agosto 30, 2006

Rarissimas ainda melhor

A Xteam continua a melhorar as condições do Raríssimas.

Desta vez adicionaram ao vasto e apetitoso cabaz de ofertas, a presença da ARENA de paintball da JCT, que será montada para que o PUBLICO possa experimentar também na 1ª pessoa o nosso desporto.

Grande iniciativa, grandes condições, grandes melhorias.

Segundo o anunciado no Fórum, as inscrições não estão a corresponder ás expectativas dos Organizadores.
Existem várias entidades com eventos marcados para esta data, o que aliado ao típico “deixar para a ultima” nos apresenta neste momento uma lista de equipa inscritas um pouco vazia, mas que certamente e como sempre será esgotada atempadamente.

7Man

- XTeam
- Paintoon
- XTeam Evolution
- Bando de Irmãos
-...

5Man
- Magma
- XTeam Kids
- Delta Cafés
- Rippers
- Xteam 7th
-...

Faltam dois fins-de-semana para o evento que marcou a epoca passada.


16 fps

agosto 28, 2006

APPA continua a crescer

Os F.B.I. (Female Body Inspectors) acabam de se juntar aos APPA.
Conforme o anunciado hoje no site dos APPA http://www.appapaintball.org/portal/ , a “família” continua a aumentar.
A melhor das sortes para o pessoal do Coelho.

No mesmo Site é ainda possível saber que Luís Lopes aka Joker e Filipe Santos aka Fil, ambos ex jogadores da equipa Fénix, se juntaram aos Underground.
Uma injecção de energia e seriedade, numa equipa por si só já um ninho de virtudes.
Tudo de bom pessoal.

16 fps

agosto 24, 2006

Mais pré Congresso.

Desta vez tive a oportunidade de ouvir e trocar algumas ideias e ideais com outra das personagens que mais empenho tem dedicado á possível formação de uma FPP: o Kikas, rosto principal da Xteam e do Raríssimas.

Ainda está em projecto, mas pela validade do mesmo, alem do reconhecido esforço em prol do nosso desporto desempenhado pela Xteam, exige-se que a X passe do projecto ao concreto apresentando também as suas ideias (lista?) no 1º Congresso de Paintball.

É de facto uma solução muito credível, termos uma Oligarquia dos nossos principais representantes á frente do nosso futuro.
Na minha opinião, Metralhas, Paintpolis, Xteam, Paintugal, LPP, Renegados, Intruders, APL, APPA, Clube Raia, e companhia… devem unir forças, reunir vontades, e arrancarem com um projecto grande, um projecto ÚNICO que nos empurre para o patamar que todos almejamos.

Preocupa-me observar o aparente afastamento entre as entidades ou pessoas, preocupa-me porque me parece mais frutuoso termos todos a trabalhar num único projecto do que várias boas ideias e ideais dispersos. Mas (e repito-me) com a qualidade humana existente no nosso paintball, seja qual for a lista que saia vencedora do Congresso (desde que conduzida por pessoas minimamente credíveis) o nosso desporto ficará certamente muito bem entregue.

RARÍSSIMAS
É incrível o que a Xteam em conjunto com a Associação Raríssimas, conseguem ainda fazer por este Torneio.
Infelizmente estou obrigado á “lei” do Off Record mas acreditem que se está a trabalhar para se oferecer ainda mais e melhor aos jogadores, equipas e inclusive ao Publico.
Muito á frente o Raríssimas!

A melhor das sortes

16 fps

agosto 23, 2006

Pré Congresso.

Tive a oportunidade de trocar palavras e aclarar ideias com o Nuno Mateus, que gentilmente me disponibilizou um esboço de uma possível FPP (apenas as ideias, nada de nomes).

Gostei de quase tudo o que li e digo “quase tudo” porque na parte que trata da organização de eventos me pareceu pouco ambicioso.
Parece-me a mim que uma possível FPP deve organizar 2 grandes eventos anuais: Um de Competição e um de Recreativo. Seria uma forma de todos os jogadores se sentiram mais próximos da própria Federação, uma celebração e consolidação da própria FPP. E já agora, marcar as Assembleias para o mais próximo possível destes eventos. (mas isto é absolutamente secundário)

Irrita-me que a Federação não possa desde o inicio ter um papel mais activo na estruturação dos calendários dos principais torneios nacionais, nomeadamente: impedir a sobreposição ou demasiada proximidade de datas, mas compreendo perfeitamente que nem sequer é um assunto da sua “jurisdição”.

Percebi o empenho e a vontade de finalmente se fazer alguma coisa séria e fiquei bastante satisfeito porque o futuro do meu desporto está a ser bem preparado.
Com pessoas assim, o Congresso vai ser bem bom.

I congresso de Paintball
1º objectivo – apresentação de uma ou mais equipas de trabalho para executar os primeiros passos de formação da FPP e elaborar estatutos e regulamento interno.

E assim se separa logo á partida o Trigo do Joio… independentemente de todo o bla bla que vai suceder, o primeiro objectivo do Congresso deverá ser sempre a concretização deste primeiro pequeno passo, se não, fomos apenas passear a Vila de Rei.

16 fps

agosto 21, 2006

1º OPEN da FOZ


Disputou-se no Domingo dia 20 de Agosto, na Foz do Arelho, o 1º OPEN da FOZ. Evento que apresentou á comunidade a faceta organizativa dos PAINTLAND.

Tendo estado relativamente envolvido em todo o processo e sabedor das dificuldades inerentes á montagem de um evento com estas características, ainda por cima sendo um evento estreante, sinto-me á vontade para afirmar que o trabalho dos rapazes do Rui Félix esteve muitos furos acima das minhas melhores expectativas.

Os PAINTLAND conseguiram colocar ao serviço dos jogadores um conjunto de infra-estruturas exemplares:
- Sanitários e Balneários a dois passos da Zona de Jogadores.
- Zona de Jogadores coberta e com mesas identificadas para todas as equipas.
- Central de enchimentos muito próxima da entrada do Campo, sem interferir com o trabalho do mesmo.
- 7 arbitros em Campo.
- Prémios ou recordações para todos os presentes.
- Ambulância de prevenção no local da prova.
- Bebidas frescas e refeições quentes dentro do recinto do torneio.
- E até um Circo e uma pista de Carrinhos de Choque… eh eh…

E um lote de 10 equipas, encabeçadas pelos PAINTOON, que nos brindaram com o extra da presença efectiva do enorme ALEX CADALSO (o homem á frente dos HK ARMY).

O terreno de jogo foi um pelado passado pelas máquinas que cumpriu q.b. os requisitos de qualquer Open.
O desenho do Campo, by João Carriço, dificultou sobremaneira as defesas, privilegiando os deliciosos run-throughs, pelo que raríssimos foram os jogos monótonos, mesmo entre equipas estreantes ou verdes.

A arbitragem ficou a cargo dos PAINTLAND que liderados pelo Victor Braz fizeram um óptimo trabalho, até chegarmos ás semifinais, onde a experiência dos Tubarões se sobrepôs ao discernimento e capacidade de reacção da equipa de arbitragem. Nada de anormal, mas sempre incómodo porque pode criar injustiças.
Adorei o cuidado que tiveram para com a manutenção dos obstáculos, principalmente na difícil tarde ventosa. A forma cordial como trataram jogadores e público. E a justeza que tentaram empregar em cada uma das suas decisões.
Se tivesse que os avaliar receberiam uma nota de arbitragem média.

FORMATO DO TORNEIO
As 10 equipas presentes disputaram 5 jogos cada uma. No final desta Fase Preliminar, as 4 equipas com a melhor pontuação seguiram para as meias finais onde o 1º classificado enfrentou o 4º, e o 2º classificado enfrentou o 3º, á melhor de 3 partidas.
Os vencedores digladiaram-se na Final á melhor de três jogos, pelo maior “Bastos das Caldas” presente na vastíssima lista de Prémios e Troféus a entregar aos participantes.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO 1º OPEN DA FOZ:

10º- PMAN
Os estreantes de Abrantes fizeram o que puderam, que por vezes foi bem interessante, mas terminaram o Open com apenas um ponto, fruto do empate com os Musaspaint.

9º- NRHMODEL
Outra equipa estreante na competição, esta vinda de Leiria, que venceu o Torneios das “Sardinhas” derrotando os Pman com um promissor 3 (+4).

8- ZONA OESTE WILD CATS
Sinceramente não sei o que dizer… só sei que este lugar não é condizente com as prestações a que os ZOWC me habituaram.

7º- MUSASPAINT
A cantéra da Paintland tem aqui muita e boa fruta. Haja dinheiro, saúde, e tempo para os trabalhar, e estes miúdos rapidamente se fazem guerreiros.

6º- XPLOSIV
Os rapazes do Miguel Vieira foram a única equipa capaz de travar os finalistas Fireballs na Fase Preliminar do Torneio, ficando a uma vitória e trocos, da passagem ás Semifinais. Nada mau para um team em reconstrução para a transição.

5º- LISBON KILLERS
Derrotas com os adversários directos Metralhas 3 e Fireballs, afastaram-nos da fase seguinte. Eram os meus favoritos á final com os Toon, mas as suas individualidades (do melhor que existe em Pt) demoraram a desequilibrar.

4º- CHECKPAINT EFFECT
2 derrotas com os finalistas e depois passearam classe na passagem ás Semis. Esta é umas das equipas a que vou tentar estar mais atento ao longo da temporada porque têm potencial para rapidamente se colarem aos Tubarões de qualquer Divisão 7man da LPP, se conseguirem subir um degrau no empenho para com o desporto.

