fevereiro 14, 2006

Divagando...

Nas duas ultimas épocas temos assistido a um indiscutível aumento da divulgação mediática do nosso desporto.
Hoje somos notícia em rádios locais, sendo mesmo possível ouvir anunciar um ou outro evento (geralmente isolado) nas rádios nacionais. Somos também noticia nos jornais locais e muito rara mas consistentemente, nos jornais ou revistas de grande tiragem.

Mas a verdade é que na prática, embora sejamos mais vezes noticia, não o conseguimos ser com o mesmo impacto de á bem pouco tempo. Quando a LPP era apresentada no Curto-Circuito, os 3 canais televisivos generalistas cobriam o Millennium no Jamor, e as notícias de página inteira abundavam, principalmente nos jornais desportivos.

Numa altura em que a cobertura mediática em grande escala é impunemente prometida pelas organizações locais e sistematicamente invisível. E constatada a nossa incapacidade para trabalhar uma vez que seja todos com o mesmo objectivo, colocando os nossos trunfos ao dispor do desporto e da comunidade ao invés dos egos e dos umbigos. Torna-se necessário admitir que estamos a fazer algo errado e procurar outras soluções, outros caminhos.
(Não é que não se esteja a avançar, avança-se e muito bem, só que a coisa está lenta e para Portugal uma época é uma eternidade)

No âmbito de tentar ajudar a apressar, lanço para a mesa algumas divagações…

Até agora, salvo raras e honrosas excepções, temos estado sentados á espera que os Media venham ter connosco pura e simplesmente porque O NOSSO DESPORTO É SEM SOMBRA DE DUVIDA UM DOS MAIS ATRAENTES DO NOVO SÉCULO. Mas os Media não gostam de jogos com armas, ou melhor: adoram-nos, mas os seus leitores demoram a apaixonar-se pelo produto e nós aqui continuamos sentados á espera.

É necessário então levantar o rabo e tentar usar os poucos trunfos que possuímos, para tentar que os Media reparem em nós, não por influencia do amigo X ou favor do amigo Y, mas sim porque o Paintball se tornou um fenómeno desportivo demasiado grande para poder continuar a ser ignorado.

Nós movimentamos bimensalmente perto de 400 pessoas! Pessoas que se deslocam aos locais dos torneios em mini invasões, estruturalmente muitíssimo bem conseguidas mas, infelizmente, também um enorme desperdício de oportunidade publicitaria, de conquista das pessoas para o nosso lado, chamar-lhes atenção, faze-las recordarem-nos e ansiarem pelo nosso regresso á sua terra.
O circo está na cidade mas pouquíssimo publicitado e os 400 artistas não saem da tenda para se mostrarem, o que faz com que o Circo passe despercebido.

Para que sejamos mais notados nos locais a onde nos deslocamos, aumentando a competitividade e representatividade do desporto, proponho uma aproximação ao formato do Millennium Series, mais precisamente á politica da não divisão das equipas por dias, utilizando sim os dias para separar os melhores dos menos bons.

É mais dispendioso para a maioria das equipas e provavelmente impraticável para as divisões novas, mas podia-se começar pelas divisões 7man nas quais bastantes equipas já pernoitam no local da prova.
(Se as cidades/vilas/whatever sentirem economicamente a presença do Paintball, vão querer acolher-nos mais e mais, vão querer também jogar, vão ajudar-nos a divulgar o desporto, ajudar-nos a crescer, a chegar aos Media)

Sábado:
Torneio 5man NOVICE e jogos preliminares de 7man AMA e PRO.
Domingo:
Torneio 5man AMA e semi finais e finais de 7man AMA e PRO.
(O formato de finais a 5 pontos que o Millennium evoluiu a partir do X-Ball lite parece-me bem interessante, se bem que tivesse que ser alterado para as nossas possibilidades – jogos alternados e menos pontos. Desportivamente, os melhores jogarem mais vezes contra os melhores, só pode ser bom)

Com isto “obriga-se” um numero considerável de equipas a passar mais uma noite que o previsto no local da prova, com o inerente aumento nos gastos anuais de cada equipa, mas felizmente são cada vez mais as equipas que pernoitam no local da prova, o que num rasgo de optimismo me leva a acreditar que este aumento nos custos não será a curto prazo uma verdadeira desvantagem.

