dezembro 04, 2006

OLX 2 - Divisão Amador 5man

A segunda jornada da Divisão Amador do Open de Lisboa, não podia ser mais expressiva não só da abrangência geográfica deste Circuito, como do grau de exigência competitiva para se conseguir estar entre os melhores.

Não existem vencedores antecipados, nem sequer podemos tentar apostar num punhado de prognósticos, porque favoritos é algo que este Open, pela sua altíssima competitividade, varre de cena, tornando-o provavelmente na Divisão mais competitiva de todos os Torneios em Portugal continental.

Por enquanto a regularidade compensa, mas com tão grandes discrepâncias nas performances e uma época tão comprida, quem conseguirá aguentar o ritmo da regularidade durante mais tempo?

O Megacampo acolheu, como já é tradição, a 2ª etapa do Open de Lisboa (OLX), desta vez, devido ao impressionante número de equipas inscritas, dividido em dois dias.

No sábado, dia 2 de Dezembro, jogaram as equipas de 5 homens: a Divisão Amador.

Para o efeito foram montados dois campos de Supairball da autoria do Soneca (equipa Zona Oeste), apresentados on line como jamais havia sido feito, tendo surpreendido inclusive Franceses e Belgas, que se julgavam os mestres da “coisa”.
Pela enésima vez, parabéns Soneca, GENIAL!

Ambos os desenhos inclinavam os jogadores para os rasganços pelas laterais e, embora tenha visto realmente muitíssimo pouco do Torneio, pareceu-me que venceram as equipas que melhor conseguiram precisamente castrar os seus “Espelhos” nas laterais, o que me parece indicar que venceram as duplas Base-Avançado mais consistentes.

A arbitragem foi o normal, medíocre.

As 25 equipas presentes efectuaram 6 jogos numa fase preliminar, e as 4 melhor pontuadas seguiram para as finais onde jogaram todas contra todas.
Logo à partida, o facto que mais salta à vista, é a ausência de qualquer um dos 4 finalistas da 1ª jornada nas finais desta 2ª. Maior competitividade É IMPOSSÍVEL!

O Torneio teve inicio ás 08.40, com 10 minutos de atraso.
Efectuou-se uma hora de paragem para almoço entre as 13.30 e as 14:30.
Iniciaram-se as Finais às 16.25, e às 17.30 estavam encontrados os vencedores da Divisão Amador desta 2ª jornada do Open de Lisboa.

Como já referi, pouco ou nada vi dos jogos, por isso mais uma vez me baseio na frieza dos números para opinar sobre as diversas performances:

25- THE SAINTS
Na primeira jornada terminaram o torneio com 1 ponto, nesta com zero.
Estiveram muito próximos, no último jogo do seu dia, perdendo por apenas um homem com os Blindside, mas matematicamente são até ao momento a equipa mais fraca da Divisão, se bem que olhando para o vosso calendário é fácil perceber porque não fizeram pontos: só enfrentaram Tubarões.

24- PAINTLANDERS
Também estiveram muito próximo de não terminar a prova com zero pontos, no seu jogo contra os Xteam Kids… espero que tenha sido só um mau dia e que regressem mais para o meio da tabela classificativa.

23- FBI
Inacreditável! Tenho uma relação próxima com bastantes membros dos FBI à muitos muitos anos, e conheço e reconheço o valor seguro de uma boa percentagem dos seus integrantes. Terminar o torneio apenas com um empate e uma bandeira em trânsito é inacreditável! Fénix nisso FBI, vocês são lá bem do Topo, a lutar pela liderança!

22- X-TEAM KIDS
Caíram imenso na tabela classificativa. Somente uma vitória, à tangente, é muito pouco para qualquer equipa de formação da Xteam.
Kikas, já sabes o que é que tens de fazer…

21- GRIFFONS
Por puro acaso tenho seguido de próximo a historia destes miúdos (e acreditem que são mesmos miúdos, tão miúdos que bem deviam ser publicamente reconhecidos por um Blog, ou uma Revista,,,) desde o seu primeiro OLX à 3 torneios atrás. Desta vez, tiveram um calendário horrível, mas conseguiram portar-se muitíssimo bem, estão a jogar muito melhor MESMO, e a evoluir com uma rapidez impressionante, Terminaram o torneio “apenas” com uma honrosa vitoria sobre os Demolition (uns dos Tubarões da Divisão), e com o sentimento de terem sido injustiçados, o que é demonstrativo da qualidade do seu jogo.

19- PAINTLAND-EVO
Duas vitorias. Passaram da cabeça do grupo perseguidor para a sua cauda. Eu penso que vocês têm qualidade para estar mais acima, mas também sei que não é esse o factor principal de vocês jogarem Paintball, e garanto-vos que INVEJO a vossa desportividade competitiva.

Este grupo: PaintOeste ou ZonaLand, é uma verdadeira Pérola, uma locomotiva de fazer coisas, sem medos e EM GRANDE, e sempre com um espírito raro. Espero ainda ter de escrever sobre si muitas e boas vezes porque me são agradavelmente “próximos”.

19- PEOPLES ARMY
Da 3ª para a 19ª posição, fruto de um Torneio onde apenas venceram duas partidas, as duas depois do almoço. Já sabem a que horas têm de almoçar na 3ª jornada… É curioso, mas um Calendário que à partida parecia relativamente acessível, revelou-lhes demasiados adversários em dia sim ou em nítida subida de forma.

18º- ALMA MATER
Olhando para o Excel fica a sensação que a qualquer momento podem fazer bem melhor. Estão a evoluir com consistência, vamos ver até onde.

17- BLINDSIDE
Tal como os Alma Mater, tiveram duas vitórias e quatro derrotas, e isso valeu a ambos subir uns poucos mas preciosos pontos no Ranking do OLX.

16- RIPPERS
Duas vitorias, e desceram para o grupo dos perseguidores. Agora é aguentar o ritmo, e aqui devem valer os dedos da experiência.

15º- RESGATE KIDS
Venceram quem tinham de vencer, tiraram as “teimas” com os Rippers com quem estavam empatados no Ranking desde a 1ª jornada, mas também caíram um pouco na tabela classificativa. Vamos ver o que fazem agora com Calendários mais exigentes.

14º- FREAKS
Tivemos o enorme prazer de receber esta equipa numa prova e infelizmente não tive tempo para os conhecer. Apareceram de “outro planeta” antes de ontem, e hoje já fazem parte de quase tudo o que é importante, têm trabalho mostrado, já defrontaram e conhecem quase todos os Cromos e são sem qualquer dúvida uma das equipas mais mediáticas do Norte paitebolistico.
Os Freaks vieram estrear-se no OLX, tiveram um Calendário terrorífico e safaram-se muitíssimo bem com três vitórias e três derrotas depois de 6 partidas só contra Tubarões. Parabéns pessoal e continuem.

13º- FUSION PLAN B
A primeira das subidas significativas no Ranking. Batalharam duro em todas as partidas, conseguiram um conjunto de resultados matematicamente atípico, e como resultado final trouxeram uma apreciável subida no Ranking.

11º- DEMOLITION
Para mim, é nos Demolition que está a ultima hipótese de se chegar á Gloria, para as equipas que não arbitrarem nenhuma prova. Já não se pode voltar a escorregar, o problema vai ser evitar faze-lo numa Divisão com estas características. Voltaram as estar próximos das finais, mas no OLX 3 vitorias e 1 empate não são o suficiente para se entrar nelas, algo obrigatório se querem continuar a sonhar.

11º- WSFUSION
Absolutamente na mesma: 11º na primeira jornada e 11º nesta. 3 vitorias e 1 empate falam pela sua qualidade, a partir daqui são o barómetro de qualidade da Divisão Amador do OLX.

