setembro 16, 2010

Open Portugal - 6ª etapa Champions Paintball League

Domingo 12 de Setembro, as cinco primeiras equipas do Ranking Final da divisão rainha do Open Portugal, apresentaram-se no Megacampo para disputarem a ultima jornada da Champions Paintball League.

O palco: Campo 1, a arena central do Megacampo, com um design (como sempre) by Keyser, arbitragem by Euroreffs, e o Domingos Leitão no papel de speaker.
Por resolver: todos os lugares do Podium, com o SPORTING CLUB DE PORTUGAL a partir em vantagem sobre os TROLLS na corrida para as duas primeiras posições do Ranking, e MAGMA MATER e BALLISTIK empatados para a meta do terceiro lugar.

Após Reunião de Capitães foi decidido que, mesmo perante o número reduzido de equipas participantes (algo que se começa a tornar “típico” nas etapas de final de época) se manteria o Formato de Jogos, ou seja: 2 grupos com as duas equipas melhor pontuadas em cada grupo a seguirem para as Semifinais.

A presença de apenas cinco Teams, obriga a um Grupo de apenas duas equipas, pelo que TROLLS e MAGMA MATER se apuraram instantaneamente para a Fase seguinte do Open faltando apenas decidir quem o faria como primeiro e quem o faria como segundo classificado do Grupo B.
Venceram os TROLLS por 4-0, dando óptimas indicações e demonstrando ter soluções temíveis em todos os sectores do Campo.

No outro Grupo, o Grupo A, os CÃES DA VILA.COM mediram forças “de rajada” com BALLISTIK e SPORTING CLUB DE PORTUGAL. E nesta manha, os CÂES DA VILA que têm vindo a progredir no Ranking desde a 1ª etapa, pela primeira vez bateram os dois, para surpresa de uns e sorriso de outros. 3-1 aos BALLISTIK primeiro, e de seguida 2-0 ao SPORTING num jogo em que começaram três dos quatro pontos com menos um homem. Um feito para estes CÃES hoje ainda mais fortes com os reforços do BEIRA-MAR.

Com os CÃES DA VILA apurados para as semifinais na primeira posição do Grupo, triplicou a importância da última partida, a que opunha SCP a BALLISTIK, para se saber quem seria o 2º apurado do Grupo A.
Fosse quem fosse o derrotado, perderia uma posição no Ranking Final do Open, e o derrotado foram os BALLISTIK, por um contundente 0-4, uma superioridade enganadora conseguida pelo SPORTING já dentro dos últimos 90 segundos de jogo.

Ficaram fora do Podium Final os BALLISTIK, a 5 pontos do objectivo, mas poderiam perfeitamente ter também ficado 5 pontos dentro do objectivo. Fizeram uma boa época, a todos impuseram respeito, e enriqueceram-nos com jogadores e jogadas do melhor que existiu no Open 2010!

SEMIFINAIS

A primeira semifinal foi “O Jogo do Ano” para TROLLS e SPORTING. Os TROLLS não podiam perder para serem Campeões, e ao SPORTING bastava vencer para o ser.
Venceram os TROLLS por 4-0, com os últimos dois pontos dentro dos 90 segundos finais, uma vitória que veio alargar ainda mais a incógnita sobre quem seria o Campeão.

Na segunda semifinal, os surpreendentes CÃES DA VILA continuaram a surpreender, impondo uma derrota por 4-1 aos MAGMA MATER e seguindo assim para a sua primeira Final na divisão máxima do Open Portugal.

FINAL DE CONSULAÇÃO 3º e 4º lugares

SPORTING 3 - MAGMA MATER 1. Numa partida pouco espectacular, de final de época...

Objectivo atingido para os MAGMA MATER que com este resultado asseguram o 3º posto do Ranking Final da CPL. E mega ansiedade para o SPORTING, que pela primeira vez esta época não conseguiu um lugar na Final principal e pela primeira vez esta época não dependia apenas de si para ser Campeão.

FINAL

TROLLS 4 – CÃES DA VILA.COM 0, com dois pontos para os TROLLS dentro dos últimos 90 segundos.

Com este resultado os CÃES DA VILA despedem-se em grande da época 2010, confirmando uma curva ascendente no Ranking. E com este resultado, os TROLLS conseguem alcançar e empatar no topo do Ranking Final com os, desde a 1ª etapa, lideres isolados da Divisão CPL; SPORTING CLUB DE PORTUGAL.

Venceu a melhor equipa do Torneio, a que foi mais agressiva, a que desenrolou as melhores tácticas e a que as melhor interpretou. Parabéns em particular aos TROLLS, mas também a cada um dos participantes de todas as outras formações.

DESEMPATE - SPORTING vs TROLLS

Quanto mais competitivo for um Circuito, mais contente fica o Director do Circuito mas para mim, ter de recorrer à Alínea 3 do critério de desempate para decidir o Campeão de toda uma época, sabe-me a papel... preferia que as duas equipas entrassem para dentro de Campo mais meia-hora e enquanto houvessem minutos pontuava-se, no final dos 30 minutos tínhamos um Campeão dentro das redes, onde tudo devia ficar decidido.
Mas regras são regras e assim dita a regra em questão:
3.2.5. Em caso de empate na Pontuação do RANKING CPL e SPL o critério de desempate será (pela ordem indicada):
(1) Maior número de primeiros lugares, segundos, terceiros, etc... Obtidos no OPt.
(2) Maior número de vitórias nos confrontos directos.
(3) Melhor média M/S nas finais no total das provas.
(4) Melhor média M/S das pontuações nas preliminares no total das provas
(5) Menor número de penalizações individuais na equipa.

Estando as equipas completamente empatadas nos critérios 1 e 2, são Campeões da CPL do Open Portugal os TROLLS por terem uma melhor média de pontos nas finais no total de todas as provas. (mais uma vez, parabéns!)

Foi uma boa época de CPL, infelizmente marcada pela falta de algumas equipas nas jornadas finais, o que em categorias fechadas perturba sobremaneira o rolar do circuito. Mas a categoria das presentes leva-me a todos agradecer por mais um ano de Paintball.

Um obrigado especial à Gang do Megacampo: André Caramelo e Dan, e claro ao Senhor Paulo do Café Megacampo.

Por ultimo, um obrigado especial aos Euroreffs, equipa que ao longo da época mais e melhor evoluiu na CPL.

Cuidem-se malta

André Clemente, Director do Open Portugal

Sem comentários: