março 09, 2010

Cronica 2ª etapa Open Camo

Como foi de constatar em todo o nosso Portugal, e olhando para o tempo que se tem feito ate agora, este foi um domingo que ate nem foi um dia mau para a prática da modalidade, mas para complicar a coisa e como o camo é praticado em cenários, o terreno estava muito enlameado, o que provocava muitas escorregadelas não programadas pelos jogadores, fazendo também que me levasse por opinião geral a uma alteração de campo, das pontes do rio kwai para o wild west. As pontes do rio kwai estavam programadas no calendário de jogo, mas depois de uma apreciação do terreno, que se situa numa zona íngreme, pode-se constatar que era muito perigoso e arriscado jogar ali.
Começou-se então pelas 9:00 horas a competir nesta 2ª etapa do open camo, com as equipas a entrarem no primeiro campo a ser jogado, que foi o “Iraque”, tudo foi levado a horas, com a equipa de arbitragem a impor a ter um excelente desempenho, mesmo sendo o controlo mais difícil tendo obstáculos fechados, como casas, carros, tendas, cabanas, entre outros. Chegando assim a hora de almoço com 20 minutos de atraso, um tempo praticamente tolerável, sempre com o óptimo convívio vivido entre as equipas. Acabando a hora de almoço foi tempo de continuar os jogos mais curtos, os de 8 minutos, jogos esses já disputados no wild west, campo que foi trocado pelas pontes do rio kwai, jogos na qual muitos chegaram ao 8 minutos, devido a táctica imposta pelas equipas para capturar o maior numero possível de sacos de ouro, os que davam 10 pontos cada saco, numa totalidade de 7 sacos por cada jogo. Acabados os 3 jogos da manha, passamos logo de seguida para os jogos da tarde, jogos que tem um tempo de 15 minutos e que tem na totalidade 10 sacos de 10 pontos cada e ainda três bandeiras que valem 20 pontos cada uma, um jogo onde as equipas tem de puxar mais pelo seu lado táctico e estratégico para chegarem ao máximo de pontos possível, jogo que foi realizado no Congo, um campo que faz com que os jogadores se esforcem muito mais devido a inclinação do terreno e a lama.

Falando de competição, sempre se manteve um grande nível entre as equipas dentro de campo, estando sempre a pontuação equilibrada e só mesmo os últimos jogos a definirem as posições no quadro de classificação.

Começando pelos DUKE´S 1 que ainda fizeram alguns jogos só com 4 elementos, e mesmo assim tirando óptimos resultados e desempenho entre os jogadores, recuperando pontuação nos jogos da tarde já com 5 jogadores em campo, passando assim de 5º lugar na 1º etapa, para um óptimo 2º lugar arrancado com muita garra para uma boa recuperação na geral.

Já que estamos em tempos de duques passemos então para a equipa duke’s 2, equipa que ficou no 1º lugar na 1ª etapa, um lugar que não se reflectiu muito nesta segunda etapa, com a equipa a fazer excelentes jogos como que por vezes faziam jogos abaixo do que nos mostraram na 1ª etapa. Mas nesses jogos que ganhavam dava para mostrar o porquê de eles a terem a etapa, alcançando um 4º lugar por desempate, tendo menos uma vitoria em confronto directo sobe os mercs, mantendo uma boa classificação na geral mas já com mais equipas a querer alcançar a sua posição.

Passemos para equipa R.T.U., uma equipa que já conta com uns bons anos da modalidade e também de open camo, com veteranos do nosso desporto a mostrarem que o tempo de prática leva a sabedoria, fazendo um primeiro jogo que não correu muito bem, mas que não destabilizou a equipa, e logo nos jogos a seguir a conseguir recuperar a pontuação perdida. Com este primeiro lugar conseguiu mostrar que o 4º lugar da primeira etapa não passou de uma miragem.

Falemos agora dos MERCS, equipa esta que desceu simplesmente uma posição relativamente a 1ª etapa, descendo de 2º para 3º lugar, arrancando mais uma vitoria sobe os duke´s 2, que levou ao desempate entre as duas equipas. Sempre com um óptimo nível de jogo e também com muita calma dentro de campo, tirando assim partido disso para alcançarem grandes vitórias sobre os adversários e mantendo uma excelente posição na tabela geral do ranking.

Chegamos então a equipa RESGATE KIDS, com uma equipa quase na totalidade de novos praticantes a nível de competição, e só com jogos entre amigos efectuados ate ao momento, mostraram que tem muito para dar no nosso desporto e que o 3º lugar da 1ª etapa não foi tirado a sorte. Continuaram a mostrar o espírito de equipa a que nos habituaram na 1ª etapa, e a alcançar excelentes vitórias de serem apreciadas por todos. Classificados a 3 pontos do 4º classificado na geral, ainda tudo é possível.

Chegamos assim ao fim de mais uma etapa, praticada no maior campo da península ibérica com cenários excelentes para a prática deste desporto que nos faz passar domingos memoráveis, não só de competição, como de camaradagem, entreajuda e amizade entre as equipas, que é isso que é o desporto, e que faz com que o open camo nos mantenha naquele nível a que sempre habituou os jogadores. Ate a próxima etapa e bons tiros para todos.

1º LUGAR- R.T.U = 730 pontos


2º LUGAR- DUKE´S 1 = 670 pontos


3º LUGAR- MERCS = 570 pontos


4º LUGAR- DUKE´S 2 = 570 pontos


5º LUGAR- RESGATE KIDS = 320 pontos

P.S: desempate entre duke´s 2 e mercs decidido por maior numero de vitorias sobre o adversário, contando os duke´s 2 com uma vitoria e os mercs com 2.
GAME MASTER
João Caliça

Sem comentários: