fevereiro 05, 2007

Estreia da Liga XBall

Foi um sábado muito divertido, um sábado a jogar Paintball depois de quase um ano de fora das redes. Gostei.

Depois de (que me lembre) terem sido os primeiros a criar as condições para se treinar paintball em indoor, a Jogos Com Tinta http://www.jogos-com-tinta.com volta a deixar o seu splash na nossa história, desta vez como os pais da primeira Liga Xball. http://www.liga-xball.tk/
É uma Liga com um começo atribulado, demasiado atribulado, mas agora que começou espero que seja para não mais parar, porque pelo que pude testemunhar no seu dia de estreia, tem todas as condições necessárias para se tornar num must dos nossos calendários.

Tive o privilégio de ser integrado na equipa Amadora AMX, uma mescla entre os Alma Mater e os Xteam Kids, duas equipas que participam no Open de Lisboa na Divisão Amador 5man.
Recebi o telefonema do (ex-Fénix) Ulisses, com a boa nova que estavam a precisar de elementos para formar o rooster de 10 elementos, convite que aceitei de imediato. Não são muitos os convites para um reformado com péssimo feitio, por isso desde já muitíssimo obrigado aos Alma Mater, aos Xteam Kids, e principalmente ao Ulisses.

É bom, é muito bom, chegar a um Torneio sem qualquer tipo de preocupações. Não ter de ser o primeiro ou dos primeiros a chegar ao espaço; não ter de me preocupar se os árbitros estão presentes e quantos são; não ter de checkar as condições das redes e obstáculos… adorei voltar a ser apenas mais um jogador de Paintball, algo que eu não era desde a LPP em Campomaior na época passada.

Recentemente, numa troca de ideias, afirmei que a seguir ao Megacampo o Campo da APPA é o melhor de Portugal (peço perdão por não conhecer o Parque de Jogos da Emboscada), hoje reforço essa ideia.
- Zona de jogadores a dois passos da entrada do Campo.
- Café do Sr Correia aberto ainda antes do nascer do sol.
- Casas de banho.
- Estacionamento próximo da Zona de Jogadores.
- Agua na Zona de Jogadores.
- Estação de enchimentos, a cargo da Estratego, igualmente na Zona de Jogadores.
- Lojas, da Cactus e Tomahawk ao lado da Zona de Jogadores.
- Sistema de som com o volume q.b. nas musicas e muito bom na convocação das equipas.
Enfim… todos os requisitos necessários para se praticar paintball a dois passos de onde tudo se deve passar. Boa logística do espaço por parte dos organizadores que assim conseguiram manter sem qualquer dificuldade um ritmo de jogos muito interessante.
Apenas um senão para o piso de terra batida, um crime para quem reparou nos rolos de relva sintética amontoados por trás do estacionamento, relva essa que será montada muito em breve e de certo proporcionará ao Campo da APPA o estatuto 4 estrelas.

CAMPO
O grande Bicas que me perdoe mas pela primeira vez sou da opinião que não foi feliz no desenho do Campo.
Centro impenetrável, e Chamussas demasiado protegidas e pouco ofensivas, o que deixou às equipas apenas a opção Cobra para resolver os jogos. Estava à espera de muito mais espaço jogavel, num formato (o Xball) onde a jogabilidade é anunciada como uma das principais mais valias.
Desculpa parceiro Bicas mas é apenas a minha opinião, a opinião de quem se estreou no formato, como tal esta opinião poderá estar condicionada pelas expectativas, mas quando não gosto, não gosto e digo-o.

ÁRBITROS
Tive o prazer de assistir e sentir na pele a uma das melhores arbitragens da época.
A vontade da equipa de arbitragem foi sempre 6 estrelas, o conhecimento das regras idem e conseguiram aguentar ao longo de todo o dia um critério uniforme de aplicação das mesmas, o que é muito bom para qualquer prova. Infelizmente os árbitros estavam mal distribuídos pelo Campo, principalmente no miolo do terreno (é mais que normal isto suceder) mas num jogo de 5 homens os poucos segundos que demoram para que um arbitro se recoloque para checkar alguém, são os poucos segundos em que se fecha a janela para uma jogada e se perde um companheiro.
De qualquer forma, repito com muito agrado, ter tido a honra de ter sido arbitrado por uma das melhores equipas de arbitragem da época, e sonho que todas as arbitragens um dia consigam alcançar o nível de perfomance desta equipa.
No final do Torneio agradeci a todos pessoalmente, mas aproveito para o repetir: Obrigadão pessoal pelo vosso trabalho que contribui-o grandemente para este óptimo dia de Paintball.

MC
Outro factor determinante para que o torneio decorresse agradavelmente foi o MC Domingos (Paintoon) que atempadamente ia comunicando tempos, scores, elucidando os mais atentos acerca das regras, e chamando as equipas para as mesas com uma antecedência que em muito ajudou o calendário. O meu agradecimento e parabéns ao Domingos por (mais) um óptimo trabalho.

ZONA DE JOGADORES
O sistema de rotatividade das equipas pelas mesas de jogo funcionou perfeitamente, mas espero que a APPA consiga ampliar esta zona em breve, porque embora neste momento seja já capaz de suprir as necessidades de alguns torneios, não é ainda suficientemente ampla para alojar os Torneios mega concorridos e esse deverá ser sempre o objectivo de qualquer Campo outdoor.

FORMATO
Cada uma das seis equipas presentes na Divisão Amador da 1ª jornada da Liga X-Ball jogou 3 partidas de 15 minutos ou à melhor de 5 pontos.
No final desta ronda, as 4 equipas melhor classificadas passaram às meias-finais (1º versus 4º e 2º versus 3º), seguidas do jogo de apuramento para o 3º e 4º lugares, e a ansiada final.
O Xball Lite é um formato muito interessante principalmente porque no final do dia se fizeram mais jogos que no formato Paintball Clássico mas continua-se a sentir aquele sabor a pouco. É um formato ainda mais viciante!
É também um formato que obriga as equipas a uma maior rapidez e seriedade no trabalho fora de redes, tanto na elaboração das tácticas e seus reajustamentos, como na preparação e solução dos detalhes logísticos, o que só pode implicar a sua evolução como equipa num espaço mais curto de tempo, aumentando-se assim a competitividade do desporto.
Pessoalmente prefiro o formato clássico, desde que se consigam diminuir os tempos de espera entre jogos. Prefiro-o apenas porque este ritmo quase frenético de entra e sai já não é para a minha idade, o que vai precisamente no sentido do XB ser o formato do futuro (presente).
Um detalhe muito interessante deste formato é que, a existência de um espaço de 3 minutos entre partidas, afasta as energias negativas do jogador eliminado do arbitro, canalizando-as para o preparar da próxima partida.

AMX (Alma Mater Xteam Kidz).
Calharam-nos em calendário os BI e os Fusion (precisamente os finalistas do Torneio), e os Xteam Evolution (companheiros Mastodontes destas andanças). Um calendário mega competitivo, como actualmente o são quase todos os calendários de Paintball em Portugal.

Quando soubemos que tínhamos sido apurados para as meias-finais já tínhamos jogadores com o material arrumado no carro e eu já tinha trocado para a minha personagem de fotografo… foi uma boa surpresa, porque apetecia mesmo mais um bocadinho de adrenalina e a relação com os Alma Mater estava a entrar numa fase de semi entendimento.

Nas semis voltámos a ser espancados pelos FUSION.
Que grande torneio pessoal! Depois de o sentir na pele já percebi a passagem dos dois 11º lugares para o 6º na última etapa do OLX, vocês já estão com um nível de jogo muito agradável, parabéns.

E no jogo para o ultimo lugar da Gloria voltámos a ser derrotados, desta vez pelos MAGMA.
Na preparação de uma das partidas deste jogo fiquei com o marcador em baixo, tive de a realizar com uma Ion emprestada pelo Keyser que é um dos mais carismáticos jogadores, PRECISAMENTE, da equipa MAGMA.
Falar sobre o ambiente entre as equipas torna-se desnecessário depois deste exemplo. No entanto alerto para a possibilidade de um dia NO FUTURO, a proximidade dos apoiantes fora das redes poder criar situações demasiado calorosas. Por alguma razão se separam as claques…

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º BANDO DE IRMÃOS
Com um grupo de jogadores muito consistentes física, táctica e tecnicamente. Utilizaram a vantagem da familiaridade com o formato (a quando da sua passagem pelo RLX) de uma forma muito inteligente e eficaz.
Foram os melhores, nas finais. Muitíssimos parabéns aos primeiros vencedores da primeira Liga Xball Portuguesa Divisão Amador.
- O CLOUD está-se a fazer um guerreiro. Atenção aos pés quando mergulhas para a cobra.
- Os (desculpem-me) Lobos continuam a fazer o seu jogo e a deixar a sua marca indelével na história dos nossos Campeonatos.
- GASPAR, parceiro GUERREIRO de tantas e tantas batalhas… é uma HONRA para mim teres sido o meu Padrinho de Xball!!

2º FUSION
Na fase de apuramento foram a melhor equipa do Torneio. Souberam defender as Chamussas e atacar a Cobra como ninguém, mas na final foram vencidos pela técnica e maturidade dos BI.

3º MAGMA
Entraram para campo sempre com o moral em alta e revelaram uma inesperada facilidade para sistematicamente concretizarem jogadas planeadas. Uma boa surpresa.

