março 27, 2007

Presença Portuguesa no Circuito Centúrio 2007

A época internacional de Paintball já se iniciou e contou logo no seu início com presença portuguesa.

Foi na 1ª etapa do Circuito Centurio (
http://www.centurio-eepl.com/ ), nos dias 24 e 25 de Março em Atenas, que participaram 4 EuroRefs portugueses, o Carlos Barranhas, que teve ainda a honra de ser HeadMarshall num dos 3 campos da prova, o Sérgio Pereira, o Pedro Esteves e o Domingos Leitão.

O convite surgiu 3 semanas antes da prova dado que o “board” do Centurio apostou para 2007 em árbitros “profissionais”, os EuroRefs, que também já arbitram há alguns anos no Millennium Series, em detrimento das arbitragens de equipas em troca de pontos para o ranking.

Para além dos portugueses, havia também árbitros oriundos da Bélgica (5) e Alemanha (4) com o contributo de 6 árbitros gregos recém-formados.

A prova decorreu sem incidentes de maior e contou com o apoio no local da Estratego e do Pedro Campos de Oliveira que proporcionou uma festa de entrega de prémios com muita animação.

Os portugueses têm angariado fama se serem bons árbitros de Paintball por essa Europa fora, actuando com seriedade e isenção, e este facto vai permitir que na 1ª etapa do Millennium Séries em Toulouse, nos próximos dias 7 a 9 de Abril, estejam presentes um número recorde de 7 árbitros portugueses espalhados pelos diversos campos com a probabilidade do Carlos Barranhas ser novamente HeadMarshall num deles.

Refiro ainda que o Carlos em Dezembro de 2006 foi um dos 4 árbitros do Millennium de 2006 escolhidos para ir dar formação a árbitros asiáticos na Malásia e para arbitrar a World Cup Asiática que se disputou naquele país.

Vemo-nos em Toulouse

By Dom

16 fps

13 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pessoal, principalmente Xô Barranhas ;)

É sempre bom ter presença tuga nos campos de paintball.

Dom, diz aí as grandes diferenças entre millennium e centurio.

Será que não seria mais vantajoso as equipas tugas irem jogar ao Centurio visto ser bastante mais barato?

Krusty

Anónimo disse...

Barato é discutivel!

Os preços dos aviões para essas cidades são um pouco mais caros por falta de oferta nas low costs.

No entanto poupas na estadia e comida!

Os apoios geralmente não são tão generosos como no millénium, onde a exposição do patrocinador é maior!

Parabéns aos Tugas àrbitros, estamos a caminho de uma Liga de Árbitros? I wish!

Cloud

Anónimo disse...

Bom dia

Foi uma experiência interessante e em princípio vai ser para repetir já daqui a umas semanas em Bratislava.

No entanto não me lembro de nenhuma LPP que não tivesse sido melhor em termos organizacionais que esta etapa do Centurio.

Os gregos a nível de organização....esqueçam.... são mil vezes piores que nós.. Só para terem uma ideia estivemos um fds a fazer jogos sem chronys de mão, sem bandeiras e com bases que pareciam balizas de hóquei.

E se os árbitros não tivesssem levado o equipamento do Millennium havia de ser giro....

Mas com a colaboração de todos levou-se a prova até ao fim.

Quanto à fee de inscrição é mais barata sem dúvida que do Millennium mas é um torneio 100% 5-MAN!!!

Registration fees in 2007 are:
- 1st Div - 750 EUR;
- 2nd Div - 500 EUR;
- 3rd Div - 400 EUR.

e os prémios não são nada maus.

CENTURIO winners will receive
Guaranteed 3K Euro in cash for the 1st Division winners
1st place - 1500E
2nd place - 750E
3rd place - 450E
4th place - 300E

Guaranteed 2K Euro Prizes in paintball products vouchers (retail prices) for the 2nd Division winners:
1st place - 1500E
2nd place - 750E
3rd place - 450E
4th place - 300E

Guaranteed 1K Euro Prizes in paintball products vouchers (retail prices) for the 3rd Division winners:
1st place - 750E
2nd place - 375E
3rd place - 225E
4th place - 150E

Medals and trophies by promoters.

E do que vi em qualquer divisão mesmo na Div 1 que foi jogada e formato CPL era perfeitamente ao alcance de muitas equipas tugas.

