outubro 24, 2006

Open Sul 1

A 2ª época do OPEN SUL deu o seu primeiro tiro.

Realizou-se no passado Domingo, dia 22 de Outubro, no campo de rugby situado no Jardim Municipal de Loulé, a 1ª jornada do Open Sul 2006/2007.

A Organização Local desta 1ª prova ficou a cargo da equipa INTRUDERS com o apoio da equipa AIM, e voltámos a iniciar a época da melhor forma possível num espaço com condições espectaculares para a prática do nosso desporto.

- Campo relvado ferido pelo temporal que se abateu sobre Portugal continental, mas em boas condições.
- Estacionamento praticamente ilimitado.
- Dois balneários completos.
- Roullote com os comes e bebes presente do primeiro ao ultimo segundo do evento.
- O melhor quadro de pontuações do Algarve que, espero eu, continue a ser utilizado também nas jornadas vindouras.
- 6 lindíssimos troféus personalizados. (Os troféus personalizados são uma das imagens de marca do Open Sul e deviam ser uma referência a nível nacional.)
- As melhores Dead Box de sempre, completamente vedadas.
- E um novo record de participações de equipas Algarvias: 19 equipas num Regional Algarvio é agora a fasquia a bater.

O Open Sul é neste momento o 3º maior e melhor circuito Regional português, e enquanto me deixarem, não descanso até sermos o 2º.

FORMATO DO TORNEIO
As 18 equipas: 4 na Divisão Open e 14 na Divisão Novice, disputaram 5 partidas cada uma ao longo da Fase Preliminar, com pontuações distintas entre Divisões.
Na Divisão Open os dois melhores classificados no final da Fase Preliminar disputaram as finais á melhor de três partidas.
Na Divisão Novice os 4 melhores classificados no final da Fase Preliminar disputaram as finais todos-contra-todos a uma volta.

CAMPO
Com um desenho da autoria do Fabrício, a quem dou os meus parabéns pela ousadia de construir um campo indefensável, foram montados 28 obstáculos de Sup Air Ball. Embora não se tenha abdicado das clássicas bases altas, estas apenas davam uma falsa sensação de poder defensivo, visto que se venceram jogos por todo o lado, centro, cobra, chamuças… por todo o lado!
Desenhos como este “obrigam” as equipas a jogar para a frente, logo, as que sobrevivem aprendem a jogar mais e melhor. Grande design Fabrício!

A ARBITRAGEM ficou a cargo da equipa Open INTRUDERS, que realizou um trabalho bastante apreciável.
Como sempre recebi todo o tipo de criticas (muitas construtivas e algumas destrutivas) ao trabalho da equipa de arbitragem, mas quem os viu a acelerar um calendário muito difícil, a cuidar dos obstáculos, a tratar os jogadores respeitosamente, e a aplicar muito mais 1x1 do que é costume em Portugal, só pode estar contente com o seu trabalho.
Mesmo assim tenho muita pena que não exista a coragem de se ser implacável a todos os níveis e se dêem demasiadas “benesses” aos jogadores, noto-o nos olhos aterrorizados das equipas cada vez que eu entro nas redes.
As regras existem, estão escritas e são para cumprir na íntegra!


A avaliação atribuída ao seu trabalho foi feita com base na pontuação atribuída pelas equipas da Divisão Open presentes, que lhes deram uma media de 5 pontos num total de 6 possíveis. Pessoalmente dava-lhes 3 pontos, porque não foram bons, mas foram melhores que o normal em Portugal. E por favor não se esqueçam que em Portugal até estamos bastante bem servidos de árbitros…

LOGÍSTICA
Enfrentámos um dia terrível: alerta Laranja nas condições Meteorológicas (!) mas ultrapassamo-lo com saldo positivo.
Da nossa responsabilidade apenas tivemos um percalço de 20 minutos por falta de gasolina para o compressor, de resto esteve lá tudo 5 estrelas.
Mesmo quando o habitual congestionamento matinal para os enchimentos de Ar se agravou, de imediato o Alexandre e os AIM trataram de arranjar um segundo compressor e a meio da manha já estávamos a recuperar tempo de atraso, e quando digo recuperar digo RECUPERAR MESMO, porque o sistema de Chrony á entrada do campo permite-nos ter as equipas prontas para entrar assim que termina a partida anterior o que acelera imenso as provas/calendários.

A grande pecha do Open Sul é a falta de uma Zona de Jogadores condigna com os pergaminhos que pretendemos alcançar. Algo que teremos que tentar melhorar a.s.a.p. porque embora tivéssemos todas as equipas comodamente instaladas, não tivemos realmente uma Zona de Jogadores.

Já agora, uma palavra para o ALEXANDRE dos Intruders: Tenho trabalhado com e para muita gente, e tu és uma das pessoas mais produtivas que tive a oportunidade de conhecer neste nosso Mundo da Tinta. Nunca pares de crescer miúdo porque TU TAS LÁ e o Algarve devia-te agradecer porque tem crescido contigo!

TORNEIO
Às 8 da manha, como previsto, realizei a Reunião de Capitães, na qual dei as boas vindas ás pouquíssimas equipas que chegaram a horas, relembrei as alterações nos procedimentos do Teste de Chrony, avisei para as variações entre Chronys, e relembrei o Formato do Torneio.

Às 9:03, com 33 minutos de atraso, iniciou-se a 2ª época do Open Sul.

PRELIMINARES DIVISÃO NOVICE

15º- PMA EVO
Apesar de estar inscrita, esta equipa apenas teve um elemento no local da prova, pelo que à terceira falta de comparência foram eliminados do Torneio.

14º- AIM LEGION
É fantástico ver surgir mais e mais miúdos completamente apaixonados pelo Paintball!
Não esteve bem a segunda equipa dos AIM, tendo conseguido apenas um empate contra os estreantes Xprodigy. Como sempre, é de esperar uma evolução substancial lá mais para o meio do Circuito.

13º- XPRODIGY
Os rapazes de Alte/Quarteira estrearam-se no Mundo da competição apenas com o empate anteriormente referido, mas tem de ser mencionada a sua vistosa prestação contra os (finalistas) Head Shot, em que perderam por apenas um homem. Força nisso pessoal, quanto mais vezes e com maior seriedade jogarem, melhores serão os vossos resultados.

12º- AIM
Um Torneio apagado, apenas com uma vitória redundante sobre os DiabloZ… é de esperar muito mais desta equipa. Não se esqueçam que para o Ranking final apenas contam os 4 melhores resultados, espero que no final da época este seja o vosso resultado para mandar fora.

11º- Clube Desportivo de Odiáxere (CDO)
Inacreditável! Encontram-se em fase de renovação mas qualquer equipa que conte com as performances do Samuel (Piratas) um dos 2 melhores jogadores do Algarve, não pode ficar tão abaixo na tabela classificativa. Aqui tenho a certeza absoluta: este é o vosso resultado para mandar fora!

10º- SIOUX
Vieram de Olhão para se estrearem na competição, e trouxeram-nos um colorido peculiar e uma disposição fora-de-série. Não segui muitos dos vossos confrontos, mas deu para perceber que existe matéria prima para subir um pouco mais na tabela, a vitoria no 1º jogo do dia frente aos DiabloZ é disso prova.

9º- GOING BANANAS
A equipa local, também estreante no Mundo da competição, fez um torneio muito interessante, razão porque não percebo os olhares tristes no final do dia. Duas vitórias em 5 partidas é uma boa estreia. Força miúdos, vocês têm todo o espaço e tempo do Mundo para evoluir.

8º- INTRUDERS DIABLOZ
Duas vitorias e um lugar a meio da tabela. Nada mau para esta equipa com menos de um ano de competição. Já os conhecia da época passada, e comparativamente estão mais inteligentes a jogar, mas ainda existe muito trabalho por fazer, muitos detalhes técnicos por aperfeiçoar. Boa sorte pessoal.

7º- PAINTLAND
Vieram desde as Caldas da Rainha para experimentarem o Open Sul, avaliarem a sua força pós vitoria na LPP, e treinarem. Fizeram um torneio regular, vencendo as equipas que teoricamente lhes são inferiores, e perdendo com os Tubarões (finalistas) das duas Divisões. Muito bem Paintland.