3º- METRALHAS 3
Conheço o seu Curriculum quer na LPP quer no TRN, mas na prática eram para mim desconhecidos, e foi na prática que me agradaram bastante. Fiéis seguidores do jogo dos seus “irmãos-mais-velhos”: inteligentemente agressivos e extremamente eficazes, passaram com facilidade a fase preliminar com apenas uma derrota, frente aos Checkeffect, mas sucumbiriam nas Semis em apenas duas partidas frente aos Fireballs.

2º- FIREBALLS
Foram a única equipa invicta nos Preliminares, com uma Bandeira em Transito e um empate. Passaram convincentemente os Metralhas 3 nas Semis, e deram trabalho aos Paintoon nas finais, obrigando-os a jogar uma 3ª partida. Um campeonato brilhante para uma equipa que quando começar a treinar a sério, no seu novo espaço, terá tudo para ser temível.

1º- PAINTOON
Não foi um passeio, não foi um treino fácil, mas foi a Gloria do costume!

A todos os meus parabéns.

POSITIVO
- A presença da INÊS BRAZ, a “nossa” Tri medalhista de Ouro.
- A presença do ALEX CADALSO a jogar com os Paintoon.
- A presença de algumas dezenas de PUBLICO e em particular a presença do publico feminino.
- O semi cumprimento dos HORÁRIOS.
- O AMBIENTE fora das redes.
- A presença de alguns dos principais CROMOS do fandom.
- As LEMBRANÇAS para todos os presentes.
- O MIGUEL VIEIRA, Capitão dos Xplosiv, ensinou-me uma cena na leitura do Chrony de Mesa que eu desconhecia… não digo qual porque tenho vergonha de ainda não saber.
- Foi a 1ª vez que me pediram um autógrafo no Paintball…
- SINALIZAÇÃO sonora do inicio das partidas.
- A estação de RÁDIO que cobriu o evento.
- O Sr RUI FÉLIX.

NEGATIVO
- O INTERVALO demasiado cumprido para almoço, em virtude do avanço matinal.
- Duas DISCUSSÕES feias dentro das redes.
- O VENTO da parte da tarde…
- Alguns furos nas REDES, prontamente remendados.

MOMENTOS
- O Full Face by Pee Jay no Miguel, benditas lentes.
- Os 26 segundos que o Ganso demorou para resolver uma das partidas.
- Os olhos do Rui Félix durante toda a entrega de prémios.
- Os toscos da bola na hora-de-almoço.

JOGADORES QUE DESEQUILIBRARAM:


GANSO – Paintoon
É o jogador mais espectacular da actualidade em Pt, e na minha opinião um dos melhores do Mundo na sua função. (Hoje aprendi os teus tempos, os teus movimentos e as tuas linhas, hoje sei como te travar e contigo travado os Toon têm de jogar diferente, o que aumenta as minhas possibilidades de vencer)

HUMBERTO - Paintoon

RUI – Fireballs

CASINHAS – Fireballs

PEDRO RAMALHO – Metralhas 3

GUSTAVO SANTOS – Checkpaint Effect

NUNO FRANCO – Checkpaint Effect

Ficamos á espera do próximo, Félix…

16 fps

agosto 14, 2006

Federação precisamente para quê ?


João M Pereira - Paintoon Kids 1º lugar Divisão Novice do RLX

Uma Federação, precisamente para quê?
Penso que a federação é precisa para nos trazer três grandes melhorias.

1 - Maior reconhecimento do público em geral, dos media e das entidades locais do paintball enquanto desporto sério.
Porquê? Pela simples razão da quantidade.
O conceito de uma federação é reunião de desportistas, sendo por este meio que eles se expressam, logo ser esta entidade ou uma equipa\clube singularmente a contactar uma autarquia por exemplo faz grande diferença.

2 - Da primeira resulta uma segunda razão, que para muitos p8ntballers não tem grande relevância, mas para os jogadores mais novos da minha faixa etária tem, que é o facto da entrada na faculdade como desportista de alta competição. Alguém que faça um regional, lpp e millennium, mais treinos semanais nos poucos fim-de-semana livres que ainda restam, conseguirá sem dúvida este estatuto e logo poderá dedicar ainda mais tempo ao desporto.

3 - Finalmente uma mais relacionada com o paintball em si, que seria o recenseamento de todos os jogadores e a fixação dos mesmos a uma e uma só equipa evitando aquilo que se passa hoje em dia dos "empréstimos".

Resumindo uma federação para trazer CREDIBILIDADE, tudo o resto como a exposição e apoios virá naturalmente.


Luis Mestre – Bando de Irmãos, Paintugal

Federação para:

Primeiro que tudo, para representar o paintball na dificil tarefa de o incluir na Lei de Armas e Munições, onde estamos omissos.

Regulamentar todas as provas a nível nacional (Regionais, LPP, Opens, eventos recreativos).

Implementar um "curriculo disciplinar" onde um jogador que seja penalizado no RLX, por ex, fique de facto impedido de jogar em vez de simplesmente mudar de equipa e ir fazer o OLX.

Organizar a Taça de Portugal.

Representar equatitivamente todos os praticantes a nivel nacional, na base de 1 jogador federado 1 voto (seja jogador de airball ou de recreativo).

Criar bases para os clubes terem estatuto de utilidade publica e desse modo obter apoios na sociedade civíl.

Negociar espaços (publicos ou privados) para a prática do paintball recreativo.

Assim de cabeça são as coisas que me lembro mas já dá para termos uma ideia.

Rui Cruz - B52´s, APPA

A federação deve representar um sentido de missão. Missão de representar os jogadores e trabalhar para que o crescimento sustentado do nosso desporto seja uma realidade de todos os dias.
Deverá surgir do entendimento e de uma necessidade de representação dos jogadores de paintball nacionais.
Essa representação servirá os interesses dos jogadores no território nacional mas também na legitimação da nossa voz no panorama internacional.

Neste momento, a necessidade está latente em praticamente todos os jogadores. Estes esforços mais recentes e o primeiro congresso são já o reflexo disso, são as primeiras acções que levantarão a federação.
Não quer dizer que estejamos muito perto de a criarmos, mas quer definitivamente dizer que estamos mais perto do que nunca de a ter.
A "vox populi" deu vida a estas iniciativas e será por ela que a federação surgirá.

Se me perguntasses qual é a preocupação número um neste esforço, eu responderia: consenso. Consenso é tudo o que precisamos para sabermos o momento exacto em que a federação pode arrancar. Sem o consenso generalizado, a federação não deve arrancar. O consenso é o exercício que legitimará a alma da federação. É o que dará aos seus representantes eleitos a moral e a força para carregarem o peso. E peso haverá e muito, sem dúvida.
Devemos lutar contra a pressa de criar uma federação que não seja legitimada pelo maior número de jogadores possível.

Qual é então o primeiro passo para que a federação se torne num objectivo mais visível?
É fundamentarmos a missão da federação. O que deve ser, o que deve representar, mais do que como. Quando tivermos essa visão, então poderemos avançar para o próximo passo que é: como deverá funcionar a federação.
Penso que isto é um erro em que se cai algumas vezes e acredito que pode ter sido isto que minou as tentativas anteriores. Um pouco como uma nova democracia, não é pelas leis que se deve começar mas sim pela constituição. O que nos temos de esforçar agora é na criação de uma visão unificada do que a federação deve ser.

Eu poderia sugerir qualquer coisa como isto para a sua primeira frase:
" A Federação Portuguesa de Paintball é um organismo cujo propósito é a melhoria e o avanço do paintball, no território nacional e no estrangeiro."
Não diz muito, nem é muito específica e por isso é que é uma excelente candidata. Porque a visão, ou a missão como preferires, não deve limitar a forma como ela será implementada. Serve apenas para balizar em termos morais o que deve ser o objectivo maior de todos os que participarem na sua criação e no seu dia-a-dia.
Deverá falar o mais alto possível, sendo o mais abstracta possível.

Não tenho objectivos muito ambiciosos para este primeiro congresso. Se saíssemos de lá com um rascunho do sentido de missão da federação, penso que sairia muito satisfeito. Mas nem sequer penso muito nisso. Apenas acho que devemos trabalhar para dar mais um passo no sentido de termos um consenso. A fórmula para o conseguir, penso que se deve apoiar na tentativa de compreender todos os pontos de vista. Não digo concordarmos com tudo, digo esforçarmo-nos para compreender o ponto de vista dos que têm a coragem de se chegar à frente com a sua opinião e pô-la ao escrutínio de todos.

Como disse o Dr. Martin Luther King: "Eu tenho um sonho... que a irmandade dos homens se tornará uma realidade." também eu tenho um sonho em que os jogadores conseguirão pôr de lado diferenças e que se esforçarão verdadeiramente para fazer progredir este desporto.
No fundo é o que todos pedimos: um esforço.

José Santos Troll / Fénix / FBI

Uma federação para duas coisas:
1) Promover o desporto
2) Proteger os interesses dos jogadores

Tudo o resto (organização de campeonatos/torneios, regular a actividade,seguros,...), são detalhes que devem ser implementados, tendo em contaos recursos que uma federação venha a ter.
Mas nunca esquecendo os 2 objectivos para a sua criação.


João A Carriço – Fundador da LPP, Organizador do OLX e jogador dos TROLLS

Volto a reforçar a minha ideia: federação sim mas ainda não.

Tudo se está a aproximar a passos largos para tal acontecer com a criação dos mega clubes de equipas mas vamos ver o que acontece até ao final do ano e quantos mega clubes se mantem mega... e na verdade esses mega clubes são 3 ou 4 (appa, Xplosiv, Xteam, Metralhas) o que irá criar um oligopólio na federação que poderá (ou não) prejudicar equipas que não lhes pertençam.

