dezembro 12, 2006

By Pedrosa; Campeonato Regional Norte 2ª etapa


Campeonato Regional Norte – 2ª Etapa:

Depois de vários adiamentos por causa do São Pedro, ou do que dele diziam as previsões, lá conseguimos ter a 2ª etapa do Torneio Regional Norte.
O tempo ajudou, não chovendo, embora os 2 graus que se faziam sentir pela manhã me fizessem temer pelo comportamento das bolas. Felizmente os meus temores foram infundados e as bolas comportaram-se de forma exemplar, tendo em conta o frio extremo com que tivemos que jogar.

LOGÍSTICA

Manteve o seu já elevado nível da fase anterior. De reparar as mesas reservadas para a imprensa do meio: Paintball na TV e Revista Paintball. Começa a ser muito bom contar com meios especializados do Paintball a cobrir os principais eventos. A Musica, o DJ e o microfone voltaram a estar presentes e com a mesma alta qualidade.

O ar desta vez portou-se bem, sempre a 4000-4500 desde manhã e apenas com algumas filas pontuais. Pena o escape roto de um dos compressores, que inundava todo o recinto com um barulho ensurdecedor.

O relvado do campo Open, com muita lama, fazia esperar algumas quedas, que aconteceram, mas felizmente sem consequências de maior. Uma das que aconteceu com um jogador da equipa Metralhas 3, fez-me pensar se não seria de equacionar colocar alguma forma de assistência no local, que se começa a justificar dado o elevado número de jogadores que passam por estes eventos.

O campo de Novice, pedrado, tem a vantagem de não promover as quedas, mas é algo incómodo para o jogo, tornando mais lento o já lento jogo deste escalão. Não fosse a arbitragem de 2 campos retirar demasiadas equipas ao escalão Open, e talvez fosse de equacionar ambos os escalões passarem a ser jogados em ambos os campos.

Em termos do desenho dos campos pouco há a dizer do campo Open. Jogar pelas laterais valia a pena e compensava o risco de avançar mais, mas o X ao alto no meio do campo faz lembrar sempre etapas anteriores e estilos muito parecidos. Ao fim de vários jogos no mesmo campo começa a ser algo monótono. Não fosse o Ossos, com as suas rápidas corridas pelas laterais - normalmente mais espectaculares que efectivas – e o Nuno Splash com o seu estilo próprio a inventar pelo meio do campo e pouco de novo haveria para contar ao fim de tantos jogos.

O campo de iniciados tinha algumas inovações, nomeadamente o obstáculo central da linha dos 50, e a quantidade de obstáculos para um 5man permite sempre maior criatividade nas jogadas, se bem que o nível neste escalão, como seria de esperar, fica bem atrás do que se passa no campo ao lado. É notória a estagnação das equipas e jogadores que, por opção ou impossibilidade de conseguirem reunir 7 jogadores, se mantêm neste formato, apesar de alguns terem bastantes anos de Paintball.

ARBITRAGENS

Desta vez a cargo da equipa Energy. Foi regular, apesar de haver alguns jogadores não regulares que se notava não estarem tão à vontade na aplicação e no conhecimento das regras, o facto de quase não se falar dos árbitros é sempre bom sinal. De uma forma geral aplicaram a regras com alguma segurança e sem grandes complicações. Apenas alguns critérios pouco uniformizados me impedem de achar realmente boa a arbitragem.
As equipas que jogaram não colocaram grandes problemas, o que fez com que o dia se passasse sem incidentes de maior.

O modelo de uma equipa a arbitrar por prova tem provado a sua eficácia durante este ano.

A COMPETIÇÃO – NOVICE

Desta competição tenho sempre menos noção em termos específicos de cada equipa. Por questões obvias, sigo mais atentamente os jogos da divisão Open, reservando para esta divisão alguns jogos em particular ou quando as pausas no campo Open assim o permitem. Apesar disto procuro seguir o nível geral da competição e observar potenciais jogadores.
Como já referi, o nível deste escalão, é mesmo o de entrada no Paintball de competição, e é bom que as equipas mais antigas assim o encarem ou de outra forma irão ser os eternos campeões dos Novice, sem uma verdadeira evolução em termos individuais e colectivos ficando os resultados assim obtidos sempre com aquela sensação de que falta qualquer coisa.

Dito isto, resta-me referir a presença da Equipa Espanhola MECO 3. Já os tinha visto jogar na Liga Galega do ano passado e gosto bastante da evolução que têm tido. Lideram o Ranking actualmente, dada a sua maior regularidade em termos de resultados e que se reflecte também no seu tipo de jogo, bastante seguro. Desta feita tiveram um excelente segundo lugar e foram responsáveis pela vitória mais rápida no escalão Novice.

A etapa foi ganha pelos ENERGY X. São a segunda equipa dos Energy neste escalão mas estão a evoluir a passos largos e começam ameaçar a liderança dos Energy 2, que nesta etapa não foram além do quinto lugar, apesar de andarem há algum tempo nestas andanças.

