fevereiro 01, 2010

Cronica CPL 1

No último fim-de-semana de 30 e 31 de Janeiro, engalanou-se um dos melhores recintos europeus para a prática do Paintball de competição: o Megacampo, para receber a reentre de um dos principais circuitos nacionais: o aclamado Open Portugal!

Sporting Clube de Portugal, Pure Pressure e Oxide Crew foram os grandes triunfadores de uma primeira etapa que não só esteve à altura das expectativas como as ultrapassou, garantindo-nos desde já que esta será a melhor época do Open. As condições impar do Megacampo são por si garante da mais alta qualidade, qualidade agora completada pelo enorme input qualitativo de equipas e jogadores, se vê recompensada com a desportividade e competitividade dos melhores.

CPL

Beira-mar, Checkpaint, Imortal, Sporting e Trolls, arrancavam como favoritos no calendário, mas Ballistik, Cães da Vila e Magma não são propriamente patinhos, o que deixava antever no mínimo um torneio interessantíssimo.
Como sempre, para receber a elite do Paintball nacional, as empresas Estratego e Jogos Com Tinta prepararam o seu Campo principal, dominado pela Torre CPL e majestosamente encimada pelo quadro electrónico do Millennium Series que, aliado a mais uma das criações do Keyser e a presença dos reconhecidos Eurorefs como garantia de uma arbitragem de qualidade completou o plateaux do mais esperado dos reinícios de época.

Pessoalmente já passei por uma dezena de desenhadores de Campos de Paintball… o Bicas, Pai de tudo o que existe hoje em Portugal; o Samuel Soneca, Pai e motor dos Campos do Open Portugal; e agora o Keyser, talvez o criador mais agressivo com quem trabalhei. São sem duvida uma enorme mais valia os desenhos dos Campos do Open, muito bem secundados nas respectivas montagens pelo André Caramelo e Dan.

Pessoalmente já passei por centenas de equipas de arbitragem… desde os TNT na pré edição do Millennium Series em Portugal, até aos mais que todos saudosos Triball. Ao longo das décadas tenho assistido a uma enorme evolução tanto na qualidade das arbitragens como na dedicação e seriedade com que os árbitros executam as suas funções. Parece-me inegável que as arbitragens do Open Portugal, são sem réstia de duvida as mais serias e competentes pelo menos da Península Ibérica, mas para mantermos o estatuto é necessário que as novas equipas de arbitragem saibam herdar com honra o trabalho que lhes foi deixado e que muitas épocas demorou a ser alcançado.
Jamais poderia dizer que estes Eurorefs não estiveram à altura dos acontecimentos, mas posso dizer que estes Eurorefs têm de aumentar o número de efectivos tanto para merecerem a totalidade do que recebem como para não defraudarem os pergaminhos do Open Portugal. Repito que estiveram à altura com sete homens mas a falta de um homem na divisão rainha nota-se e de que maneira…

Dos jogos:

Do Grupo A, o da morte, composto por Ballistik, Checkpaint, Imortal e Trolls, acabaram por passar os Trolls que depois de derrotados no prolongamento pelos Imortal Azimut precisaram de todo o sangue frio para vencer uns surpreendentemente evoluídos Ballistik também já no prolongamento por 3-2.
Com os Trolls seguiram em frente os algarvios Imortal Azimut invictos nesta primeira fase e os meus favoritos à vitoria da etapa, ficando pelo caminho os Ballistik numa promissora 5ª posição do Ranking geral, e uns Checkpaint extremamente renovados ainda à procura de identidade e fronts.

No Grupo B existia menos espaço para surpresas, Beira-Mar e Sporting tinham a história do seu lado, os Magma Mater tardam a reencontrar a fluidez de jogo que os colocou nesta divisão e os Cães da Vila.com, mesmo apresentando-se desfalcados devem valer bem mais que o demonstrado neste inicio de época.
Nos jogos grandes do Grupo o Beira-Mar derrotou o SCP por 4-2 enquanto os Magma o fizeram por 3-2 aos Cães.

SEMIFINAIS

Imortal Azimut e Sporting encontraram-se na 1ª semifinal. Saíram melhor os algarvios que a dois minutos do final do tempo regulamentar seguravam a vantagem de 2-1, mas os velhos do Gustavo Melo não quiseram voltar a ser eliminados pelos miúdos do Rui Mendes empatando dramaticamente a partida a dois pontos nos últimos 11 segundos e levando os algarvios de vencida por 3-2 no prolongamento.