4º AMX (Yé!!)
5º RIPPERS
6º XTEAM EVOLUTION

Curioso ver duas equipas “do Mato” na frente da Liga XBall “o formato do futuro”, muito curioso.

O único ponto NEGATIVO que tenho a assinalar é o facto de para o final do dia alguns obstáculos esvaziarem demasiado depressa, e o seu reenchimento conceder mais tempo entre partidas do que o suposto, algo que adultera o sentido do formato. De resto, como já disse, gostei bastante e espero conseguir repetir.

É praticamente uma impossibilidade logística mas um dia têm de deixar as equipas fazer só mais um jogo na fase de apuramento, só mais um…

POSITIVO
A presença dos media.
O ambiente dentro e fora das redes.
A Organização.

Um GRANDE abraço para o Ganso.
Ser conduzido na Cobra por alguém do seu calibre e estatuto, é surrealista.

Para o Rui Félix (Paintland), por ter lá estado. Quem gosta do amarelo MERECE ser perseguido!

Outro para o David da JCT que foi o nosso treinador.

Ainda outro para o Gustavo Santos AKA Santtini, o ultimo Capitão dos Fénix (actualmente nos Checkpaint Effect) que reencontrei nestes AMX.

E mais um para o Sr Ulisses. Obrigadão man.

Obrigado à Jogos com Tinta, pela ideia de lançarem um campeonato nacional no formato Xball.
Obrigado à APPA por nos receberem tão bem na sua jornada de estreia.
E obrigado aos parceiros dos AMX pela oportunidade de meio dia bem passado.

16 fps

6 comentários:

Anónimo disse...

Não foi o Tiago que te emprestou a ION mas foi o Keyser, mas na boa, espero que tenha funcionado bem. Faço-o sempre que for necessário, não estamos aqui somente para competir, é necessário haver bom ambiente para nos podermos divertir pelo meio.

Keyser

Animal "Duarte" disse...

Quero agradecer ao Iceman, Ulises, Piloto, Santini e ao grande Andre por terem aceite um convite tão em cima da hora, mas mesmo assim o objectivo principal foi alcançado, Diversão. Como o Andre disse, foi uma surpresa a ida ás finais, pois práticamente as coisas já estavam arrumadas. Espero que nos juntemos outra vez na próxima etapa e nos divirtamos um pouco mais, pois o 1º contacto é sempre um pouco frio e quando as coisas começam a aquecer, está na hora de ir embora.
Abraços á equipa e a todos os jogadores da Liga pelo dia de emoção e boa disposição.
E á JCT pelo evento e APPA pelo brilhante campo.

Anónimo disse...

Lamento que tenhas de ter uma nódoa no teu comentário, de novo, como bem sabes.

Lobos são lobos, pessoal de que gosto muito, pela atitude dentro e fora de campo à semelhança dos Trolls.

Nem os Lobos, nem os jogadores do Bando de Irmãos têm de ter esse tipo de associações ao passado.

Todos os que ali estiveram no sábado, jogadores novatos ou reforços, são Bando de Irmãos de alma e coração!

Daqui para a frente, sei que vai ser difícil, dissocia-te do passado e olha para o presente!

Cloud

Anónimo disse...

Lindo, simplesmente lindo! Digo isto não só porque adorei jogar x-ball, mas também porque todo o ambiente que se vive fora das redes enquanto a nossa equipa joga é simplesmente magnífico.Falo por experiência própria porque já fui mandado calar várias vezes quando estou de fora.

Foi um dia muito bem passado. E foi um prazer jogar com uma das relíquias do PB em Portugal, o AC.
Diz que está velho, mas só se for nas palavras, porque quem o viu a subir por aquela cobra vê logo que a velhice é no papel apenas.

De resto é os agradecimentos ao pessoal dos Alma Mater por nos terem convidado, ao Santtini por ter trazido a experiência dele em x-ball, e aos restantes companheiros de armas de outras guerras.

Que venha a próxima prova com a mesma senão melhor qualidade que esta.


P.S. Assino com o meu nome em grego, porque já me gastaram o nome o suficiente neste artigo.

1 abraço

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Planeta Redondo disse...

Keyser
Obrigadão, foi um belo de um desenrascanço...

Duarte
Quando voltarmos, ir às finais não pode ser uma surpresa :)

Cloud
Eu sou assim, agarro-me ao passado porque hoje somos o que com ele aprendemos.
Mas claro que por respeito não repetirei a designação publicamente.

O "grego"
[[]]

Anonimo
Comentario sem assinatura, tem de ser apagado.
Podem postar o que quizerem sobre quem quizerem, desde que se mantenham dentro de certos limites da educação e que ASSINEM os comentarios.
Podem assinar com um numero, uma letra, um simbolo... mas assinem.

Obrigado a todos