Quem poder ir com uma equipa minimamente competitiva vai ver que não se arrepende.

O convívio é similar ao do Millennium e as bancadas recheadas de pessoal a ver os jogos e a encorajar as equipas é sem dúvida o ponto alto de qualquer torneio internacional.

Os gregos, os polcaos, os alemães e os russos não paravam de cantar o tempo todo a apoiar as suas equipas.

Havia muito menos stands de marcas e só uma tech booth da Eclipse.

Mais Desvantagens: o problema das viagens de Portugal para qualquer um destes países. Sem ser para a Grécia, arranjar um preço decente de avião paraa qualquer outro país (Russia, Polonia, Rep. Checa, Eslováquia e Ucrania) onde se vá realizar o centurio pode ser proibitivo a uma participação lusa.

Talvez a prova da Rep Checa e da Polónia sejam as mais acessiveis.

mais alguma questão? :)

Cloud: a "liga" de árbitros já existe são os Eurorefs e os tugas estão cada vez mais representados.

PS - as gregas são lindas :)

PS2 – o tuga é anda em todo o lado, havia 2 portugueses a jogar em 2 equipas alemãs que curiosamente foram as finalistas da div.2 os paintstorm com o benny e os muchachos com um ex-jogador dos Xplosiv

Dom

Anónimo disse...

PAGUEM UM SALÁRIO A ESTE HOMEM...

melhor era impossivel!

;)

Krusty

Anónimo disse...

Dom,

Apenas uma questão, em termos de qualidade de campos..vi pela foto que era relva, mas era assim tão melhor que a nossa LPP?(ex.Termas)
..ou por outro lado seria possivel, para o Portugal apresentar melhores condições?...visto que pelo menos temos mais sol!...

Abraço e parabéns
JP(XTEAM7TH)

Anónimo disse...

Oi JP

Só para frisar porque se calhar não fui explícito as etapas da LPP em que participei foram de longe melhores em termos organizacionais do que esta etapa do Centurio.

Nós não envergonhariamos ninguém se uma etapa da LPP fosse uma etapa do Centurio. No entanto parece-me que isso não é possível dado que este circuito é mesmo só para países do leste europeu para não rivalizar com o do milenium mais virado para países da europa ocidental.

Aliás EEPL significa Eastern European Paintball League.

Quanto à relva ....é relva... era um campo de futebol tratado..tava curtinha e mesmo boa para jogar...deviam era ver a cara do presidente do clube quando na entrega dos prémios tava a olhar para o estado final do piso.... :)

A presença de sol penso que é irrelevante. Como o clima está a nível mundial, ninguém consegue garantir em lado nehhum do mundo que o sol vai estar presente nos dias todos do torneio.

O pessoal quer é jogar e não fazer turismo :)

Mas sintetizando Portugal tem todas as condições e mais algumas para fazer boas provas internacionais em Portugal.

Abraços

Dom

Planeta Redondo disse...

Boas Dom

Grande artigo e grandes complementos, se alguém vir por ai o gajo por trás deste espaço exija-lhe que PAGE a este reporter logo após ele entregar a Report do RLX.

By Dom
-> este circuito é mesmo só para países do leste europeu para não rivalizar com o do milenium mais virado para países da europa ocidental.

O prob é que o MS se instalou no Centro da Europa e não na Europa Ocidental que cada vez mais se vê relegada para o cu do Paintball embora cada vez mais apresentemos resultados que nos permitem argumentar desportivamente com quase qualquer outra Nação.

O pessoal merece receber as grandes equipas europeias, o pessoal merece um qualquer grande torneio internacional.

Abraços

Anónimo disse...

Boas
Por muitas vezes que vejo o Centurio e Millennium e penso já que o Centurio é para os países de leste, o Millennium é para os países mais centrais e um pouco mais pois já as houve de todo o mundo logo uma prova mundial, resta este cantinho da Europa...
Porque não uma liga Ibérica ou latina...?
Gostava de ver algo assim e jogar nela, o Millennium é caro, a Ceturio é longe, então porque não fazer algo para as equipas mais comedidas a nível de gastos e de qualidade de jogo para se poderem preparar para um futuro Millennium por exemplo?
É que agora não temos nada internacional num raio de mais de 1000 km!!!!
Ás entidades respectivas ( leia-se Lojas Ibéricas e federações ou futuras, Associações, etc etc etc) pede-se mais empenho e que sejam mais ambiciosas...
Sonhos Sonhos


Abraços e que se continue a ver equipas portuguesas lá por fora, a mais de 1000 km .....