Na terceira posição ficaram os SPLASH de Gouveia. É excelente ver equipas vindas de tão longe para participarem. A melhoria em termos de resultados também foi notória, com esta presença no pódio.

O quarto lugar foi ocupado pelos FREAKS KIDS. Pelo nome de Freaks poucos os conhecem mas por Gespos já todos os identificam como aquela equipa que no ano passado entrou directa para o escalão Pró na LPP e derrotou os Bunker Kids, após várias trocas de posts no paintball.com.pt. Seguem as pisadas da sua equipa principal e vão-se aproximando, etapa após etapa, dos primeiros lugares.

A COMPETIÇÃO – OPEN

Para os METRALHAS 3 desilusão é a palavra que define a prestação da equipa nesta etapa. Depois de um quinto lugar na prova anterior e um excelente 2º de Amador de 7 na ultima LPP esperava-se mais. Não venceram nenhum jogo durante todo o dia. A lesão de um jogador, por queda, pode ter ajudado a isto, já que alguns dos jogos foram disputados com menos um elemento mas notava-se alguma apatia generalizada na equipa, sem conseguir colocar o seu jogo a funcionar.

Os PAINTBOLIX – CLA YASHIDA, já parecem mais adaptados a este formato. A vitória no Open de Lisboa em 5 man deve ter ajudado a transmitir alguma confiança, o que se notava nas jogadas mais arrojadas que foram surgindo ao longo do dia. Em termos individuais notou-se uma nítida melhoria, sinal que os treinos começam a fazer efeito. Livraram-se do último lugar o que me parece ser, para já, um excelente sinal.

Os GAMBPZONOS estão muito melhor individualmente, mas continuam a falhar no aspecto de equipa. É preciso começar a colocar o colectivo em acção. Continua a faltar objectividade no seu jogo de equipa. Mas as melhorias que observei nesta etapa parecem promissoras.

Os TROLLS começaram o dia muito bem. Apenas perderam contra os Metralhas 2 na fase de apuramento para as finais, mas na altura derradeira falharam em se colocar num lugar mais consistente com a sua prestação na etapa anterior e na LPP. O seu Paintball parece demasiado conservador e isso paga-se, principalmente em campos onde é necessário ter alguma iniciativa de jogo. A sua grande força parece vir de uma linha de trás muito consistente, o que faz que, apesar do lugar menos conseguido desta vez, sejam um dos colectivos mais seguros e promissor do paintball nacional.

Os FREAKS foram a agradável surpresa desta etapa. Um justíssimo terceiro lugar muito devido aos reforços que vieram de sul e que lhes deram uma consistência que falta na formação base. Também não podemos esperar mais de uma equipa cujos jogadores têm pouco mais de um ano de Paintball. Também aqui foi muito agradável de ver a evolução da técnica individual que sofreram em pouco mais de 2 meses de indoor. Parabéns pelo lugar e, acima de tudo, pela convincente prestação.

O segundo lugar desta etapa ficou preenchido pelos METRALHAS 2, em igualdade de pontos com a equipa principal deste clube. O início do torneio menos bom foi esquecido pelas finais bem conseguidas e pela melhoria contínua que se foi observando ao longo do dia. Uma vitória no derradeiro jogo podia leva-los ao primeiro lugar, mas a diferença de mortos/vivos, tornava este objectivo de difícil obtenção. De qualquer forma, uma boa qualificação para uma equipa que é uma porta de entrada para a alta competição das equipas dos Metralhas.

Os justos vencedores foram os METRALHAS 1. Nas finais apenas cederam pontos uma vez, e as restantes vitórias foram mais que convincentes. Voltam (finalmente!) às vitórias no regional Norte, após quase 10 meses sem o conseguirem, depois de muitos anos em que foram praticamente imbatíveis. O convidado de Lisboa deu, certamente, uma ajuda, mas o nível da equipa vem ficando mais e mais consistente. A ver se se mantém.

OS PRÉMIOS:

Mais uma vez foi feito um esforço para ter as equipas presentes na entrega dos prémios. Cada equipa já deve ter para cima de 500 estátuas daquelas famosos troféus do paintball na sua montra, mas revela um esforço sério para conseguir fazer do Paintball um desporto como estamos habituados a ver noutras modalidades.
Parabéns e que o próximo seja pelo menos igual!

OS MEDIA:

Como já referi antes, é excelente ter durante um campeonato como este, fotógrafos e câmaras atrás dos jogadores e das equipas, entrevistas nos intervalos dos jogos, flashs na entrega de prémios... Torna o ambiente muito mais desportivo e motiva, de uma forma geral, as equipas e jogadores. Espero que se mantenha assim em todas as etapas. O Paintball merece!

Por: Nuno Pedrosa

16 fps

1 comentário:

Anónimo disse...

Os Freaks estão referidos como tendo ficado em terceiro. É um lapso. Ficaram em 4º, o que não muda em nada os meus comentários à sua prestação.

Nuno Pedrosa