Na outra semifinal os Trolls pontuaram muito cedo contra o Beira-Mar e a partir dai souberam gerir a vantagem com o habitual rigor dos BK, alcançando a vitória final por 3-1.

3° e 4°
Foi uma partida equilibrada, controlada pelo Beira-Mar que levou com justiça para casa o troféu do 3° classificado, e onde os 1x1 fizeram a miséria dos Azimut.

FINAL
Sporting e Trolls encontraram-se para a primeira grande final da CPL 2010 onde nos brindaram com um jogo espectacular confirmado no último segundo com um 3-1 para os de Alvalade.

MOVE OF THE DAY
Valério dos Ballistik que dentro dos últimos 15 segundos de jogo rompeu pelo centro do terreno sprintando mais de 50 metros para conseguir em superman assegurar o ponto mais espectacular desta 1ª etapa da CPL 2010.

Jogadores que eu gostava de ter na minha equipa se tivesse dinheiro para ter uma equipa:
Toñito
– SCP; o melhor jogador da etapa!
Pedro Jacob – Um insert à moda antiga com uma leitura ultra moderna, capaz de uma e outra vez desequilibrar sozinho. Há jogadores que tem de merecer marcação especial, o Pedro é um dos mais perigosos.
Gustavo Melo – SCP; mesmo não estando num daqueles dias, cuspiu miséria das chamussas para dentro!
Fernando Cruz – SCP; Uma das razões principais porque os fronts do SCP podem brilhar tanto…
Renata Saramago – Ballistik; Está em excelente forma, dizimando aos 3 e 4 adversários por jogo.
Maga – Trolls; não porque tenha feito um torneio extraordinário como nos tem habituado mas sim porque do lado da Cobra continua a ser melhor que os outros!
101 – Imortal; sim, o puto já foi melhor mas continua em grande!

Muitissimos parabéns a vencedores e vencidos, com um grande abraço de agradecimento,
André Clemente, Director do Open Portugal.

E deixo-vos com um detalhe que, na minha óptica, faz a diferença; antes do torneio os Trolls são a única equipa que realmente ensaia um aquecimento. O Paintball é um desporto de rendimento subito e repetitivo, sem o devido aquecimento a malta está a lixar o corpinho todo…

p.s. SPL e M5 a.s.a.p. ...

8 comentários:

Anónimo disse...

"...Pessoalmente já passei por uma dezena de desenhadores de Campos de Paintball… o Bicas, Pai de tudo o que existe hoje em Portugal; o Samuel Soneca, Pai e motor dos Campos do Open Portugal; e agora o Keyser, talvez o criador mais agressivo com quem trabalhei. São sem duvida uma enorme mais valia os desenhos dos Campos do Open, muito bem secundados nas respectivas montagens pelo André Caramelo e Dan..."

Estou triste por te teres esquecido de mim, a luta que eu tive para conseguir por em cada campo 30 obstaculos como no MS nunca antes visto em Portugal, entre outras coisas. "Monfortinho".

AI AI AI....

Agora sobre a prova.

Achei esta primeira etapa muito boa com as condições que o Mega nos oferece há 9 anos, sempre evoluir sempre em investimeto para a evolução do paintball de Competição, sendo um campo Recreativo, é de louvar.

Equipas,

Com excelente nível competitivo, 4 das 8 equipas que considero muito boas e em qualquer prova, uma das quatro pode ser a vencedora. as outras 4 fiquei supreendido pelo o nível, Ballistik tiveram em Altas, foi pena um dos putos ter deslocado o ombro a ir para a cobra, uma baixa de peso, uma grande jogada do Valério que deixou os BK completamente à nora e na minha opinião, estando eu na torre na altura em que houve o MOVE OF THE DAY só levou tiros após ter tocado na base. Renata com muito mais confiança dentro de campo sem aquela pressão dos Tubaroes "PBK" nota-se um jogo mais fluido e seguro, só nao achei que devia estar na Dream Team :D . Os Magma reparei que os miudos novos ainda estão em fase de evolução mas estão a ir por um bom caminho, tácticamente só o primeiro ponto é que nao entendi :D mas de resto estão a ir por um bom caminho. Checkpaint não estavam na sua melhor forma, já vos vi com um jogo bastante mais agressivo. Cães da vila.com - nunca os vi a jogar foi a primeira vez acho que esta team a meio da época pode fazer algumas supresas. As outras 4 já todos sabemos o que a casa gasta.
Arbitros
Mesmo sendo poucos, já a minha avó dizia "são poucos mas bons" os erros acontecem sempre vão acontecer mas tiveram excelentes e espero contar com a vossa presença em todas as provas do Open. Respect!!
Ps: Com mais 1 ou 2 a acompanhar :D
Bar,
Os cafés são excelentes :D.

Campo,
O campo muito bem desenhado sendo que mudamos os BPS para 10 bolas, a própria colocação dos óbstaculos têm que ter distâncias diferentes do que 15 Bps e o Keyser esteve a esse nível. Anjix nao criticou por isso acho que estava bem.
Ar
Brutall!! Ver o manometro a subir as 4500 ou + em todos os pontos, não é para todos os campeonatos, recordo-me que na Lpp ja enchi a 3000Psi e ainda disseram que nos tinhamos que aguentar....
Ambulância

Jogador da cobra : André sempre tinhas o joazinho acho que foi a primera vez que vi um arbitro a atravessar o campo depois das finais para dar os parabéns ao jogador da cobra por ele ter jogado muito mas mesmo muito o dia inteiro, dito pelo o arbitro.
André relativamente a tua escolha do Jogador do Torneio, fico muito grato pelo o "prémio", "nomeação".
Tenho que agradecer a todas as pessoas da minha equipa, isto só acontece com ajuda incanssável dele, de me aturarem... Obrigado por terem confiado na minha "sugestão" e meterem muita bola no ar..
Malta este prémio não é so meu mas de todos nós, só fazem falta os que lá estiveram Old school..
Adorei jogar novamente ao lado\frente do Mendes.

TEEAAMMM!!!

Ass: Tonhito

Planeta Redondo disse...

Boas Tonhito e desde ja obrigadão pela qualidade do reply.

Deixei a ti e a muitos outros (eu incluido) de fora da mini historia dos Campos... ca gajo tão ciumento!!

Muita pena que todo o trabalho que o Megacampo (tal como outros campos) tem para melhorar, não seja recompensado pela associação que supostamente deveria estar do lado do desporto mas ja se viu so saber estar do seu lado.

Joguei na equipa de quase toda a gente daqueles dias, mas nunca joguei com o Tiago Coelho e o Filipe Mendes que como sabes foram os meus Top Players durante anos e anos...
Vou esperar por uma Liga Old School...

Abraço agradecido

Anónimo disse...

Agradeço o destaque em relação ao meu jogo e da minha equipa :-) fico mto contente .

Mais um grande dia de paintball , as condições do Mega nem é preciso referenciar ... 5 estrelas como habitual ; equipas competitivas , bom tempo , bons jogos , pessoalmente gostei mto de jogar naquele campo , a bola rebentava neles e não no marcador por isso tava boa :-) em relação à arbitragem , quando não há estrilho é porque se portou bem , só continuar o bom trabalho .

gostei e quero mais :-) até à próxima

Renata DEE

Anónimo disse...

Mas nao merecias estar na Dream Team.

:D

Ass: Tonhito

Anónimo disse...

André, tens fotos de domingo ?:D

ass: bruno alves

Anónimo disse...

tonhito : modéstia à parte ... acho que até mereço , dessa forma só me tornas mais forte !! e se não achas ... fica atento aos próximos torneios ;-)

kiss kiss bang bang

DEE

Anónimo disse...

HEh ehehhe... Relax!!



Respect!!

ass: Tonhito

Anónimo disse...

You two, get a room. :)

-On topic-

Grandes condições para a prática da modalidade, ambulância infelizmente a ser necessária, mas estava lá, o que atesta rigor e profissionalismo.

Jogos muito bem jogados, decisões nos últimos segundos, um superman como já não via á imenso tempo. :)

Negativo: 2 ou 3 prima donnas que o tempo se encarregará de fazer esquecer, mas que têm a mania que são a "nata" do Paintball Nacional, a pavonearem-se por ali.

Vocês sabem de quem estou a falar.

Venha a segunda!!!

ASS: A fucking comedian.

PS: Com qualquer coisa a que se pudesse chamar de Bancadas faria com que levasse a familia.