abril 15, 2010

E as equipas 5 man ??

Gostava muito que se recuperassem os 5 man.

As equipas de 5 homens são época após época o sangue novo do nosso desporto, sem elas a esmagadora maioria de nós não estaria aqui!
Nas últimas épocas a Associação tem apostado pouquíssimo nos 5man, relegando-os para a exclusividade dos Circuitos Regionais.
Penso que desta forma a Associação não está a pensar no futuro mas apenas no presente, porque não há futuro sem o surgimento de novas equipas, com o consequente aparecimento de novos jogadores, novas pessoas e mais ideias a contribuir para o crescimento e amadurecimento do nosso desporto.

Sei que existe a questão das contas da Associação (que ninguém sabe em que estado se encontram mas tudo indica estejam, inacreditavelmente, a zero) e que sem o conhecimento real das mesmas é impossível planificar o futuro imediato, mas parece-me que a aposta nas bases do nosso desporto, na formação, nos 5man deveria ser prioritária para qualquer Associação que se preocupe com o desporto.

Provavelmente com um Campeonato muito mais curto.
Com 3 (ou 4) etapas.
Com a possibilidade de se mandar um resultado fora (?).
Com provas realizadas fora dos fins-de-semana do X-Ball.
Com arbitragens efectuadas por equipas do escalão acima, em troca de pontos para o Ranking.
E, se utilizarem o regulamento p.e. do Open Portugal, com a possibilidade de ter um jogador Pró por equipa M5 (este é dos pontos que mais faz evoluir as novas equipas mas infelizmente menos vezes as Organizações o permitem).
Parece-me que dessa forma se estaria a dar uma hipótese real e efectiva às equipas 5man de voltarem a disputar um (mini) Circuito Nacional!
Sem elas (as equipas de 5 homens) um dia estamos todos velhos e sozinhos.
Pensem nisso...

André Clemente

4 comentários:

Mestre disse...

André,

A este ritmo acaba a divisão Bronze, basta ver que o arranque desta época tem o menor nº de equipas desde que existe registo na LPP.

Sinais da crise que atravessamos, do envelhecimento de alguns jogadores e do disparar dos custos.

Nesta prespectiva, antes ter 5 men nos Regionais para tentar atrair novos jogadores num contexto economicamente mais baixo, para que depois a geração de paintballers se renove.

Planeta Redondo disse...

Boas Mestre

Os regionais são berçários de futuros campeões.
Nem sempre se protegem devidamente estes rebentos mas, no geral, temos feito um bom trabalho de municionamento do Paintball.
Só que... podia ser ainda melhor. E para que os 5man possam ser mais rapidamente melhores devem jogar também com os melhores de outros circuitos, algo impossível com a extinção do escalão 5man no Nacional.

Mas sim, o teu/vosso (?) raciocínio está correcto.
Só que... eu acredito que uma ou duas jornadas Nacionais (leia-se: com todas as empresas representadas) “bem pensadas” poderiam dar alguma vida e sem duvida um boost a estes futuros campeões.

Cuida-te

AC

Anónimo disse...

Caro André,

apesar de termos quase todos começado nas equipas de 5 man (falo no meu caso), não considero essa uma medida tão prioritária como a de um Campeonato Nacional para recreativo.

Ignorar esses jogadores seria sim, alienar uma variante da modalidade.

Se a ideia é a passagem para os escalões superiores, acaba por ter mais lógica que o 5 man seja feito nos respectivos regionais, e o Xball, no Campeonato Nacional, para adaptação da equipa ao formato, beneficiando de uma maior variedade de equipas, e de várias zonas do País.

John Doe
Ballistik II

Anónimo disse...

Boas, em relação aos 5 mans eu próprio já dei a ideia a pessoas da FPP, que deveriam aproveitar os fins de semana prolongados em que marcam provas e organizavam uns minis torneios publicitados nas escolas e colectividades da localidade para fomentar a modalidade e angariar mais uns euros... assim podiam canalizar para o próprio campeonato nacional, nem que fosse para dar alimentação em condições aos árbitros das provas.

Abraço