10º- ZONA OESTE
Como outros, foram surpreendidos por um Calendário traiçoeiro (mas não difícil porra) mas ao contrário dos outros pareceram-me desconcentrados, mais confiantes na habilidade e menos no trabalho. Vamos lá ZO, vamos voltar ao Top rapidamente!

9º- LOGICAL
3 vitorias e dois empates deram uma subida estrondosa aos Logical. Tenham muito orgulho em vocês próprios e na vossa equipa porque vocês fazem parte dos “tais” que atravessaram Calendários de Jogos bastante complicados, e atravessaram-nos (na minha opinião) melhor que todos os outros. Prémio Revelação da Jornada, sem duvida.

8º- RELÂMPAGOS II
Têm um jogo muito certo, muito unido, muito descomplexado, muito assumido, e rende até ao momento uma subida no Ranking que se for para manter promete um final de época muito interessante para a 2ª equipa dos Relâmpagos.

7º- MAGMA
Mais uma equipa com “apenas” 4 vitorias, algo que para a qualidade desta Divisão deixou se ser suficiente, é necessário mais um danoninho.

(“Eu já passei a finais com menos pontos do que isso” dizia-me o Gabriel dos Zona Oeste…)

6º- ZONA OESTE WC
Perderam com os “Tios”, ganharam aos “Pais” e depois foram pintando quem lhes aparecesse pela frente até serem parados por uma equipa de luxo: os B52s.
Para mim foi surpreendente vê-los terminar a jornada nesta posição e faz-me ter ainda um maior respeito por esta malta do Centro do País.

5º- PAINTLAND
Um segundo e um quinto lugar. Nesta jornada, foram os primeiros dos não finalistas, e isto com quatro vitorias e duas derrotas. Muito bom para a malta das Caldas que na sua 2ª época continuam entre a elite em todas as competições em que estão envolvidos.
Força Rui, muita força!

JOGOS EM DESTAQUE:
São muitos, mesmo muitos, os jogos que pelo seu resultado surpreendente ou expressivo chamam de imediato a atenção de quem lê o Calendário de Jogos, mas por esta ou aquela razão estes têm maior realce que outros.
Pintabolas 3 +5 aos Army
Wild Cats 3 +2 aos ZO
Freaks 3 +5 aos Paintland
Logical 3 +5 aos Peoples Army
WS Fusion 1 0 com os Paintbolix-Yashida
Griffons 3 +2 aos Demolition
Wild Cats 3 +5 aos FBI
Yashida 3 +5 aos Dukes
Wild Cats 3 +5 aos Army
Magma 3 +3 aos Fusion B
FBI 2 +1 aos Griffons
Magma 3 +2 aos ZO
WS Fusion 3 +2 aos Paintland
Dukes 3 +5 aos FBI

FINAIS
Como sempre, nas finais as pontuações voltaram a zero, e as 4 equipas jogaram uma volta de Round Robin (todos-contra-todos). Foram umas finais intensas, com todas as equipas a chegarem ao jogo final com hipóteses de vencerem o Torneio mas, “there can be only one”.

4º- DUKES
Na Fase Preliminar apenas perderam a partida disputada contra os Paintbolix-Yashida, nas Finais voltaram a perder com eles mas também com os com os Pintabolas NG. Avançaram bastante no Ranking encontrando-se agora bem mais dentro das posições que naturalmente deverão ocupar no final do Circuito. E podem-se gabar de ter sido a única equipa a derrotar os B52 na 2ª jornada.

3º- PINTABOLAS NG
Depois de uns Preliminares exemplares, onde apenas cederam um empate com os Zona Oeste, escorregaram por duas vezes nas Finais tendo apenas vencido a sua partida com os Dukes.
Estão no comando da Divisão Amador 5man e, mais importante ainda, têm uma equipa impressionante!

