março 20, 2007

OLX 4

De record em record o Open de Lisboa transporta o Paintball nacional a patamares nunca antes imaginados.

No fim-de-semana de 17 e 18 de Março, o Megacampo recebeu a 4ª (e penúltima) etapa do Open de Lisboa. A etapa do inicio das decisões!

Para esta 4ª jornada o Megacampo adicionou ao seu invejável rol de condições oferecidas ao jogador (balneários com agua quente, óptima zona de jogadores, refeições quentes e bebidas frescas, ambulância, zona de limpezas, técnico de reparações de marcadores, novo quadro de pontuações, sistema informatizado…) inúmeras máquinas de água distribuídas pela zona de jogadores e entrada dos campos, um patrocínio da Agua Fonte Viva ao OLX chegado pela mão da Xteam.

Ambos os campos foram desenhados, apresentados e montados com mais de uma semana de antecedência, um passo em frente que pretendemos manter.
O desenho de ambos os campos privilegiou as equipas que melhor conseguem funcionar como conjunto, porque a agressividade prematura era enganadora, e depois de adquirida a vantagem foi muito complicado dar a volta aos resultados.
Mais duas óptimas criações by Soneca, o field designer do momento que o OLX revelou ao Mundo.

Quanto aos dois dias de Open de Lisboa, foram mais dois dias mega competitivos vividos num ambiente espectacular. Uma importante demonstração de união, companheirismo, crescimento e saúde, nesta altura em que o nosso desporto se prepara para juntar aos desportos federados.

Sábado, DIVISÃO AMADOR 5man

Apresentaram-se 27 equipas nesta que provavelmente será a divisão mais renhida de todas as divisões nacionais. 27 equipas que ao longo de seis partidas batalharam para ser uma das quatro mais bem pontuadas e assegurar um lugar nas finais.

Foi mais uma jornada de competitividade extrema, com sete formações separadas por meros “tremoços” mas é assim o nosso desporto e com tão grande selectividade apenas os (realmente) melhores conseguem um ambicionado lugar nas finais.
È muito gratificante testemunhar a evolução da esmagadora maioria destas equipas que em menos de um ano deixaram de ser apenas grupos de amigos para se tornarem temíveis equipas de Paintball. Portanto é também já noutro patamar de exigência que opino.

Nesta Divisão pode-se perder ou ganhar com praticamente qualquer Team, o que torna ainda mais angustiante a tarefa dos matematicamente favoritos à Gloria final do OLX.

A etapa deu o seu primeiro tiro às nove da manha de sábado, parou uma hora para almoço já com avanço sobre o calendário e estendeu-se até pouco depois das cinco da tarde. Pelo meio ficaram centenas de emoções ganhas ou perdidas mas sem dúvida vividas à nossa velocidade: 300 fps.

27- Um péssimo torneio para os FUSION PLAN B. Realce às dificuldades que conseguiram criar aos Paintland (0 -2) mas este saldo final não se pode repetir pessoal.

26- Apenas uma vitoria, convincente (3 +4), sobre os Blindside, inacreditável o torneio dos GRIFFONS

25- Uma vitória por um homem com os Logical, foi o registro final dos BLINDSIDE.

24- Os THE SAINTS não têm uma folha de resultados alegre. Assinalam um interessantíssimo 3 +5 aos Dukes, mas nas restantes partidas deram pouca luta aos Tubarões.

Vou estar atento a estas equipas na próxima época, quando confrontadas com calendários menos exigentes, porque é naturalmente visível que estão muito melhores que no início da temporada, mas eu espero sempre mais delas, mesmo quando os Tubarões abundam nos calendários.

23- Os DUKES são para mim uma das melhores equipas da divisão de 5 homens, espero que este resultado os obrigue a regressar ao topo. Apenas uma vitória esmagadora (3 +5) sobre os Griffons é uma miséria para o valor dos elementos que formam esta equipa.

22- Os PEOPLES ARMY continuam uma etapa muito bem e outra muito mal, é inexplicável.

21- Depois da excelente prestação na LPP, estava à espera de um danoninho mais dos PAINTLAND EVOLUTION. Levaram de vencida os Wild Cats e os FBI, o que é inquestionavelmente muito bom, mas eu esperava (ou queria) mais 3 pontinhos.