6º- INTRUDERS EVILL DOLLS
O momento do dia foi a vossa vitória sobre os Intruders Evolution mas infelizmente foram afastadas das finais pela derrota por um jogador contra os CDO. É sempre muito especial poder contar com equipas estritamente femininas e mais especial se torna quando essas equipas demonstram ter jogo e jogadoras para fazer frente a quase qualquer um. Parabéns moçoilas e por favor continuem!

5º- PAINTLAND EVOLUTION
Afastados das finais por 3 homens… mas que grande Torneio que a segunda equipa das Caldas da Rainha efectuou! PAIrata, Inês e companhia, estou super orgulhoso da vossa prova, vocês não morreram na Praia vocês aproximaram-se ainda mais da Praia. Parabéns pessoal.

PRELIMINARES DIVISÃO OPEN

4º- INTRUDERS EVOLUTION
Vitória fácil com os Revo, derrota á tangente com os Enemies, e o descalabro! Os vencedores da 1ª edição na Divisão Novice, não entraram bem no escalão Open, mas por favor Ricardo: vocês valem bem mais do que esta prova cinzenta! A melhor das sortes para as próximas jornadas.

3º- ENEMIES
Numa Divisão mega renhida não dá para perder duas partidas. Varreram os (finalistas da Divisão Novice) Head Shot e Azimut mas tiveram demasiadas dificuldades com as equipas da Divisão Open. 3º lugar não é mau, mas eu (como sempre) de vocês esperava mais.
Aparte: Os Trolls pintam sobre as mesmas bases morais que vocês, e com perseverança e MUITA paciência têm atingido resultados brilhantes…

Jogos em destaque da Fase Preliminar:

- PMA Rush 3 (+4) aos Going Bananas.
Os miúdos de Loulé estrearam-se na competição conseguindo eliminar um homem dos Campeões do Millennium Series. Fantástico!

- Sioux 3 (+1) aos DiabloZ.
Que grande estreia na competição.

- PMA Rush 3 (+3) aos Enemies.
Para mim foi a partida mais vibrante do dia. Estou ansioso por ver estes dois mais os Intruders ao longo da época, vão ser jogos da PDL!

- Intruders Evolution 3 (+4) aos Intruders Revolution.
Já não há respeito pelos irmãos mais velhos… varridos!

- Head Shot 3 (+1) aos Xprodigy.
Demasiado difícil para os habituais finalistas da Divisão Novice. Parabéns aos X pelas dificuldades criadas.

- Intruders Revolution 1 (0) com os PMA Rush.
Os Revo foram a única equipa capaz de retirar pontos aos PMA ao longo de todo o Torneio.

- Evill Dolls 3 (+2) aos Intruders Evolution.
Ricardo e Braulio, eu já perdi com as Power Paint Girls, mas não fui comido como um pato :) Respect para as Dolls.

Às 15:00 efectuou-se uma curta paragem para almoço dos Árbitros, e ás 15:20 iniciámos as esperadas Finais.

FINAIS DIVISÃO NOVICE

4º- HEAD SHOT
Passearam classe na Fase Preliminar, mas nas finais mesmo tendo criado bastantes problemas aos seus adversários, apenas conseguiram um empate contra os Sombras.
Tal como na época passada primam pela regularidade, por isso, tal como na época passada são candidatos ao podium final.

3º- CORVOS
Nos Preliminares apenas cederam pontos frente aos Tubarões Intruders Revolution, terminando esta fase no 1º lugar. Nas finais faltou-lhes um pouco de consistência agressiva para manterem a senda das vitórias. De qualquer forma temos aqui mais um dos favoritos á vitória final do Open Sul.

2º- SOMBRAS
Foram a equipa revelação. Passaram a Fase Preliminar com dificuldade mas nas Finais os seus Avançados foram suficientemente eficazes para garantir finais de jogos tranquilos aos seus Bases. Impressionante como equipados com marcadores praticamente de aluguer conseguiram obter um resultado tão brilhante... Parabéns pessoal, mas suspeito que não serão capazes de repetir tamanha proeza e espero que me contradigam com resultados.

