janeiro 29, 2007

Federação ? Nuno Mateus

É um dos rostos principais da mais congruente tentativa de criação de uma Federação Portuguesa de Paintball.
Foi o anfitrião do 1º congresso de Paintball, no qual se procurou reunir TODOS os jogadores nacionais para se iniciar esta dura e extenuante caminhada.
E é hoje, o rosto principal deste Blog.

Nuno Mateus, o Homem do Club Raia Aventura, o Homem de Castelo Branco, o Homem que todos os anos recebe a LPP, o Homem que faz parte da equipa que vai conduzir-nos ao início do Paintball como DESPORTO.


E que equipa:
- Miguel Carvalho (Cronus) Urukhai
- Nuno Mateus (Mateurix) Raia Aventura
- Nuno Pedrosa (Metralha 33) Metralhas

- Nuno Serdoura (Noctem) Clã Yashida
- Paulo Jacob (Bazooka) Associação de Milfontes
- Robert Mendes (Daffy) Trolls e LPP
- Rubem Vicente (Vega) Xteam

- Rui Cruz (Rpcruz) APPA

Foi recentemente anunciada a sua constituição nos Fóruns paintball.com.pt e pela obra da esmagadora maioria dos seus membros, SÓ podemos estar confiantemente tranquilos, porque estes “corajosos desgraçados” vão fazer (tenho a certeza absoluta) um trabalho 6 estrelas.

Sentei-me com o Mateus, liguei o gravador e, de surpresa, perguntei-lhe pela Federação…

A federação esta a andar. A velocidade não é propriamente a ideal mas nós já estávamos conscientes disso e este grupo homogéneo, que na minha opinião é talvez dos melhores grupos possíveis, não quer dizer que não existam mais pessoas válidas mas este grupo é o ideal para isto arrancar. Mas claro que sermos uns do norte, outros do centro e outros quase do sul, cria algumas dificuldades, mas a federação está a andar, anda com passos lentos mas está a andar.

Qual é o próximo passo lento?

Neste momento estamos com a questão do nome da federação já existir, estamos a tentar resolver esse problema. Estamos a debater a questão dos estatutos, perceber como estes devem ser feitos em que âmbito, se podem ser mais específicos ou mais latos… que é uma fase fundamental. A partir do momento em que tenhamos estatutos e que sejam debatidos entre todos…

Estou a reparar que este grupo tem um problema, que não está relacionado com o paintball mas sim com os notários. Por exemplo, nos notários de Castelo Branco as coisas estão a ser tratadas de forma diferente das que o Nuno Serdoura (nosso jurista) nos diz que devem ser tratadas. De um sitio para o outro há divergências a níveis de critérios por causa de escrituras etc… A partir do momento em que isto esteja mais ou menos resolvido, voltamos a andar mais rapidamente.

Então neste momento estamos em fase de preparação da federação em si?

Estamos na fase de preparação para legalizar a federação. Pela lei (e então agora é muito mais fácil) qualquer pessoa pode legalizar uma federação e a federação arranca mas, o que é que essa federação pode fazer como federação desportiva?
Temos o exemplo do montanhismo em que existe a Federação de Campismo, Caravanismo e Montanhismo que tem o estatuto de utilidade publica e perante o estado é ela que gere o montanhismo, e depois temos todos os atletas e praticantes na Federação Portuguesa de Montanhismo, que não está legalizada ou seja não é considerada a federação da modalidade. O que acontece é que nem a federação faz provas decentes, nem o grande grosso dos atletas participa nos campeonatos nacionais. São campeonatos nacionais um pouco mais legais que a LPP porque já existe uma federação mas sem credibilidade a nível legal, e essa federação não ganha dinheiro nenhum, não tem verba nem subsídios não tem nada.
Nós não queremos cair nesse erro, nós não queremos ter pressa. Não estamos a trabalhar apenas para que a federação seja homologada, estamos também a trabalhar de maneira a que as coisas não sejam demasiado lentas mas também sem cair em alguns erros.
Estamos na fase de conhecimento e troca de ideias no grupo. Dentro do grupo existem divergências e conceitos diferentes que são salutares para a construção

Estamos a falar em termos da próxima época termos uma federação ou ainda é demasiado cedo?

Não quero especular sobre isso, porque somos muita gente e eu não posso assumir datas por todos.
Era muito bom termos já qualquer coisa para a próxima época mas ainda é muito cedo para estar a especular, até porque não está dependente só do Paintball. Esta dependente de escrituras, notários, etc,….
Nós em Castelo Branco temos uma federação simples encalhada à 3 anos porque uns notários acham que é de uma maneira, outros de outra, outros não querem fazer… agora ainda por cima mudou a lei… por isso não pudemos estar a prever que para o ano vamos ter isto ou aquilo. Nós gostávamos de ter mas não depende apenas de nós. Depende de variadíssimas questões de âmbitos vários, desde os próprios jogadores… parece-me que os jogadores neste momento estão á espera que aconteça qualquer coisa, existem é algumas divergências acerca das expectativas dos jogadores e do que a federação vai fazer: se vai organizar… se vai vender… esse tipo de coisas: Quando nós tivermos esses critérios e objectivos definidos as coisas começam a andar e vão-se encaixando
Vão existir sempre pessoas que vão achar que devia ser diferente mas a coisa começa a andar.

É difícil começar com isto mas as coisas nunca estiveram paradas, não tínhamos ninguém do Algarve e já fomos contactados por malta do Algarve. É perfeitamente legitimo que as pessoas pensem que vão ser esquecidas, e ainda temos duas situações mais problemáticas que são a Madeira e os Açores que não podem ser esquecidos, mas pelos menos da minha parte ninguém será esquecida.
Já estamos a debater tudo isto no fórum tanto a nível geral como num fórum particular, vamos ver o que o grupo vai conseguir.

Boa sorte e força nisso Mateus.

Vai andar, vai andar tem de ser!

16 fps

2 comentários:

JPS disse...

Eu admiro este gajos que como o Mateus fazem andar este barco.

Não perguntes o que paintball pode fazer por ti. Pergunta o que podes fazer pelo Paintball.

Anónimo disse...

Ηello to all, the cοntents eхіѕting at thіs ωeb site аre reаlly remаrkable for peоple
experience, ωell, kееp up the nicе worκ fellows.


Feel free to surf to my web blog :: v2 cigs reviews