março 01, 2007

CRN 4 - By Pedrosa

Campeonato Regional Norte – 4ª Etapa:

Um dia com quase nenhuma chuva e uma temperatura agradável foi o que nos reservou o São Pedro.

E lá tivemos mais uma etapa do Regional Norte. Com as excelentes condições habituais e sem nenhuma adicional para realçar. Não quer dizer nada de mal, quer dizer apenas que estamos a chegar a pontos onde as melhorias começam a ser mais custosas.

Bolas todas ok. Joguei com Porno Pink e outras que não me lembro ao certo do nome, de caixa verde.

Desta vez contamos com a presença “internacional” do Diogão e do fantástico Ossos nos Metralhas 3 e 2 respectivamente em Open e dos BI5 em Novice. Os Trolls já fazem parte da casa.

LOGÍSTICA

Apesar da pouca chuva no dia o lamaçal manteve-se no campo Open e desta vez, infelizmente, tive a certeza que não há nada previsto em termos de primeiros socorros. O Artur dos Energy lesionou-se e os primeiros socorros foram chamar o Splash, como entendido em lesões graves em Paintball… Não sei ao certo o que é preciso fazer para ter algum apoio oficial nesta área, mas é urgente que a levem em conta quando se organizam campeonatos. Os seguros são um complemento mas são largamente insuficientes quando estamos a falar de campeonatos com os níveis de participação como os que começam a ocorrer em Portugal.

O ar sempre sem problemas e os atrasos nos horários dos jogos foram pouco significativos. Voltamos a ter finais e acabamos bem cedo. Começa a ser uma máquina afinada este Regional Norte.

Mais um campo Open com um excelente desenho. Não sei quem é o designer destes campos mas têm sido muito muito bons. Era menos inesperado que o da etapa anterior, mas o número de possibilidades era ainda vasto. Do lado do X os ângulos eram imensos e estou convencido que estratégias de ataque compensavam, desde que suficientemente pacientes e ponderadas. A cobra também era muito importante e foram grandes as lutas de ambos os lados. Poucas equipas exploraram a zona do centro do campo, embora me parecesse que oferecia bastantes possibilidades.

O campo Novice tinha inúmeros obstáculos, muitos dos quais altos e permitia todo o tipo de estratégias. Desde as mais activas às mais estáticas. É preciso é acertar neles…

ARBITRAGENS

A arbitragem de Open esteve entregue aos Metralhas 1. Acho que cumpriram na perfeição. O campo pedia mais que os 8 árbitros disponibilizados, mas foram, mesmo assim, mais que o normal. A zona do centro do terreno ficava por vezes desguarnecida mas é raro termos mais que 8 árbitros em jogos de 7 man em Portugal.
Mais uma vez os jogadores facilitaram o trabalho da equipa de arbitragem.

Em Novice a mesma equipa de arbitragem. Aparecem por vezes algumas regras impostas sem suporte nas da LPP, mas suponho que seja para ajudar na formação dos jogadores deste escalão (os canos na rede aos 10 segundos é um exemplo disto…). Não tem mal, desde que explicadas e faladas antes de iniciar os jogos.

A COMPETIÇÃO – NOVICE

Num brilhante 4º lugar ficaram as METRALHAS G.
Uma presença na final é sem dúvida um excelente resultado. Certamente fruto do trabalho que têm tido e, especialmente, do grande afinco que o Foca tem colocado na preparação desta equipa feminina. Foram quartas em 15 equipas(!) Muito bem!

Em terceiro os BI5.
Vindos de Lisboa asseguraram um lugar no pódio. Apenas ganharam um jogo nas finais, contras as Metralhas G, mas estar presente nas finais já foi bastante bom. Passaram para as finais com os mesmos pontos que os vencedores do torneio, mas os apuramentos para as finais podem ser enganadores, já que os calendários não são particularmente homogéneos.

No segundo os CLÃ YASHIDA.
Um apuramento até às finais sem perderem um único jogo fazia prever um bom resultado, o que acabou por acontecer. Apenas perderam o último embate do dia, com os vencedores do torneio.

Os vencedores foram os ENERGY 2.
Voltaram às vitórias depois de algumas etapas afastados dos lugares do pódio. É o lugar deles por obrigação, o que por vezes pesa nas prestações. Mas é questão de hábito…

A COMPETIÇÃO – OPEN

O 7º Lugar foi o lugar onde os METRALHAS 3 acabaram esta prova.
Vão alternando este lugar nas etapas com convincentes 5ºs. Prova sim prova não ficam irreconhecíveis em termos de jogo. Não se encontram pela manhã e depois não conseguem colocar em equipa o paintball que individualmente jogam. Nem o Diogão conseguiu travar o mau torneio. Um dia para esquecer que se devem lembrar para fazer melhor.

Os PAINTBOLIX acabaram em 6º.
Foi pouco pois estiveram com uma perna nas finais. Uma prova que correu bem mas que podia ter acabado melhor. Vamos a ver se se mantêm neste registo.

E os GAMBOZINOS…
Começo a repetir-me na análise que faço da equipa, mas isto revela, acima de tudo, alguma estagnação em termos de equipa e de prestações individuais. O quinto lugar acabou por não ser assim tão mau tendo em conta o que aconteceu nos jogos da manhã.

Os FREAKS alcançaram mais um excelente 4º lugar.
Asseguraram as finais numa igualdade pontual com os Paintbolix e nas finais estiveram ao seu nível. O Quarto lugar é excelente tendo em conta a sua breve historia quer como equipa quer como jogadores. E o mérito é todo deles, já que desta vez não houve convidados a dar uma mãozinha.
O terceiro lugar na geral provisória é surpreendente e um merecido prémio para a sua dedicação e forma de estar.

Os ENERGY terminaram em 3º lugar.
O seu lugar natural. Tecnicamente são o que são. Em termos de resultados mantêm a estabilidade a que nos habituaram. A classificação final não deve dar para os voos do ano passado mas são sempre uma equipa temível pelo Paintball paciente, quase irritante, que praticam.

Os METRALHAS 2 ficaram em segundo.
Tivemos um dia inteiro a ganhar jogos de forma convincente. Perdemos o último jogo do dia contra os Trolls e isso custou-nos o primeiro lugar na classificação final. Mas os quases, não servem para nada e é nas alturas certas que tudo tem que correr bem. Mas não correu. Tivemos um jogo de paciência contra os Trolls em que estes levaram a melhor. Parabéns ao Bruno que vai ser um dos grandes cá de cima e ao Nunis que continua a marcar pontos para ser um grande Jogador.

Um especial agradecimento ao Ossos que é realmente um dos melhores jogadores nacionais da actualidade, que correu o campo todo para me dar um sequeegee e acabou por ficar também ele com o marcador entupido (!) no jogo mais decisivo do dia. É verdadeiramente bom em todas as posições e alia à técnica fora de série um sentido de equipa que é raro de ver, principalmente num jogador que vem fazer uma perninha como convidado. Simplesmente fantástico.

Os TROLLS ganharam mais uma vez.
Mais uma vez apenas perderam o primeiro jogo. Esta parte podia ter sido copiada da etapa anterior. O resto já não. Não foram tão convincentes mas ganharam a prova. No último jogo das finais do dia contra os Metralhas 2 lançaram a ancora e foram-nos tirando um a um lá de trás. Seguros como só eles sabem ser venceram mais uma vez o torneio.
Parabéns. Lideram o ranking e vai ser difícil tira-los de lá…

OS PRÉMIOS:

“Mais uma taça diferente”. A mesma festa do costume.

O REALCE DA JORNADA

15 equipas a jogar no escalão de entrada é realmente muito promissor para o futuro do Paintball no Norte de Portugal. Da quantidade sai a qualidade e a continuar assim temos qualidade assegurada em termos de jogadores nos próximos tempos.

Venha dai o próximo!


16 fps

2 comentários:

Anónimo disse...

Como já vem sendo hábito, o Pedrosa fez um excelente resumo sobre a prova do Reginal Norte mantendo uma imparcialidade notável. Mas desta vez gostaria apenas de salientar um pequeno pormenor. É verdade que os Trolls não foram tão consistentes como noutras provas mas não é por isso que deixa de existir trabalho táctico antes dos jogos. Como bem sabes, perdemos o primeiro jogo contra os Metralhas 2 e a quando do segundo tivémos de nos adaptar para tentar corrigir o que correu mal no primeiro encontro. E, como verificaste, deu resultado :)
Posso ter percebido mal a intenção em redor da expressão "lançaram a ancora" mas fica aqui a minha visão das coisas.

Já agora, obrigado por fazerem-nos sentir em "casa" e muito obrigado a todos aqueles que nos apoiaram.

Parabéns à equipa de arbitragem, Metralhas 1, que teve uma prestação muito boa.

Planeta Redondo disse...

Boas

Muitissimos parabéns Trolls.

Parabéns Emboscada.

E obrigado Pedrosa.