20- Duas vitorias para os PAINTLANDERS, um resultado agradável para a mais jovem das equipas Paintland.

19- Os RESGATE KIDS fizeram um torneio interessante. Não foi o seu melhor mas também não foi o seu pior. Assinalam duas vitórias e deram muito trabalho a muito boa gente.

18- A ESQUADRA LUSA não foi apenas mais uma equipa que a Estratego estreou na competição, foi também a equipa sensação da jornada, e desde já um sério aviso de que estamos na presença de uma equipa de Paintball também de competição. Vindos do Open Cammo, nesta sua estreia no pb insuflado trouxeram duas vitórias, uma sobre os Army e outra sobre os Dukes, apenas duas das formações mais fortes da divisão. Nem vale a pena repetir os “parabéns”, fico-me pelo absolute Respect!

17- Os ZONA OESTE WILD CATS fizeram o seu pior torneio. Desconheço o que se passou mas não se pode repetir porque estas escorregadelas reflectem-se sobremaneira no Ranking final.

16- Os LOGICAL são outra daquelas equipas de quem nunca se sabe o que esperar.

15- Os RELÂMPAGOS II primam pela consistência nos resultados, gosto desta equipa, vamos ver o que conseguem evoluir.

14- O BANDO DE IRMÃOS 5.2 fez um óptimo torneio! Mesmo com um calendário aterrador, foram imbatíveis no Campo Tomahawk e deram muita luta no Campo de baixo. Duas vitorias e um empate, um resultado impressionante!

13- O BANDO DE IRMÃOS 5 está a aproximar-se dos seus pergaminhos e acima de tudo a aproximar-se da união do conjunto, da verdadeira equipa. Para a próxima época já devem doer a sério.

12- Depois do brilharete da 3ª jornada, estava curioso para ver a performance dos WS FUSION. Não conseguiram estar ao nível da jornada anterior regressando aos seus habituais registros bem dentro da primeira metade da tabela classificativa.

11- Os ELITE VINTAGE foram uma das três melhores equipas de Paintball do século XX. Rever os meus adversários é sempre algo muito especial… Enfrentaram um calendário muito complicado mas ao contrario das jornadas em que participaram na temporada passada, desta vez não lhe conseguiram dar a volta. O nível do Paintball na divisão 5man evolui-o bastante meus velhos amigos.

10- Os miúdos da XTEAM KIDS estão de novo em alta, o que só vem provar que quanto mais se pratica melhor se pratica. Eles esperam sempre mais mas por mim fico satisfeito apenas por os ver progredir.

9- Os DEMOLITION nunca saíram do Top Tem do ranking do OLX e a cada jornada ameaçam entrar no escol das finais. Desta vez escorregaram com os Alma Mater e com os Elites, uma derrota a mais para esta divisão mega exigente.

8- ALMA MATER… os meus buddys (com os Xkids) da Liga Xball estão a aproximar-se a passos largos do Respect. Muito bom trabalho pessoal, continuem!

7- Os RIPPERS, depois das finais na jornada anterior, voltaram a estar bem dentro da zona quente da divisão. Ficaram na exasperante contagem dos E/Ds, uma posição de luxo para uma equipa com imenso historial que agora se renova. Força pessoal!

5º- PAINTBOLIX YASHIDA e ZONA OESTE
Tal como os Rippers, ambos ficaram arredados das finais pelas diferenças de E/D. Uma derrota é o suficiente para se comprometer a presença nas finais. Tem sido assim ao longo de toda a época e é assim que só os melhores chegam à glória.

4º- Os FBI repetiram a presença nas finais alcançadas na 1ª jornada, parabéns pessoal.

3º- A PAINTLAND limpou a folha (só vitorias) na Fase Preliminar do Torneio mas mais uma vez não conseguiu levar para casa o troféu respeitante ao 1º lugar de uma jornada do OLX. Fica a consolação da garantia de um lugar no podium final do Ranking.