VANTAGENS
No imediato a maior vantagem seria para todas as equipas de 5 man, que dessa forma teriam contacto com as equipas de 7man.
(E acreditem que a presença das equipas 5man suaviza ligeiramente o comportamento dos 7man. Quase tudo se passa de forma diferente quando temos os 5man como espectadores, de quando temos os 5man como jogadores. Mas curiosamente, a protecção ás equipas de 5man começa a tornar-se desnecessária e até prejudicial á saúde mental dos 7man).

A relação entre pelo menos 19 equipas (16 semifinalistas + 3 equipas de arbitragem = 150 pessoas) seria bimensalmente reforçada, unindo a comunidade. E esta tribo invadiria os cafés, Mac´s, Pizzarias… dos locais da prova, dando a conhecer a nossa modalidade in loco no coração das terras, arrastando nem que fosse mais 20 cabeças para as bancadas no Domingo, 20 cabeças que no dia seguinte contariam a outras 40 cabeças e… para alem da divulgação, permitirá á LPP passar a receber dinheiro para efectuar o seu torneio neste ou naquele local, invés do contrario.
(Olhando para a fidelidade das equipas das divisões 7man, não me parece que fosse uma alteração muito mal aceite, mas reconheço a audácia)

SUGESTÕES
A ideia de sábado ter uns vencedores e domingo outros não é facilmente assimilável pelo espectador, seria preferível transmitir-lhe a mensagem de: hoje apuram-se os melhores para amanha jogarem as finais.

Devíamos perseguir dias menos cinzentos, dias em que o povo tenha que vir á rua, dias de festa, dias com mais luz. Devíamos puxar o calendário de forma a diminuirmos drasticamente as possibilidades de chover, deixarmos de fora o Inverno e entrarmos pelo Verão. Aproveitar o final da época dos outros desportos para nos tornarmos nós noticia.

Dessa forma estaríamos nós próprios também a tomar uma iniciativa no sentido de dar uma maior visibilidade ao desporto, pelo menos a aumentarmos as possibilidades de sermos notados (se estamos preparados para essa visibilidade? isso é outra questão)

Dar credibilidade ao desporto, educar o jogador para captar a confiança do interveniente. Convive diluído na comunidade paintebolistica um sem número de indevidos que não oferecem mais de si ao desporto apenas porque eles próprios sentem na primeira pessoa que nós ainda não evoluímos o suficiente como desportistas.
Não é preciso ter um grande desporto para o vender (vide o snowboard p.e…), é necessário sim transmitir uma imagem saudável do desporto, algo que nós conseguimos fazer muitíssimo bem a quem não conhece o interior do Paintball, mas que é impossível esconder a quem se apresente em dois torneios. E por isso esses indevidos que poderiam ajudar em muito o nosso desporto, defendem-se, não investem (naturalmente!) a sua imagem em nós.

A solução SÓ poderia passar pela aplicação efectiva das regras.
Nós não precisamos de ser tão ordinários, agressivos e batoteiros como os americanos para que também tiremos muitíssimo Rush do Paintball ou (para uma minoria) atingirmos grandes resultados. Só que o comité de boas vindas (os exemplos), são de ficar branco de vergonha e estabelecem desde logo um mau padrão para quem chega ao desporto ou para quem poderia fazer mais algo por nós.
Sente-se que existe mais firmeza na aplicação das regras, mas ainda não se têm o respeito suficiente para começar realmente a lavar o desporto.

Resumindo:
- Aumentar as probabilidades mediáticas
- Alterar formato dos torneios, e principalmente das finais.
- Mover o Calendário das provas.
- Aplicar as regras, para limpar a cara do desporto.


Fim de divagação.

16 fps

Sem comentários: