abril 28, 2008

Muito mau FPP

O Ranking da Divisão CPL é um assunto oficialmente encerrado. Mas como individuo que ama o Paintball falo com os meus botões...

Foram-me dadas duas explicações pela FPP para a não homologação dos resultados finais da Divisão CPL do Open Portugal. A primeira, o facto de não ter existido unanimidade na reunião de Capitães realizada na ultima etapa. E a segunda, que depois de iniciado um circuito não podem existir alterações às regras.
Curioso é não ter encontrado escrito em nenhum documento da FPP, algo que sustente o que a FPP impõe ao Open Portugal.

Foi convocada a reunião de capitães e comunicada a alteração imposta pela FPP na presença do elemento do Concelho Técnico da FPP. Mais, realizou-se uma votação que apoiou por maioria deixar o Open como começou, mas tudo isto perde valor porque não existiu uma unanimidade que não encontro requerida em lado nenhum. O que me leva a concluir que assim é porque sim, sem nada escrito, apenas porque sim.
No Open, comunicado ou não é assim desde a primeira jornada, o que a FPP fez foi adulterar os resultados do Open sem lógica ou defesa (que eu descubra) “legal”.

Cometi um erro! Não comuniquei atempadamente à FPP as diferenças no sistema de pontuação das arbitragens, se bem que atempadamente seja um termo lato visto que várias foram as alterações ao regulamento do Open e da FPP comunicadas depois de iniciado o circuito, com a própria Federação a alterar os seus regulamentos ao longo da epoca. A diferença é que no Open não se alterou a meio da epoca, manteve-se desde o inicio, só que não foi comunicado à FPP que assim passa por cima de jogadores, equipas, e organização, impondo a sua vontade por menos logica e sustentavel que esta seja.
Dois pesos e duas medidas porquê? E porquê que a FPP afirma existir um prazo para se fazer algo, se esse prazo não se encontra escrito em nenhum dos seus documentos (eu não o encontro) ? E porquê que a FPP que pretende evitar as alterações nos regulamentos, altera o Ranking final de um circuito, a mais grave de quaisquer alterações ?

Com excepção da regra de se ter de esperar uma hora antes de se adiar um torneio, os jogadores estão ao corrente das diferenças em relação à LPP desde o início da prova, é visível nos totais dos vários rankings afixados. Os elementos do Concelho Técnico presentes nas várias jornadas (Frederico Faísca e Domingos Leitão) estavam ao corrente das diferenças para o formato da LPP. Mas como EU não as comuniquei atempadamente à FPP não podem ser homologadas. (não encontrei escrito nos documentos da FPP a obrigatoriedade de comunicar fosse o que fosse até ao dia X e ainda por cima estando em prática desde o inicio do circuito com o conhecimento de todos esta decisão não me parece de todo correcta ou sequer “legalmente” sustentável)
Deturpa-se desta forma a verdade desportiva do torneio, porquê? Já mo explicaram, mas não fiquei nada convencido e quando não fico convencido, desconfio!

Que fique claro o meu enorme respeito por cada um dos elementos da FPP que esteve presente no Concelho Técnico do Open, são homens que para alem de rectos partilham da paixão pelo desporto, mas paga o justo pelo pecador e nestas coisas não gosto de desensacar ninguém.

Considerando pessoas inteligentes as que estão à frente da FPP, não entendo saudavelmente o porquê disto quando é a própria FPP quem escreve:
"Por fim, cada organização seguirá um modelo de regras próprio, ou poderá adoptar o modelo de regras do Campeonato Nacional, desde que dê conhecimento dessas regras aos jogadores e que tais regras sejam aprovadas e sancionadas pela FPP."
As regras são do conhecimento dos jogadores, não são aprovadas pela FPP com base em apenas um voto contra (numa votação que não é requerida), e regras que a própria FPP não tem escritas (pelo menos eu não as encontro).
Lamentável e suspeito!

André Clemente

2 comentários:

Anónimo disse...

Não está encerrado não, estará encerrado quando o organizador da prova corrigir a classificação, ou seja, 2ª etapa S.C.P. ficou em 4º lugar e não em 3º lugar, logo os intruders ficam em 3º lugar com mais 2 pontos, é assim táo dificil ver o que está à vista (tabela de classificação)
Ganda Big brother...

Planeta Redondo disse...

Boas Alexandre

Enviei email para a FPP no dia 23 da Abril a expor e pedir instruções acerca da situação da 2ª etapa: “Gostava de saber se esta classificação se mantém ou devemos seguir os critérios de desempate visto que não comuniquei a alteração à FPP ?”

A resposta foi: “ponto final”.