Rodrigo Covas

Unknown disse...

Rodrigo,

uma liga ibérica é um projecto interessante, mas não como um objectivo de preparação para qualquer outra prova.

O Millennium tem escalões baixos em que qualquer equipa portuguesa que jogue bem em equipa consegue estar entre os 8 primeiros.

Podes dizer que é mais caro a deslocação... sem dúvida. Mas qual seria a projecção de uma liga ibérica, que já por si é renegada a partida por os seus países não serem escolhidos para provas maiores?

Se o objectivo é apenas dar tiros, e jogar contra espanhois inscrevam-se na liga espanhola como os Trolls fizeram o ano passado.

É caro ir a um millennium, mas também há muita falta de vontade e organização por parte das equipas e jogadores. Se todas as equipas no inicio do ano se se comprometessem a ir a um ano inteiro de millennium e se juntassem, poderiam ser conseguidas condições para preços melhores em praticamente tudo (aviões, estada, preço de bola).

Ouvem-se muitos comentários que só com bons apoios é que se vai lá fora. Mas é preciso lembrar que a maioria dessas equipas que sao apoiadas já gastaram mt dinheiro neste desporto e que se calhar estão a merecer ter essa pequena recompensa.

Apostem em ir ao millennium que a recompensa é enorme a todos os níveis.

Krusty

Anónimo disse...

o krusty já disse tudo...

é preciso empenho mas de todos...

Rodrigo: exigir aos ouros é fácil...difícil é cooperar ou ajudar...

o tuga fala muito e faz pouco.... essa é que é a verdade...

Quando queremos, já demonstrámos muitas vezes que conseguimos fazer bem melhor que em muito lado ....mas são poucos os que ajudam..... porque há mais críticos do que construttores...

Abraços

Dom

Anónimo disse...

Bem companheiros, parabéns pelo projecto de arbitragem que os APPA têm, penso q mais um exemplo para todos.

Krusty, assino por baixo.

Se não temos millennium é pq alguma coisa ainda falta ao nosso paintball. André gostaria de ver uma reflexão tua sobre os numeros de presenças de equipas por paises em Toulouse. Principalmente nas divisões 1 e 2 e M5.

Abraços

Anónimo disse...

Sinceramente acho que as equipas portuguesas tem argumentos para ir la fora enfrentar equipas de qualquer pais, ainda por cima com as condicoes da lpp, (nao vejo em mais sitios esta qualidade de relvados) das melhores da europa como o domingos diz e com razao, com a entrega dos jogadores em portugal que se aplicam bastante e apresentam uma evolucao rapida, temos que admitir que a qualidade do paintball no nosso pais subiu exponencialmente nos ultimos anos.
Agora temos e de continuar.

em relacao a esses bacanos da fotografia :P , he pa se eu os visse a virem na minha direccao mudava de passeio sao uns gandas maulkos, tudo pessoal 5 estrelas tanto a arbitrar como a nivel pessoal.

P.s.isto ja foi falado mil vezes mas lembram se da etapa do zeao em vila real de santo antonio ???
5 estrelas toda a gente gostou,o "bifes" deliraram o algarve e sem duvida um sitio de eleicao para uma etapa do millenium

Rodrigo Henriques disse...

So queria ser um pouco construtivo não queria dizer que era possivel, ate porque nao á nada a nivel Iberico que nos faça ter ca uma prova dessas, como o Dom disse, gente há mas nao a é quem de o corpo ao manifesto.
fico é triste pois ate os paises de Leste tem uma liga intrenacional, nos por ca temos a LPP e pouco mais, mas tudo nacional.
E se referi Ibericas foi por nao termos nada neste peninsula e que como os de leste tb nao tinham organizaram um grande tornei ( a nivel internacional nao direi de qualidade pois ai nao posso falar nunca vi).

Mas como sabemos e eu ja o tinha dito, são so sonhos mais nada.

Abraços
RodrigoCovas