2º- Os MAGMA estão a fazer um 2007 de sonho, com finais em todos os torneios que participam. Também apresentaram uma folha limpa na Fase Preliminar e estiveram fortíssimos nas finais, perdendo apenas na última partida do dia contra a Paintland. Mas que grande torneio, parabéns!

1º- A primeira vitória da época dos PINTABOLAS NEW GENERATION foi suadíssima. Nos Preliminares perderam uma partida para os BI5, e nas finais outra para os Magma, levando a Gloria apenas na contagem dos totais E/D. Parabéns miúdos, principalmente para o Puto Quim.

ARBITRAGEM

Campo 1 – A Xteam num curtíssimo espaço de tempo conseguiu formar uma equipa de arbitragem de 5 elementos que fizeram um trabalho muito superior a outras que o fizeram com a equipe completa. Tenho de mencionar o respeito que as novas equipas já demonstram pelo carácter da Xteam, e o Tico a quem apenas vi cometer um erro demonstrando uma fibra e um saber estar quase exemplar num árbitro de Paintball. Parabéns e muitíssimo obrigado pessoal.

Campo 2 - B52s
Não recebi demasiadas críticas ao seu trabalho e a avaliação feita pelas quatro equipas finalistas pontuou-os acima da média. Infelizmente foram penalizados por não apresentarem os 7 elementos necessários para se compor uma equipa de arbitragem.

Foi mais um grande sábado de Paintball de Competição. Foi mais um record nacional de presenças de equipas.
Já todos percebemos que somos uma família grande, conto duas, talvez três equipas que ainda não estão completamente entrosadas com a família, por isso o ambiente ao longo do dia está cada vez mais fantástico, o que se reflecte na quantidade de nós que ficámos para aplaudir os vencedores.

NEGATIVO
A tinta magenta
A falta de equipas interessadas em arbitrar.

POSITIVO
O ambiente.
As meninas, suficientes para se formar uma equipa.
O crescimento do número de treinadores conceituados a coordenar o pré-jogo das jovens equipas.
A presença da JCT com a tinta Cactus.
O aparecimento de novas equipas na Competição, uma constante nos Opens.
As equipas que vêm de longe para jogar entre os melhores.
O senhor José Coelho e sua família, do Bar Megacampo.


Domingo, DIVISÃO OPEN 7man

15 equipas estiveram presentes nesta 4ª jornada do Open de Lisboa, provavelmente a divisão mais dura de todas as divisões nacionais. Seis delas ombrearam até ao último jogo por um dos quatro lugares nas finais, tendo-se de recorrer ao 5º critério de desempate (ranking no OLX) para se saber quem seriam as equipas apuradas para a final. Elucidativo!

A etapa deu o seu primeiro tiro às 09.18 da manha, fez uma paragem de uma hora para almoço e terminou às 16.30. Pelo meio ficaram horas de Paintball de elevada qualidade protagonizado por praticamente todas as figuras maiores do nosso desporto num ambiente que me agradou bastante quer dentro quer fora das redes.

15 – Os LISBON KNOCKOUT fizeram frente à Estratego e aos Titans, mas não conseguiram anotar qualquer ponto. Uma jornada para esquecer, ou como outros dizem: para lembrar e não repetir.

14- Os LOBOS continuam a reestruturar-se, desta vez com a ambientação à alcateia dos ex Party Boyz, mas sem a presença dentro das redes do líder Ti Toi as prestações do todo ressentem-se.

13- Olhando para a folha de resultados dos METRALHAS 2 lê-se que criaram problemas à Xteam, aos Titans e aos Metralhas 1, e empataram com a Estratego. Um ponto é um resultado escasso quando comparado com o da 3ª etapa.

12- A XTEAM 7TH foi a única equipa capaz de derrotar os Xplosiv na Fase Preliminar. Não existem calendários fáceis nesta divisão, mas existem calendários menos difíceis que o que lhes tocou. Conseguiram fazer frente à Xteam e aos Pintabolas, nada mau.

11- A XTEAM EVOLUTION começou o dia com uma vitória sobre a Estratego e um empate com a Xteam, mas só voltaram a estar à altura no final dos preliminares com 0 -2 frente aos Trolls. Fizeram um bom torneio.