O que eu acho que bem se feito e coordenado (e isso vai ser muuuuiiiitttttooooo dificil) devem ser as competências de uma federação e porquê (não é uma lista exaustiva nem nada que se pareça mas o que me lembro em poucos minutos):

1) Registo do numero de jogadores de competição e de recreativo do pais (não estou a falar dos jogadores de rec de primeira vez mas sim dos que jogam regularmente como os das 10 equipas do R-Team por exemplo) : Uma federação tem de saber qual o verdadeiro "universo" de participantes da modalidade em que se enquadra. Eu aposto em 700-800 jogadores de painball em PT no maximo dos maximos.

2) Ajudar na divulgação da modalidade: Criação de documentos sobre o que é paintball, ajudar a organizações de provas que estejam registadas na federação a fazer a divulgação de eventos, Desmistificar a visão da comunidade sobre o paintball.

3) Criação de conjunto de regras e regulamentos standard para o pais de forma a poder uniformizar os torneios: Esta aqui é mesmo dificil mas pode ser que estejamos mais perto do que parece.

Isto é para o Paintball de Competição. Para paintball recreativo muitas coisas podem ser feitas semelhantes ao excelente trabalho da associação Paintugal.
Estes 3 objectivos considero que são primários para o sucesso de uma federação.

O que a federação não pode fazer :

1)Impedir a realização de provas , podem ser sancionadas ou não.

2)Registar marcadores

3)Pretender legislar ou interferir em vendas comerciais

4)Ter qualquer interesse economico (senão passa a ser uma empresa)

5)Colocar qualquer interesse financeiro ou comercial de terceiros à frente dos interesses dos jogadores.

Ou seja veria uma eventual federação apenas como um organismo regulador e certificador do bom paintball em Portugal. Um pouco como uma fusão entre o que a LPP conseguiu para o paintball competitivo em Portugal e o que os Renegados e a Paintugal conseguiu para o paintball recreativo.

Agora se acho que a Federação vai ser de facto algo util nos proximos tempos? Não... Conheço bem várias equipas para saber que tem vários interesses e diferentes modos de estar (desde o empenho e disponibilidade que podem dar à modalidade e ao desporto até ao modo de o praticarem) no paintball para conseguirem chegar a um lugar comum.
Vai correr muita tinta e dar-se muito ao dedo em foruns mas do ponto de vista pratico vai ser sobretudo tempo perdido (ou não...há quem tenha muito tempo livre ;-))

Espero ter ofendido várias pessoas com estas declarações..senão o fiz algo está errado e não valeu a pena o tempo que estive a teclar. Pois somente pessoas ofendidas é que fazem algo por amor à camisola e é isso que tem de ser feito. Provem a este Velho do Queluz (peço desculpa mas não moro no Restelo) que está errado...só quando as pessoas tiverem capacidade de encaixe para dizerem o que pensam e outros não ficarem ofendidos é que vão começar a trabalhar nos objectivos a sério.

Play Hard, Play Fair or Play Elsewhere

Luis Miguel – Renegados / Lobos / B.I.

Quanto à questão acho que neste momento a pergunta será quem irá formar a suposta federação e em que termos, tem alguma experiência no meio?? Algumas das pessoas que falam em formar uma federação devem ter uns 6 meses a 1 ano de Paintball e isso sim deixa-me preocupado será que aguentam as pressões vindas dos grandes "senhores"??, espero que sim, porque uma federação quer-se isenta de qualquer pressão ou arranjinhos.


Quanto ao timing, penso que enquanto não houver uma união bastante sólida das várias associações, clubes e Liga e principalmente dos jogadores, em que se lute por melhores condições para todos nós e que de uma vez por todas não se olhe para o próprio umbigo então ai penso que uma federação faz sentido, neste momento não vejo que traga assim vantagens por ai alem.

Kikas – Xteam

Uma federação quando aparece no caso do paintball, é para ocupar o espaço que existe vago no nosso desporto. Agora penso que estão todas as Associações, equipas, etc etc, a chegar ao ponto de se poderem tornar concorrentes, parceiros, etc etc etc dos habituais fornecedores de bola. A história do paintball nacional poderá ser outra.

Primeiro a Federação deve aparecer e delinear o seu trabalho por fases.

1ªfase - Criar o estatuto de jogador federado, quer para jogadores de competição ou recreativo, criar um meio de fiscalização para campos e torneios, divulgar ao máximo o desporto e procurar apoios, unir todas as associações, clubes, etc etc

2ª Fase - Criar um calendário para torneios nacionais, regionais, etc, estar em sintonia com a liga e com os diferentes regionais e onde estes se poderem movimentar. Criar uma estrutura nacional de apoio. Associações Regionais.

3ª Fase - Ser o órgão máximo do paintball nacional, onde todos devem-se respeitar e ter lugar, acabar com as guerrilhas e colocar em ordem tudo o que ponha em causa o paintball nacional.
Ser o defensor incondicional dos jogadores e equipas de paintball.

Uma federação não pode ser feita á revelia de todos, mas também nem todos poderam participar nesta primeira fase.
Um congresso com eleições, etc etc etc para criar uma federação é começar a casa pelo telhado. Deixar, equipas ou Associações fortes fora do processo poderá colocar em risco a unidade do paintball. Fazer reuniões quase "clandestinas" ainda pior.