1º- AZIMUT KIDS
Intratáveis! Apenas perderam uma partida ao longo de todo o Torneio (contra os Enemies, nos Preliminares). Nas Finais, embora com alguns contratempos, foram a melhor equipa em campo, como tal, um justíssimo vencedor da Divisão Novice. Parabéns pessoal e vamos ver como se portam na próxima jornada antes de falar em favoritos.

FINAIS DIVISÃO OPEN

2º- INTRUDERS REVOLUTION
Não foi fácil chegar ás Finais, principalmente depois da derrota com os Evolution, mas chegaram por mérito próprio. Só que lá chegados foram comidos pelos PMA sem apelo nem agravo em apenas duas partidas. Um começo em grande para os Revo, espero que o consigam repetir em mais algumas jornadas.

1º- PMA RUSH
Sem sombra de duvida a melhor equipa do Torneio! O Millennium transfigurou-os: deixaram de ser o caçador emboscado, para se tornarem num temível predador que persegue e conquista os seus objectivos. Gostei de ver estes PMA, rápidos, agressivos e eficazes, odiei as vitimizações fictícias…
Não perderam uma única partida em todo o Torneio, e “arrumaram” com as Finais em apenas duas partidas. Falta-nos ver os Intruder mas até á data temos aqui o principal favorito á conquista do 2º Open Sul.

Parabéns a todos os participantes mas em particular aos estreantes, aos que vieram de muito longe para estar connosco, e á “dobradinha” dos PMA.

Às 17:12 terminámos a 1ª jornada do Open Sul, e às 17:30, com mais de uma hora de avanço sobre o calendário oficial, procedemos à entrega de prémios.


NEGATIVO
- O atraso das equipas na chegada ao local da prova.

- O atraso de 33 minutos no inicio da prova.
- A falta de gasosa a 2 jogos do fim do Torneio que obrigou a uma paragem de 20 minutos.
- A ausência de uma Zona de Jogadores especifica.
- O ombro do Nelson (Sombras). Rápidas e completas melhoras.
- Algumas rajadas de vento…
- A falta de comparência dos PMA Evo.
- O Chrony de mesa não ter sido melhor protegido da chuva.


POSITIVO
- O ambiente entre a maior parte das equipas dentro e fora das redes foi mesmo muito fixe.
- A rapidez com que os Intruders tratam dos procedimentos entre jogos.
- As bifanas e a cerveja sem álcool da Roullote.
- O Alexandre (Intruders) é um empreendedor do cacete!
- A beleza do jardim que envolvia o recinto de jogos.
- O pouco mas presente publico.
- A imensa rapaziada jovem que cada vez mais adere ao nosso desporto.
- As equipas de meninas e as meninas das equipas.
- Os desenhos do Campo em 3D on line.


A todos os que estiveram connosco MUITO OBRIGADO e voltamo-nos a ver na próxima jornada, tudo indica, de regresso ao centenário Estádio de São Luís em Faro, com a Organização Local a ser da responsabilidade do Grupo de Operações Paintball (Enemies).

INTIMAS
- Andava por lá um jogador do Porto com quem gostei bastante de ir trocando ideias ao longo do Torneio.
- Quando perto do final vi o Samuel com a camisola dos Piratas fiquei triste.
- O Victor, Capitão dos Paintland Evolution, é das pessoas mais agradáveis de se ter numa prova.
- Foi a 1ª vez que vi receber um Troféu em Slide…
- Loulé é o Penico do Algarve, porque é a sua região onde mais chove. Sempre a aprender.


DREAM TEAM NOVICE
ELODIE – Intruders Evill Dolls
HERLANDER - Azimut
PEDRO – Head Shot

RICARDO – Azimut
ROSALINO – Azimut
TÓ – Corvos


DREAM TEAM OPEN
DANIEL – Intruders Revolution
KINA - PMA
KOXO - Enemies
PAULO – PMA
PIRRI – Intruders Revolution
ZHOR – Enemies

16 fps


9 comentários:

Anónimo disse...