10- Os giga reforçados UNDERGROUND não conseguiram dar a volta ao calendário. Venceram adversários de muito nível como os Voodoo e os Titans mas com reforços tão carismáticos seria de esperar bastante mais.

9- O BANDO DE IRMÃOS 7 está a melhorar e entrou no Top Ten da jornada. Vitorias sobre a Xteam e a Estratego e derrota por um homem com os Titans, muito bom mesmo.

8- Os ESTRATEGO foram derrotados pelos Evolution e BI7, e empataram com os Metralhas 2. Não fizeram um mau torneio mas também não estiveram ao seu melhor nível.

7- A XTEAM apenas empatou o primeiro jogo do dia, contra os Evolution, e perdeu a partida com os BI7. Ficaram muito próximos da zona quente, fizeram um bom torneio.

6- Os TITANS apenas perderam a partida contra os “irmãos” Underground, mas venceram três partidas por um homem o que, embora os tenha colocado dentro da zona quente, não lhes deu hipóteses no desempate de E/Ds.

5- Os XPLOSIV são para mim a grande revelação deste OLX. Demonstraram dentro das redes uma notável progressão, tendo nesta jornada sido afastados das finais apenas pelo 5º critério de desempate.

4- A derrota dos XTEAM VOODOO com os Underground no último jogo da Fase Preliminar podia ter comprometido uma justíssima passagem destes às finais, finais onde surpreendentemente não conseguiram qualquer ponto.

3- Finalmente tivemos o privilégio de colocar os portuenses METRALHAS no podium do OLX. Chegaram às finais com a folha limpa, tendo sentido alguma dificuldade apenas na partida com os Metralhas 2 que venceram por dois homens. Nas finais ficaram a um homem do 2º posto e a dois homens do 1º lugar. Parabéns Metralhas, não só por este resultado mas também por tudo o que transportam e representam para o nosso desporto.

2- Por apenas um homem os TROLLS voltaram a falhar a posição mais alta do podium do OLX. Apresentaram a folha limpa nos preliminares mas a derrota com os Pintabolas nas finais obrigou-o os Campeões em título a repetir a 2ª posição da jornada passada.

1- Fim-de-semana de festa para os PINTABOLAS que venceram ambas as divisões do OLX. Passaram a Fase Preliminar na 1ª posição e na 1ª posição se mantiveram até ao final do dia, com apenas uma derrota frente aos Metralhas por 2 homens. Saúda-se a primeira vitória dos Pintabolas no OLX 06/07.

ARBITRAGEM

Campo 1 – Os BUNKER KIDS, sem serem perfeitos, estiveram acima da média.

Campo 2 – Foi arbitrado por um conjunto de voluntários: Gabriel (Zona Oeste), Luis Miguel (Zona Oeste), Victor (Paintland Evolution), Carlos (Paintland), Fred (The Saints), Pisco (Energy), e Moreira (Intruders). Sem eles não tinha sido possível. Muito obrigado pessoal.

NEGATIVO
A tinta magenta
A falta de equipas interessadas em arbitrar.

POSITIVO

O ambiente.
O nível de jogo das equipas.
As equipas que vêm de longe para jogar entre os melhores.
A presença da JCT com a tinta Cactus.
A quantidade de miúdos já a jogar em equipas de topo.
As meninas jogadoras.
Os árbitros voluntários.

Parabéns a todos os intervenientes mas naturalmente em particular aos vencedores e aos voluntários.

Uma palavra de agradecimento pela presença da Revista Paintball, do site Paintball na TV, e das futuras mega empresas Sin Corporation e Saints Pakistani. E ao Nuno da JCT que foi o meu companheiro de escritório ao longo de mais dois fabulosos dias de Paintball.

O melhor momento desportivo que presenciei ao longo de todo o fim-de-semana foi ver o Dragun da Paintland sozinho dar a volta a três adversários e colocar a bandeira sobe uma chuva de aplausos. Lindo!
Esperemos então pela 5ª e ultima jornada para aplaudirmos em definitivo vencedores e vencidos.


Siga a tinta…


16 fps

6 comentários:

Anónimo disse...