2º- B52`s
Foram, na minha opinião claro, a melhor equipa do Torneio, mas “morreram na praia” vítimas de uma derrota pesada nas Finais com os Dukes. Depois de uma Fase Preliminar só com vitórias, e conhecedor do valor dos seus elementos, francamente julguei que tivéssemos um vencedor antecipado, mas é por isso que o Paintball é um desporto lindo: a tinta anda no ar e marca qualquer um.

1º- PAINTBOLIX-YASHIDA
Começaram o dia com um empate frente aos WS Fusion e depois só voltaram a ceder pontos já nas finais frente aos poderosíssimos B52. Venceram o Torneio por 3 homens conseguindo assim o seu 1º grande triunfo. Fred, para ti e para a tua malta TUDO DE BOM e que não mais deixem de “nadar” entre os Tubarões da Divisão.

Foi um Torneio mega interessante, que vai ficar gravado na memoria de 150 pessoas como o exemplo prático de que a Divisão Amador do OLX é uma incógnita competitiva, onde o nivelamento por cima se vai apurando de jornada para jornada, e onde dificilmente alguém poderá apontar uma equipa que à partida se possa destacar das outras no Ranking.

NEGATIVO
- Não existiu entrega de Prémios, para a qual se está a preparar uma enorme surpresa para todos.
- 3 obstáculos que insistiram em esvaziar-se ao longo de todo o dia.

POSITIVO
- A habitual ambulância presente dos primeiros aos últimos raios de Sol, uma preocupação extra para com os nossos jogadores.
- O Ambiente absolutamente fantástico vivido nas bancadas. Nunca num Open tinha visto/ouvido tanto apoio e reconhecimento pelo trabalho de quem joga.
- Os reforços e notórias melhorias da generalidade das equipas que, naturalmente se espera nos tragam efeitos esmagadoramente práticos já na próxima jornada da LPP.
- O convívio que existe entre as equipas de 5man é sempre enternecedor e digno do maior realce.
- As mesas pré-marcadas com o nome das equipas, iniciativa do Diogo.
- O frango assado com batatas fritas do almoço…
- A diversidade geográfica das equipas que fazem o Open, nesta jornada ainda mais enriquecido pela presença dos “Invictos” Freaks, os Fórum-celebériimos Gespos.

Parabéns a todos os participantes mas naturalmente com um ênfase especial aos finalistas.

Um abraço para todos e voltamos a ver-nos em Janeiro de 2007


16 fps

11 comentários:

Anónimo disse...

"Como já referi, pouco ou nada vi dos jogos, por isso mais uma vez me baseio na frieza dos números para opinar sobre as diversas performances:"

de reter ("pouco ou nada vi dos jogos...")engraçado entao qnd se diz:

"A arbitragem foi o normal, medíocre."

em que se baseiam estas afirmaçoes? visto k fiz parte de uma das ekipas de arbitragem, gostava de ver esclarecida a minha questão.

obrigado

Planeta Redondo disse...

Boas V

Se nas poucas ocasiões que tive de ir à rede não estivesse a olhar para os arbitros teria conseguido ver os jogos.
Mas quando vou à rede, ver a performance dos arbitros é a minha prioridade.

Obrigado pela questão e espero não te ter tirado a "graça" toda.

Anónimo disse...

André, para quem faz uns comentários tão acutilantes e tão sustentados como os teus, dizer repetidamente que as arbitragens são medíocres não está ao teu nível e ao nível da tua responsabilidade como comentador.

Peço-te que faças uma apreciação como deve ser das arbitragens, que eles (e nós) bem merecem.

Parabéns pelo OLX e pelos teus comentários.

Obrigado a todas as equipas por terem salvo um dia miserável (em termos metereológicos), tendo-o transformado num luminoso dia de paintball.

Abraço,

Rui "Mr Cross" Cruz (B52)

PS: Evitem os ângulos agudos! (comentário bipartido entre as habituais "reclamações" com a arbitragem (que já chateia até à quinta casa decimal) e entre o ângulo do campo 1 (ou será que é obtuso?) ;-)

Planeta Redondo disse...