Boas Andre, tu es grande em tudo o que fazes, assim como tudo o que fazes tem uma dimensao fora do comum, tenho pena que as vezes as respectivas organizaçoes nao te consigam acompanhar por mais que lhes facilites a vida, e digo isto porque ja tive o privilegio de organizar uma prova em conjunto contigo e digo-te (nao fosses tu e a esta altura ainda iria andar a pensar o que teria feito de errado)nao tou com isto a dizer que o open sul foi mau. Apenas digo que teve pontos negativos a mais para uma prova daquela dimensao, pontos estes basicamente ja todos referenciados por ti... alguns graves outros que sao apenas questoes de promenor, mas que com algum esforço por parte das organizaçoes locais no global fariam toda a diferença entre uma grande prova e uma prova grande...

de qualquer forma parabens a todos os envolvidos, e mesmo assim, estariamos muito melhor se houvessena nossa modalidade mais pessoas com esse espirito empreendedor como voces tem.

um grande abraço,

RUI FELIX
paintland team

Planeta Redondo disse...

Boas Rui

Obrigado pelo elogios que pecam por excessivos, mas não me parece que estejas a ser completamente justo para com os Organizadores Locais.

Tal como tu sabes o que eu faço ou não faço antes, durante, e depois de um evento. Também eu sei o que eles fizeram para que a 2ª epoca do Open Sul começasse como começou.

Não foi perfeito, todos o sabemos, mas acredita que fazemos o que pudemos da melhor forma que sabemos para ajudar a empurrar o Algarve ainda mais para a frente, e esperamos sempre conseguir aprender com as falhas cometidas.

Boa sorte

Anónimo disse...

Boas Rui, antes de mais quero-te agradecer por vos termos no arranque do open sul.
Quanto ao que o André faz e não faz no Open Sul, creio que não sabes bem qual a função dele, mas ele se te quiser responder, responde-te, muitos pontos negativos que dizes que já foram referidos pelo AC:

- O atraso das equipas na chegada ao local da prova.
R: Está fora das responsbilidades dos organizadores, assim como faltaram à reunião(realizada na hora estipulada anteriormente) se não tivessem em campo quando foram chamados, apanhavam falta de comparência, volto a frisar, fora da responsabilidade dos organizadores as equipas não estarem a horas da reunião no local da prova.
- O atraso de 33 minutos no inicio da prova.
R: Ai já foi s.pedro k não nos ajudou devido ao tempo do dia anterior e não conseguirmos por tudo em ordem, mea culpa.
- A falta de gasosa a 2 jogos do fim do Torneio que obrigou a uma paragem de 20 minutos.
R: Foi por 1 p......o que não deu, relembro, acabou a 2 JOGOS DO FIM, a bomba a 500 metros de distância, foi mesmo por pensar que dava que não fomos logo buscar mais, mas um torneio onde já iamos com 2 horas de avanço...
- A ausência de uma Zona de Jogadores especifica.
R: Voltamos ao tempo, não foi feita devido ao tempo, mas foi dito, que os balneários podiam ser usados para as equipas, inclusive, houve várias equipas a usar os balneários para estarem mais comodas.
- O ombro do Nelson (Sombras). Rápidas e completas melhoras.
Não sou médico mas disponibilizei-me de imediato a chamar uma ambulância que não demorou 10 minutos a chegar.
- Algumas rajadas de vento…
R: Pois, que posso fazer contra isso????
- A falta de comparência dos PMA Evo.
R: Só se os fodde buscar à cama.
- O Chrony de mesa não ter sido melhor protegido da chuva.
R: Aqui sim, foi o nosso verdadeiro erro, não termos protegido o crony, telefonei para o serviço de meteorologia em lisboa no dia anterior para saber se o torneio ia ser adiado ou não, o que me responderam foi que chovia a partir das 19h, não querendo descartar da responsbilidade de o crony ter apanhado chuva, como é óbvio.
Para mim e para a maioria dos presentes foi o melhor open até à data, não querendo dizer que não existiram erros, existem em todas as provas, como é óbvio, e é com eles que tentamos melhorar não voltando a cometelos.