Acho que foi uma etapa fantástica, e acho que pela primeira vez me diverti a arbitrar uma prova.
Não foi aquela seca do costume a levar com bolas o dia inteiro.
O facto de termos levado literalmente 3 mãos cheias de arbitros que se dividam entre limpeza, chrony, arbitragem, etc, fez com que o trabalho fosse muito menos cansativo, logo tornou a arbitragem muito mais rapida, com menos decisoes polémicas e criou uma maior dificuldade em fazer batota por parte dos jogadores.

Foi bom ver os Pintabolas a sacar o primeiro lugar, que assim animam a luta pelo pódio para a próxima etapa.

Krusty ;)

Planeta Redondo disse...

Boas

Se não suceder nada de anormal na ultima etapa, temos 5 candidatos aos 3 lugares do Podium: BK e Pintabolas para os 2 primeiros, e Titans Trolls e Voodoo para o 3º.

Confio nos miudos do Chico para não me obrigarem a pagar um Euro a metade dos BK...

Para a 3ª posição, os Titans têm a desvantagem de já terem arbitrado e os Voodoo e Trolls não. Acredito nos Trolls, estão a fazer a sua melhor epoca de sempre em todo o lado menos no OLX, por isso no minimo repetem o 2º posto e asseguraram o ultimo lugar do podium.

Atenção à facilidade com que os Xplosiv vencem o torneio interno dos Amadores!!! Estão muitissimo bem, devem fazer uma bela LPP.

Boa sorte para todos

Anónimo disse...

Realmente este open está on fire, e ainda bem que assim é! Ser um atum e nadar junto dos tubarões realmente é muito complicado, de vez em quando perdemos uma barbatana, mas o paintball é assim mesmo! Parabêns à organização, a todos os jogadores, árbitros incluidos, e que venha a ultima prova para ver para onde vai o euro do planeta redondo.
Parabêns à minha team que jogou sem o seu capitão Traxx, mas portou-se muito bem.
Uma palavra apenas para as equipas da Paintpolis, pessoal continuem a treinar que só faz é bem!!!
Pee Jay - Xplosiv

Bart disse...

Como foi referido, a minha equipa faz uma boa etapa e uma ma etrapa logo a seguir... O que quer dizer que na próxima o sucesso tá garantido!!!

Falando um pouco mais a sério, para variar o dia foi espectacular e só mesmo por um dia assim é que me levanto ás 6 da matina sabendo que não vou jogar...

Não querendo deitar ninguém abaixo, e muito menos quero desculpabilizar a minha equipa, acho que a arbitragem dos xteam não foi assim tão boa como foi referido, pois em pelo menos 4 jogos seguidos, houve jogadores a jogar sem marcador por causa da diferença dos chrony's...

Mas isso são aspectos que espero que melhorem tão brevemente quanto possivel...

Anónimo disse...

André, parabéns por seres a carola de todo um torneio.

Acho que o problema do chronys é da pilha utilizada, tens de usar Varta e eu conheço uns gajos porreiros com uns preços á maneira.

Até eu q arbitrei no sabado e coloquei malta de fora por causa dos chronys, fiquei no domingo sem marcador, a culpa de quem?? minha é claro tem lá uma roscazinha para baixar a pressão do pneu, e lá tive de andar como bambi.

Acho que a culpa de não ter ido ao podium, foi por causa do vento que retirava toda a nossa bola da trajectória e da água q me colocava com a maior lanceira.

Parabéns a todas as equipas o torneio está com um grande nivel basta ver q um jogo faz toda a diferença, isto é claro se aqueles gajos de amarelo, não se mexerem, se eles ficarem quietinhos no meio do campo podemos ter mais uns obstaculozinhos para nos escondermos.

Zherkov disse...

Boas a longo de muito tempo que ando a ler com atenção tudo o que se diz ou escreve sobre o Open de Lx,tudo a bom nivel e nesse sentido e fuguindo ao que se pratica ca na minha terra que vamos ir ai a Lx participar no Open na 5º prova, numa aventura unica em busca de novas experiencias.... contem com a X-TEAM MADEIRA para a 5ª prova

ZHERKOV