Acho que a Federação deve aparecer de uma plataforma de 5 a 7 equipas e nunca de um congresso ou de eleições onde as amizades contaram mais alto que a competência para as coisas serem feitas, e quando ao que me parece quem tem direito a voto é que paga para estar no congresso, está completamente fora de qualquer consenso.

Vejam o caso do trabalho associativo dos APPA ou dos Paintugal, acham que poderam ficar de fora? Eu pessoalmente penso que não alinharia sem pelo menos estas duas associações, e será que vão estar representadas?

Bem, pensem bem antes de colocar em causa tudo o que poderá ser construído com pés e cabeça.

Nuno Mateus - Clube Raia Aventura, Paintbolix, Organizador do 1º Congresso de Paintball

A FPP (quanto a mim) virá unicamente a preencher as falhas que o nosso paintball apresenta a nivel de estruturação, organização e sobretudo a nivel de protecção do jogador, e de maneira nenhuma poderá substituir as diversas organizações que já existem, quer seja em paintball de competição, quer seja em paintball de mato, e quer seja lojas ou associações.

Também será a entidade que representará a nossa modalidade nas mais diversas situações, quer seja a nivel governamental ou dos media.

É claro que a sua politica vai depender fundamentalmente dos projectos da 1ª direcção, porque as outras direcções seguintes terão uma tendência para seguir as mesmas linhas directivas e dar continuidade ao trabalho já executado.

Poderia-se passar horas a falar do que a FPP poderia ou não fazer e o pros e contras de algumas funções, mas de momento talvez seja cedo para se decidir sobre isso.

-----------------------------------

Muito obrigado
16 fps



agosto 11, 2006

A vida continua...


É oficial: a X-TEAM firmou um acordo de parceria com a empresa Estratego.

Cinco equipas, duas delas Pro, de onde naturalmente se destaca o núcleo de ex Kidz Redz certamente candidatos a todos os Podiuns finais.

Mais de 40 jogadores e todo o saber, empenho e categoria, que este grupo de pessoas tem entregue ao nosso desporto na sua curta, mas mega produtiva, existência.

Os X voltaram a casa.

Espreitem o site renovado in: http://www.xteampaintballclube.com/



Ouve-se por ai que os KULT também já decidiram o seu fornecedor de Tinta para a próxima época: a PM.
A melhor das sortes para esta nova aventura.

Com o regresso da X-team á Estratego, cria-se um vazio para o veterano RUI CUNHA, um base de eleição neste momento sem equipa.

Passará pelos Kult o seu futuro? A ser assim, teremos os Kult mais fortes de sempre!

É quase certa a entrada do ex Fénix & Trolls, JOSÉ SANTOS para a equipa FBI.
Espero que com este boost de energia e confiança os FBI possam dar o salto para as Divisões de 7man.

Com que bola jogarão é ainda uma questão em aberto mas eu apostaria na Tomahawk…



De saída do nosso desporto temos um dos principais responsáveis pela sobrevivência dos Lobos à transição do Paintball de Mato para o Paintball de Estádio.
Gaspar, o mítico Timoneiro da Alcateia despede-se do lado de dentro das redes, mas espero que fique comigo nas bancadas ainda por muitos e bons anos a ver os nossos rebentos serem muito melhores que nós.
Tudo de bom parceiro.


Uma boa equipa de quem muito pouco se sabe no concreto são os APM, que com o regresso dos manos Jacob, somado ao ingresso de outro núcleo de ex Kidz Redz, têm quase tudo para dar trabalho a quase toda a gente.
Boa sorte pessoal



Falta pouco para se esgotarem os temas cor-de-rosa e recomeçar a Tinta, que é o que interessa!

16 FPS

agosto 10, 2006

Nuno Ossos - Rapidinha

Nuno Ossos surgiu do nada á apenas 3 épocas, e neste curto espaço de tempo passou de (mais um) Puto Bomba para o estatuto de “um dos nossos melhores guerreiros”.
Actualmente faz parte da formação dos Paintoon onde os seus desequilíbrios têm vindo a fazer história.
Propuz-lhe uma "rapidinha".
Arranca choné!!..



"- Porque é que os Paintoon são a melhor equipa portuguesa e uma das melhores da Europa? O que vos torna tão melhores que os adversários?"

- Antes de mais obrigado por considerares os Paintoon como uma das melhores da Europa...!
O que faz com que sejamos a melhor equipa nacional e uma das melhores da Europa, é sem duvida todos os valores individuais que possuímos: Hugo, Humberto, Diogo, Tiago, Filipe, Ganso, Jaime e Gil são só dos melhores jogadores que ha neste momento em Portugal , juntando a isso a união que existe dentro da equipa, o espírito ganhador e a vontade de vencer que todos temos... Só temos que fazer boa figura...
Para se vencer tem de se querer muito, eu em Portugal vejo várias vezes equipas a entrar para campo já com o espírito derrotado, como o Hugo diz "no paintball não há heróis", se querem ganhar tem de querer primeiro no seio da equipa e depois exprimir no campo essa vontade...
Ja agora aproveito para dizer que a nossa boa campanha no Millennium Series deve-se muito a um grande apoio que temos em todas as provas, tanto no local como via internet, telefone, etc... E é claro que nada seria possível sem a preciosa ajuda da Ponto de Mira que tem sido incansável.

