fevereiro 06, 2007

LIGA XBALL DIA 2

ESCALÃO OPEN

Acho que se pode dizer que foi um excelente dia de Paintball que se viveu na primeira prova da liga de Xball e que esta promete ser uma séria alternativa ou complemento à prova Rainha da LPP, com algumas melhorias que mais à frente falo e que tenho a certeza os organizadores têm já consciência delas.
A ver se o resto das equipas adere e os organizadores rentabilizam o investimento para que passemos a contar com esta prova no orçamento das equipas para a próxima época.

Sobre o Xball jogado já tudo foi dito. É verdadeiramente espectacular e cheio de adrenalina. O jogador tem normalmente que desligar o complicómetro e ligar o turbo.
Parece-me, no entanto, que o modelo está ainda em desenvolvimento. Neste momento mantém a tradição dos “encontros de jogadores” num único fim-de-semana que o Paintball está habituado, mas tem por base desportos jogados semana a semana, para o qual ainda não existem estruturas preparadas no nosso desporto. Acho que ainda vai mudar muito em termos de campeonatos nos próximos anos, embora a estrutura dos jogos em si esteja praticamente encontrada.
No imediato, mais campos como os do APPA, Emboscada e Megacampo são necessários, para num futuro não muito longe passemos a ter campeonatos de Xball com mais regularidade e, quem sabe, no formato “Hoje o Porto foi Jogar a Lisboa”.

Sobre este campeonato em particular acho que foi muito bom de jogar. Foi altamente competitivo com as equipas todas em muito grande nível. As condições, apesar de boas, têm algumas coisas a melhorar para ficarmos com um campo de Xball a sério:

-O piso do campo. Ao que sei dentro de um mês passará a sintético. Sem dúvida uma grande melhoria e fundamental já que o actual é bastante agressivo e pouco rápido, especialmente para este formato.

-A colocação da zona de preparação das equipas que estão a jogar. É muito perigoso misturar público e jogadores envolvidos numa luta contra o tempo para encher potes, ar e correr para o campo. Várias vezes vi pessoas passarem sem tapa canos, o que apesar de ser irregular, é compreensível que aconteça dado a velocidade com que é preciso andar nos 3 minutos de intervalo. O facto de estar muito longe de uma das bases também agravava o esforço que se tinha numa actividade que nada tem a ver com o jogo jogado. Idem para a central de enchimento. A ver se na próxima conseguem colocar esta zona a meio do campo e separado do público. Poupa energia e pode evitar situações potencialmente perigosas.

O quando de pontuações e avisos. O microfone esteve 5* e quase fez esquecer que não havia quadro de pontuação e tempo. Este formato merece um quadro. Já vi projectores a serem usados, apesar de não serem propriamente visíveis, sempre dão uma ajuda a jogadores e a público e não são particularmente dispendiosos. Neste fim de semana não fez especialmente falta. Os tempos iam sendo dados com regularidade assim como as pontuações, mas é aquele extra que o Xball merece.

Mesas para as equipas. Nota-se uma franca melhoria nas condições do campo de Fernão Ferro da APPA. A cobertura já foi um extra no que eu conhecia dos regionais do ano passado. Faltam agora as mesas para as equipas se prepararem.

As restantes infra-estruturas são do melhor que há. Bar e Balneários 5 estrelas!

A aparelhagem de som e o Speaker também foram muito bons e são sempre fundamentais num campeonato que se preze.


A Competição.

De uma forma geral as equipas surpreenderam-me pela positiva.

Fora das semis ficaram os Freaks, os Gambozinos e os Titans. Apenas os Freaks ficaram um pouco abaixo das restantes equipas. Qualquer uma das outras tinha tido lugar nas semi-finais já que se bateram sempre de igual para igual.

Os Gambozinos, reforçados por alguns bons Trolls jogaram um paintball surpreendentemente bom e quase nos iam fazendo chegar mais cedo a casa...

Nós, os Metralhas, ficamos um pouco aquém das nossas expectativas e do paintball que por vezes conseguimos ir mostrando. Faltaram-nos jogadores adicionais para conseguir manter a prestação mais equilibrada. 6 jogadores para 24 jogos é muito pouco. Nos pontos finais de cada match começava a faltar discernimento e pernas. A ver se da próxima levamos uma formação completa e pelo menos com o nível desta para melhorar este quarto lugar.

Os Pintabolas num terceiro lugar bem conseguido. Pensei que este formato não era o mais indicado para esta formação que normalmente é bastante reservado no paintball que tem jogado. Mas safaram-se bem. Tem alguns jogadores que apesar de novos são uma segurança já do nosso paintball.

Os Bunker Kids ficaram uma vez mais, quanto a mim surpreendentemente, em segundo. O que jogam dá para tudo. Para isto ou para pior. Têm conseguido resultados consistentes apesar de ainda não me terem convencido…Mas os resultados têm sido sempre bastante bons, por isso mais vale sê-lo que parecê-lo. Muitos parabéns por mais este segundo lugar.

Os Paintoon são os Paintoon. Se no formato tradicional estão uns furos acima das restantes equipas, neste aqui é ainda mais notório. Perderam uns joguitos apenas para animar a malta, mas logo corrigiam e deixavam de dar hipótese. Ganharam sem surpresa. Ainda estou para perceber o que aconteceu no último regional de Lx…Só acho dispensável alguns extra extra extra love que vi darem a alguns jogadores (particularmente dos Bunker Kids). Alguma agressividade confundida com violência. Dispensável e desnecessária.

Faltam os árbitros. Sei que é muito duro arbitrar. Queixo-me de ter jogado 21 jogos num dia imagino agora o que terá sido arbitrar aquilo tudo…Mas infelizmente tenho que dizer que acho que nem sempre estiveram bem. Penso que os erros se deveram mais ao cansaço que a incompetência, mas num jogo como o Xball o papel dos árbitros é mais exigente e por isso mesmo mais ingrato. Em torneios renhidos enganos custam posições e errar é mais penoso. Valeu pelo esforço e empenho que de uma forma geral demonstraram, mas estava à espera da equipa de arbitragem do Millennium...

O Humberto vai para fora uns tempos. Tenho pena porque é uma daquelas presenças incontornáveis do nosso paintball e das que mais aprecio a jogar e como jogador. Boa sorte por lá e que valha a pena!

O saldo final é muito muito positivo. Espero que a organização continue com a iniciativa e tenho a certeza que na próxima a adesão das equipas irá ser ainda mais generalizada. E que uma prova seja no Porto como ficou prometido, existem todas as condições para isso.

Valeu realmente a pena! Parabéns JCT.
By Pedrosa.

16 fps

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns Pedrosa, artigo muito fixe ;)

Acho que não ficou mesmo nada por dizer.

Concordo plenamente contigo quando dizes "hoje o porto foi jogar a lisboa". Penso que essa é a verdadeira evolução do desporto, embora me pareça que vai ser uma evolução que ainda vai demorar muitos, muitos anos. Nem é preciso enumerar as razões porque todos as conhecem... Basta ver que voçês (metralhas) para esta liga que era um evento esporádico como todos os regionais, LPPs, Millenniums, vieram com um número reduzido de jogadores que como é obvio tem as suas consequências... que acontecerá se houvessem jogos todos os f-d-s?

Quanto à tua opinião sobre a nossa equipa pode ser considerada justa. Estamos apenas à dois anos juntos e ainda temos um longo caminho pela frente. Não somos uma equipa com "história" como os Paintoon, Metralhas e muitas outras. O que é certo é que treinamos mais que todas as equipas e os resultados aparecem... mas também vamos à bruxa pelo sim pelo não :P
Também temos um leque de jogadores que são sem sombra de dúvida dos melhores jogadores a nível nacional e que têm uma enorme vontade de vencer.

Esperemos que esta liga vá a outros locais que não Lisboa para que possa dar a conhecer o mais emocionante lado do paintball.

Mais uma vez parabéns pelo artigo, está realmente muito bom e é sempre um prazer ter equipas como os metralhas pelo lado dos mouros ;)

Krusty