioso pelo lançamento (PROMETIDO) de um DVD.
- O ambiente na Bancada/Zona de Jogadores. (O Formiga domina e quem estiver á sua volta TEM QUE o ouvir. One man show dentro e fora dos campos.)
- A contenção na linguagem da parte da tarde do torneio, quando surgiram as famílias. É muito mais agradável usufruir o nosso desporto sem as habituais kalhadas.
- E os prémios!

DREAM TEAM
GANSO – Paintoon 1
HUGO DOMINGUES – Paintoon 1
FILIPE MENDES – Paintoon 1
TIAGO – Pintabolas
MINAU – Pintabolas

Menções Honrosas
Miguel Ferreira dos Killer Bees, e Mira dos Lisbon Killers.

Parabéns e Obrigado
- Atheneu Comercial de Lisboa, pela atenção para com o nosso desporto.
- Checkpaint Effect, pelo empenho e dedicação com que colocaram o Paintball de Lisboa um passo á frente na direcção do futuro, e pela penosa tarefa que é arbitrar qualquer evento paintebolistico.
- Killer Bees, por me terem deixado jogar convosco.
- Miguel Ferreira... abraço.
- E a todos os companheiros/adversários por um espectacular dia de Paintball que espero puder repetir muitas e muitas vezes, se não puder ser dentro da "cela" que seja do lado de fora, mas sempre atento á evolução das boas ideias como este Lx Ball!

16 fps

1 comentário:

Anónimo disse...

e a música...a música teve mto lá :PPPP