"- Quem são as equipas que vos podem acompanhar (todos os Toon que entrevistei me falaram dos Metralhas...) e porquê que temes essas equipas?"

Penso que os Paintoon em Portugal estão a lutar com equipas cada vez mais capazes e mais fortes, acho que os Metralhas os Paintoon Bunkerkids, Trolls ou Pintabolas e agora a nova equipa da Xteam cheia de miudos , podem acompanhar o andamento dos Paintoon, basta "quererem pagar o preço" como nós pagamos. Porque se os Paintoon ganham, não é só por causa de terem melhores condições que as outras equipas... Os Paintoon ganham porque não falham um Millennium, mesmo que lhes saia do bolso, ninguém passa a ser o melhor sem dar no duro, foi isto que me ensinaram dentro da equipa!!!
Portanto o que espero é que todos comecem a crescer, para os Paintoon crescerem com os outros!!

"- O teu melhor momento paintebolistico?"

Para mim são tantos, todos os dias que dou um tiro nem que seja num treino é um bom momento... Mas focalizando tenho talvez 3:
- quando ganhamos World Cup Paris 05, por ter sido a minha 1ª vitoria num MS e por estar uma bancada de tugas eufóricos mesmo ali ao nosso lado.
- quando joguei em Marselha pelos XSV em Champions League, e quando joguei com "Os Meninos" no regional do norte...
E é claro que estar onde estou com apenas 2 anos de paintball de competição é sempre um bom momento.


"- O que esperas desta época?"

Espero que os Paintoon continuem em alta cá dentro e por essa Europa fora, penso que temos potencial para ficar ainda melhor classificados no Millennium Series, basta os apoios certos ;)
Em termos individuais, espero continuar a evoluir como até aqui.

"- Federação, o que pensas ?"

Penso que uma Federação so iria ajudar em tudo o nosso desporto, para angariar apoios, quem sabe profissionalização, em termos legais, etc...

"- Uma pergunta que gostasses que eu te fizesse e a respectiva resposta?"

Qual querias que fosse a tua próxima conquista?
Ganhar uma prova de CPL. Até dizia ser considerado o melhor jogador nacional, "mas não está no meu ser...."

Abraço Nuno "OSSOS"


16 fps

agosto 09, 2006

Paintpolis também assinam com a Estratego.

Miguel Vieira e Paulo Jorge ambos jogadores da equipa Xplosiv, com o apoio do Xico (Pintabolas) e Rui (Energy) uniram objectivos e esforços no CLUBE PAINTPOLIS.

Um “pacote de 10 equipas, onde naturalmente se destacam:
- As 4 equipas dos Energy, vencedores da principal Divisão da ultima edição do Campeonato Regional do Porto, e com 2 equipas nos 4 primeiros lugares da Classe Iniciados, para alem de mais 3 podiuns finais em 3 Divisões da LPP.
- As duas equipas Pintabolas (Associação de Paintball de Arruda dos Vinhos), vice campeões da Divisão principal do OLX e sempre temíveis em qualquer Divisão de qualquer Torneio.
- E os Xplosiv, vice campeões da última edição do OLX na Divisão de 5 homens.

EQUIPAS do CLUBE PAINTPOLIS
- DEMOLITION
- ENERGY
- ENERGY 2
- ENERGY X
- ENERGY DARK
- LOGICAL
- PINTABOLAS
- PINTABOLAS NG
- SLAYERS
- XPLOSIV

No comunicado do Clube pode ler-se ainda que esta época estarão representados nos torneios da LPP, no Regional Norte, no Open de Lisboa e no Millennium Series.
Faltando-lhes apenas estar representados na Liga Xball para que a representatividade competitiva seja absoluta.

É muito interessante este fenómeno dos mega Revendedores, Cooperativas, Associações, Clubes, whatever…tipo Paintpolis, Intruders, B.I, APPA, Xteam…
Finalmente as empresas começam a ser forçadas a baixar o preço da Tinta perante estas mega propostas de compra, e sempre que o preço da Tinta baixa nós damos um passo em frente, graças a alguns mais arrojados que dão a cara para defenderem os seus interesses e por arrasto os interesses do seu “pacote” de equipas, carregando todo o nosso desporto para outro patamar. A vocês, muito obrigado.

A nível económico esta época representa a 3ª grande evolução na história do Paintball.
A 1ª foi quando a Associação Portuguesa de Paintball (APP) presidida por Álvaro Mesquita (e onde se encontravam vários nomes sonantes do fandom, como eu o Filipe Mendes, o Julião Reis, o Carlos Santos e o António Silva) conseguimos que nos Torneios a bola deixa-se de ser vendida ao preço único de 10 escudos (5 cêntimos) passando cada equipa a jogar com a bola ao seu preço de contracto.
A 2ª foi a semi profissionalização do Hugo Domingues.
E esta época estamos perante a 3ª grande revolução: o assumir das equipas revendedoras de Tinta.

Se ao nível empresarial estou muito satisfeito com o rumo do meu desporto, já ao nível desportivo estou um pouco apreensivo. A ideia do que um (ou mais) destes grupos pode fazer a um Torneio caso decidam adoptar uma postura de intransigência perante qualquer situação, pode ser devastadora para essa competição. Vão ser precisas pessoas fortes e coerentes para tratar das quezílias, e a educação e ponderação de todas as partes vai ser mais necessária que nunca.

A melhor das sortes para todos, mas principalmente para o nosso desporto.


16 fps

agosto 06, 2006

Ninguem vai á Praia?

Ouve-se por ai que:

É muito forte a possibilidade de um dos núcleos de jogadores mais produtivos do paintball nacional, encabeçados por Gustavo Melo, se juntarem aos Bunker Kids no que poderá ser a génese de mais uma super-equipa.
Estamos na época dos Mega-Teams?

A X-team Paintball Clube esta época vai jogar com Tomahawk.
Esta “cooperativa” que inclui 4 equipas de 7man, e que é sem qualquer dúvida um dos elementos que mais e melhor tem feito pelo nosso desporto nas duas ultimas épocas, apresta-se a regressar á empresa que os viu nascer.
Para alem do Raríssimas, esta época a X-team anuncia projectos tão interessantes como a estreia da Academia de Paintball, ou a super-formação X-team Vengeance (?)…

E pode-se ler in www.paintball.com.pt que:

André, o puto revelação do OLX a jogar pelos Lobos, muda-se para os vizinhos Trolls.

Diogo Viana, outro puto a bombar pa cacete, muda-se da X-Team para os Kult.

Mário Santos e Hugo Bettencourt dos ex-Lvsos, juntam-se á família APPA.

Romão e CC (ex-Pintabolas NG), assinam pela X-Team 7th.

Quente, muito quente, o defeso da Tinta.

16 fps

agosto 03, 2006

Castelo Branco a empurrar na direcção certa!

E temos as duas principais entidades da região de Castelo Branco num frenesim de actividade.

O Clube de Paintball de Castelo Branco, presidido pelo Abel Louro, acabou de fechar contracto com a PM, e lança-se já num projecto que embora não seja pioneiro, é sem duvida um projecto louvável do qual se esperam muitos frutos: A criação de uma escola de Paintball para crianças, na qual será oferecido algum material para a prática da modalidade.
O início desta actividade está previsto para Setembro de 2006 com a presença do mais mítico dos jogadores do nosso desporto: Hugo Domingues.

Também para Setembro de 2006, o Clube Raia Aventura, presidido pelo Nuno Mateus, que recentemente fechou contracto com a empresa Estratego, convida todos os interessados pelo nosso desporto a estarem presentes no 1º Congresso Nacional de Paintball, a realizar em Vila de Rei, o centro geodésico de Portugal continental.
Ainda não existe uma data definitiva para este evento mas prevê-se que venha a suceder no dia 17 de Setembro e tendo a criação de uma Federação Portuguesa de Paintball como batuta, espera-se também que seja mega concorrido.

A melhor das sortes para o pessoal de Castelo Branco, a darem uma força muito grande ao nosso desporto.

16 fps

agosto 01, 2006

Divagando no X...

Anuncio:
As marcas de tinta até agora patrocinadoras da Liga Xball Lite são:

Duke

Tomahawk


Ainda falta algum tempo mas se as coisas continuarem como estão vamos ter um evento paintebolistico importante em que o nome dos “Do costume” não constará nos lugares do costume.

Será a primeira vez que os “magníficos” não estarão nos primeiros lugares de um evento de paintball em Lisboa, o que abre perspectivas interessantíssimas para os participantes, porque honestamente, dos Paintoon para baixo parece-me existir equilíbrio tal que ninguém é capaz de apontar a 2ª melhor equipa nacional com exactidão (Torres Novas foi o exemplo prático).

Por isso antecipa-se uma Liga realmente emocionante e desportivamente mega competitiva, o problema é que eu quero que os Paintoon percam mas odeio que os Paintoon não possam ganhar.
No máximo depois da 2ª prova, os Toon rendem-se ou fazem render, e vão enriquecer a Liga Xball Lite, também como equipa… entretanto ganha e cresce a moral dos presentes.

Tenho sempre muita dificuldade em opinar sobre o que se passa por terras do Norte, mas parece-me que sempre que for possível a presença dos Metralhas e dos Energy é um Must para se puder realmente jogar na presença de todos os melhores.

E ha uma equipa Algarvia que também já devia ser levada muito a serio...

A melhor das sortes para a Liga Xball com um começo tão atribulado.

16 fps