P.S. No dia que houver um torneio de paintball, onde todos, mas todos mesmo saiam sem uma critica a fazer, temos de dar graças a Deus, abraço

Anónimo disse...

Boas, ia-me esquecendo, André, obrigado, sabe sempre bem ouvir essas palavras encorajadoras principalmente depois de ter passado uma semana terrivel a nivel pessoal, tu, mesmo não tando no activo(como jogador) estás sempre muito mais actualizadissimo que muitos jogadores sobre este nosso mundo da tinta, só mostra a paixão que tens pelo nosso desporto, continua assim, ganda abraço.

Anónimo disse...

Boas Andre e Alexandre...

quando coloquei o post nao tive a noçao de que fosse parecer tao ofensivo, se o foi peço deixo aqui o meu pedido de desculpas a todos os envolvidos, reconheço todo o esforço que houve para colocar aquela prova de pe e nunca gostei de fazer o papel do incendiario... Alexandre, nao tornes isto uma questao pessoal porque nao o é... apenas foi um desabafo por ter assistido a uma prova que prespectivava diferente..(ate no nosso desempenho.. lol) um dia destes falamos pessoalmente acerca do que me refiro porque nao quero mal entendidos com alguem que acabei de conhecer, a quem tenho a agradecer a forma como fomos recebidos e acima de tudo admiro pessoas com a tua coragem, sim porque so um empreendedor se prontifica a fazer algo por aquilo que ambiciona, pena nao termos mais Alexandre's, Clementes,... em Portugal...

abraçao amigos

Rui Felix
Paintland Team

Anónimo disse...

Boas Rui, eu sei que a tua intenção não foi essa, simplesmente postei para te explicar +/- onde podiamos ter feiro melhor, e onde não podiamos por causa do tempo perdido com o adia não adia, chove não chove, mas falhamos, todos falhamos Rui, somos humanos, de maneira alguma levar isto a nivel pessoal, aceito parte das criticas como é óbvio, mas nunca penses que vai por em causa a nossa curta e boa relação de amizade, vemo-nos na lpp, ganda abraço.

Anónimo disse...

boas pessoal...

Estamos no Algarve, nao em lisboa, em lisboa falamos de pantball muito facilmente, em faro, ainda pensam que o paintball é um passatempo em que duas ekipas "disparam" e "matam-se" umas as outras, o que no meu entender é completamente diferente da maneira de ver em lisboa. Em lisboa este DESPORTO em que duas equipas "marcam" e "pintam" as equipas.
è complicado fazer uma prova sem erros, visto que estamos na 2ª epoca de open sul, num sitio onde quase ninguem nos da apoio, e que por acaso é das regioes (em termos de numero de equipas) que tem vindo a obter bons resultados (pma rush- div. 3 champions, Intruders team campeoes de amador 7, Piratas que a qualker lado que vao nao deixam de pintar o nome deles... equipas com 3 meses a fazerem estragos, na minha opiniao, brutais para o tempo e experiencia que tem) Nao estou desta meneira desculpabilizando a organização, mas sim pedindo para que sejam mais compreensivos, e nos ajudem a melhorar o nosso desporto no algarve

Nao quero tornar este meu comentario agressivo nem nada do genero, so quero mostrar k o algarve nao é propriamente uma regiao muito virada para o pb. e nao é todos os dias k s consegue cativar 19 ekipas a participar numa competição de piantbal, dificil é começar, continuar é facil

abraço
Ricardo Leal
Intruders Evolution

"I love this game"

Anónimo disse...

boas...
parabens pelo excelente comentario à 1ª prova, para quando da 2ª prova?

sem duvida, foi mt bom...

obrigado pelas melhoras andre, na 3 prova ai estarei com o ombro pronto a ajudar os Sombras a revelarem o seu potencial!!! ;)

continuem o bom trabalho
Nelson

Anónimo disse...

boas...
parabens pelo excelente comentario à 1ª prova, para quando da 2ª prova?

sem duvida, foi mt bom...

obrigado pelas melhoras andre, na 3 prova ai estarei com o ombro pronto a ajudar os Sombras a revelarem o seu potencial!!! ;)

continuem o bom trabalho
Nelson