setembro 21, 2010

6º aniversário Paintugal - By José Santos

Este fim de semana fui fazer duas coisas que já queria fazer há anos:
Experimentar um jogo paintugal e voltar a jogar num big game. Ainda
bem que o fiz.

Aqui fica o que me ficou na cabeça, depois deste jogo. No geral foi um
dia bem passado, com alguns antigos companheiros de tinta (só é pena
não serem mais) e de resto com muita gente simpática e de bom trato.

O MegaCampo agora tem um acesso mais directo, ou pelo menos com menos
buracos que o caminho antigo do roadbook. Pode não estar mesmo ao lado
da autoestrada, mas eu acho que está melhor. Este campo acredito que
seja o melhor da europa (é o que se diz, eu não fui a todos), mas para
este tipo de jogos eu acho que não é bom. No mato tem demasiado
declive, pelo que não é agradável de se lá jogar durante muito tempo.
No centro do campo é muito aberto e domina quem dominar o mato. Não é
um campo fácil e isto é suposto ser paintball e não uma prova de
resistencia fisica.
O estacionamento também foi uma desilusão: obrigaram-me a estacionar
num parque longe da entrada. Quando lá cheguei, esse parque estava
quase vazio. Fiquei sem perceber se haviam filhos e enteados ou se
quem chegava mais cedo tinha de andar mais a pé.
Já a zona de "descanso" é sem duvida muito boa, com wcs, mesas, bar,
musica e uma excelente vista dos campos. Neste jogos estavam ainda
vários stands a trabalhar, com destaque para os que visitei: A
estratego que estava a fazer promoções muito boas e o pyrata/paintland
que me resolveu um pequeno problema no marcador (dye), mas fe-lo com
um profissionalismo que me faz crer ser alguém que realmente percebe o
que está a fazer (o que não é assim tão comum como isso).

Da paintugal fiquei com a mesma ideia que já levava: É uma associação
que respira e vive para os seus associados. O que é agradável se
formos associados, mas se não formos, ficamos um pouco a sentirmo-nos
convidados na casa dos outros. De resto, algumas pequenas falhas na
organização, mas nada que impedissem os jogos de se realizarem com
grande sucesso. Sem querer estar a fazer grandes comparações,
pareceu-me que para introduzir pessoas novas no desporto, os Renegados
eram melhores. Claro que nada disso tira o mérito à Paintugal pelos
eventos que realiza e que nos permite a todos lá jogar. Da minha
parte, um muito obrigado.

Os jogos foram como já disse complicados pela dificuldade do campo.
Além disso, tinhamos (joguei pelos aliados) um estado maior
desorganizado, equipas sem objectivos (além de dar tiros) e sem
organização e jogadores que pareciam baratas tontas sem saberem muito
bem para onde se deviam virar. Isto eram os big-games há 16 anos e
ainda bem que continua tudo na mesma, que para organizado e formatado
já temos a competição.

Por fim acabo com o mais importante: Passei mais tempo a comer e a
falar (isto sim é paintball recreativo). Os novatos que foram comigo,
já querem experimentar mais.

José Santos

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas José

fico muito contente de saber que no geral gostaste, é muito agradável saber que o resultado final é positivo.

Quanto ao estacionamento... É chato, é verdade, muito declive e o de cima foi reservado a trabalhadores e patrocinadores (lojas).

Gostei em especial da tua referencia ao facto de vivermos para os associados, ma não entendas mal a situação. Trabalhamos para todos mas temos de dar claros benefícios a quem nos permite fazer os eventos e ainda os ajuda a montar e arbitrar. Como disse no briefing jogadores associados abdicam de jogar para ajudar a maquina gigante que ali esteve na realidade presentear todos os presentes.

Não te inibas nas criticas construtivas ou comparações, porque há sempre margem de progressão e optimização!

Obrigado
Cloud