Boas Rui

Primeiro uma correcção: Eu não tenho qualquer "responsabilidade como comentador".
Escrevo porque gosto, ninguém me paga para o fazer nem me sinto moralmente obrigado a faze-lo.

Apreciações das arbitragens passei a só fazer quando tenho tempo ou razões para isso, porque de resto vivemos num clima de arbitragens cinzentas, não vale a pena comentalas porque por mais que eu o afirme elas pouco melhoram.

Tem mais valor para o desporto falar-se sobre outros temas, mas:

Já escrevi mil vezes que as nossas arbitragens são MUITO melhores que as do Millennium Series, o que não as impede de serem mediocres.
E são mediocres porque embora já se apliquem 1x1, o que é uma evolução, continua a não se aplicar os 2x1 e 3x1 devidos; continua-se a não ter os elementos a cobrir devidamente as principais linhas de tiro; e continua-se a ferver demasiado.

Parabéns pelo triunfo dos B52 e a melhor das sortes

Anónimo disse...

"22- X-TEAM KIDS
Caíram imenso na tabela classificativa. Somente uma vitória, à tangente, é muito pouco para qualquer equipa de formação da Xteam.
Kikas, já sabes o que é que tens de fazer…"

Isto não é uma desculpa aos resultados, mas quero-te informar que este ano os KIDS ainda não estabilizaram, já perderam 4 jogadores, 3 dos quais entre o 1º e 2º Open.

Abraço.

Planeta Redondo disse...

Boas Tiago

Sim, o Kikas informou-me, em conversa rápida no Domingo, acerca dos reajustamentos que estão a suceder em algumas equipas da X.

Mas o que é factual é que vocês cairam, o que não é normal nas equipas X, mas acontece a todos e daqui a 2 meses certamente já estarão mais confiantes e produtivos de regresso à outra metade da tabela classificativa.

Boa sorte

Anónimo disse...

Essa da "graça" sinceramente não percebi e gostava que me elucidasses sobre isso.
Para não me alongar neste assunto, acho que as criticas (construtivas/positivas ou negativas) deve vir de quem foi "arbitrado" e nesse aspecto posso dizer que estou muito contente com o feedback que tenho recebido de muitos jogadores, daí estar muito contente com o meu trabalho e o da minha equipa, oragnizaçao e todos os demais que tornaram possivel o dia de sáb.

Abraço

Planeta Redondo disse...

By V
-> de reter ("pouco ou nada vi dos jogos...")engraçado entao qnd se diz:

O "ENGRAÇADO" deixou de o ser e tu perdeste a piada.
Está explicado.

-> acho que as criticas (construtivas/positivas ou negativas) deve vir de quem foi "arbitrado"

Exactamente por isso é que esta epoca as avaliações das arbitragens são feitas pelas 4 equipas finalistas + eu, para que sejam principalmente os principais protagonistas a avaliar-se mutuamente.

Boa sorte

Anónimo disse...

Nos meus comentários nunca foi minha intençao ter piada. O uso da palavra "engraçado" é tao apropriada como "curioso", "de notar", etc, escolham...
E das vezes (foram 2) que te deslocaste ao nosso campo foi apenas para informar da hora de paragem para almoço e por causa de um stress com alguem, mas td bem.
E penso que os principais protagonistas sao todas as equipas e nao apenas as que estao presentes nas finais, é apenas uma opiniao minha.

Esta explicado e encerrado da minha parte.

Boa sorte para um OLX cada vez melhor.

Planeta Redondo disse...

Boas V

Não confundas as vezes que falei com o Chefe de Campo, com as vezes que fui ao campo.

Não me parece que seja serio para o trabalho da arbitragem recolher as avaliações de todas as equipas presentes, até porque temos equipas que é das primeiras vezes que estão a jogar, não me parece de todo que já consigam avaliar seja o que for para alem da diversão.

Boa sorte

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.