outubro 04, 2006

RN 1 By Nuno Pedrosa


Disputou-se no passado dia 1 de Outubro no Parque Emboscada, a 1ª jornada do Regional Norte 06/07, que contou com a presença de 20 equipas: 8 na Divisão Open e 12 na Novice.

Pódio Open :

1º Trolls
2º Energy
3º Metralhas 1

Pódio Iniciados:

1º Energy Team 2
2º Vitaminas Assassinas
3º Meco F3

by NUNO PEDROSA

A LOGÍSTICA:

De uma forma geral muito agradáveis. Com as tradicionais mesas para os jogadores colocadas na zona coberta do campo da emboscada. A aparelhagem de som e a colocação de um dj (muito bom por sinal), também contribuíram para animar a malta no intervalo entre os jogos, que nunca era muito demorado (cerca de 40 minutos, números redondos).

Os campos de jogos já tiveram melhores condições. A relva semeada no campo de Open no ano passado já quase não existe, o que fez que com a chuva que caiu, ficasse cheio de lama e bastante escorregadio, mas nada de grave. O desenho dos campos estava agradável. Bastante tradicional no caso do Campo Open (7 man), mais diverso no de 5 man, mas ambos sem cobras de jeito e com obstáculos a favorecer as posturas mais defensivas.
Algumas jogadas espectaculares acontecerem pelo X do meio, com as equipas demasiado preocupadas com as linhas e a esquecerem esta zona, permitindo algumas vezes a entrada de jogadores que arrasavam com a outra equipa em poucos segundos.


O Ar, tem sido um problema em todos os campeonatos no início da manhã. Desta vez foi até mais tarde porque apenas uma estação de 4500 funcionava o que provocava filas mesmo a meio da tarde.

Os jogos iniciaram-se um pouco atrasados mas também aqui não foi nada de escandaloso.

ARBITRAGENS:
Não posso falar da arbitragem do campo de Iniciados. Mas pelo que ouvi não houve queixas significativas.
Da arbitragem do Open acho que foi uma grande evolução em relação ao ano anterior. A experiência da equipa que arbitrava não era grande, mas o esforço que dedicaram à tarefa compensou, apesar de se notar aqui e ali alguns árbitros menos seguros e incapazes de fazer cumprir as regras na totalidade, mas de uma forma geral bastante bom.
Bastantes um por um sem grande contestação, o que revela rigor, sem excessos, e justiça na aplicação das regras. Apenas faltava fazerem a contagem para assinalarem os 10 segundos e desistirem daquela mania de obrigarem o pessoal a estar com o marcador para a rede antes dos 10 segundos...

A COMPETIÇÃO (apenas vi Open):
O torneio foi ganho pelos TROLLS. Passaram à final em primeiro lugar e não perderam nenhum jogo dos derradeiros jogos. Paintball seguro, sem grandes rasgos e com um homem na cobra a fazer avultados estragos nas equipas adversárias. É sempre um prazer contar com os Trolls a jogar. São os verdadeiros campeões do Fair Play e nem por isso conseguem resultados menos bons...Devem ser um exemplo para todos nós.

Em segundo ficaram os ENERGY. Continuam é iguais a si mesmo. Muito reservados (durante o jogo!), vão tirando jogadores com muito poucas movimentações. Estudam os adversários e jogam na defensiva com as equipas mais cotadas, Estratégia que lhes vai valendo bons resultados no regional desde o ano anterior. Apenas a técnica individual é inconsistente com os constantes bons resultados que têm obtido.

Os METRALHAS surgem em 3º lugar. Uma formação muitíssimo renovada, faz prever um Paintball de ataque que quando começar a funcionar deverá ser arrasador. Ainda estão em fase de conhecimento e de adaptação, mas as prestações prometem. Paintball rápido e agressivo serão uma das suas imagens de marca.

Os METRALHAS 2, também renovadas, com entradas de alguns dos Metralhas mais antigos, prometem uma melhor época que o ano anterior. Passaram às finais com as duas derrotas das restantes equipas, mas desiludiram nas finais onde não ganharam nenhum jogo. Paintball mais reservado que a primeira equipa, mas com novas aquisições muito promissoras.

METRALHAS 3, para mim uma agradável surpresa. Na sua primeira participação em 7 Man, conseguiram o primeiro lugar dos últimos, o quinto lugar. Com jogadores já com alguma experiência, misturados com outros com poucos meses de Paintball, agradaram na forma segura e desinibida como jogaram - a ver o que fazem na LPP em amador de 7.

Os GAMBOZINOS Mantêm a sua prestação do ano anterior. Poucas vitórias e um jogo muito pouco consistente e objectivo. Os treinos do indoor vão melhorar a prestação individual, mas o colectivo também tarda em funcionar.

Os PAINTBOLIX tiveram o seu primeiro torneio a sério em 7 Man. Para já é tudo novo, as bolas que andam no ar, a comunicação, as dimensões do campo, a velocidade a que as coisas se passam, enfim. Para primeira experiência não foi mau, conseguiram um empate com os Metralhas, que só não foi vitória devido a um dead man walking da equipa mais experiente. A ver o que fazem nas próximas etapas.

O FINAL:

De louvar o esforço da organização em tentar ter o maior número de equipas para a distribuição de prémios. Foi bom. Com microfone, taças e discurso dos capitães. Espero que mantenham.

Este ano o regional promete.

16 fps


1 comentário:

Planeta Redondo disse...

Boas Pedrosa

1º- Excelente crónica.

2º- Parabéns Trolls pela 1ª vitoria da epoca.

3º- Parabéns Emboscada por mais uma epoca de Paintball no Norte.

4º- Parabéns Energy por continuarem á frente dos Metralhas.

5º- Força Paintbolix, de regresso após um intervalozito.

Boa sorte