agosto 14, 2006

Federação precisamente para quê ?


João M Pereira - Paintoon Kids 1º lugar Divisão Novice do RLX

Uma Federação, precisamente para quê?
Penso que a federação é precisa para nos trazer três grandes melhorias.

1 - Maior reconhecimento do público em geral, dos media e das entidades locais do paintball enquanto desporto sério.
Porquê? Pela simples razão da quantidade.
O conceito de uma federação é reunião de desportistas, sendo por este meio que eles se expressam, logo ser esta entidade ou uma equipa\clube singularmente a contactar uma autarquia por exemplo faz grande diferença.

2 - Da primeira resulta uma segunda razão, que para muitos p8ntballers não tem grande relevância, mas para os jogadores mais novos da minha faixa etária tem, que é o facto da entrada na faculdade como desportista de alta competição. Alguém que faça um regional, lpp e millennium, mais treinos semanais nos poucos fim-de-semana livres que ainda restam, conseguirá sem dúvida este estatuto e logo poderá dedicar ainda mais tempo ao desporto.

3 - Finalmente uma mais relacionada com o paintball em si, que seria o recenseamento de todos os jogadores e a fixação dos mesmos a uma e uma só equipa evitando aquilo que se passa hoje em dia dos "empréstimos".

Resumindo uma federação para trazer CREDIBILIDADE, tudo o resto como a exposição e apoios virá naturalmente.


Luis Mestre – Bando de Irmãos, Paintugal

Federação para:

Primeiro que tudo, para representar o paintball na dificil tarefa de o incluir na Lei de Armas e Munições, onde estamos omissos.

Regulamentar todas as provas a nível nacional (Regionais, LPP, Opens, eventos recreativos).

Implementar um "curriculo disciplinar" onde um jogador que seja penalizado no RLX, por ex, fique de facto impedido de jogar em vez de simplesmente mudar de equipa e ir fazer o OLX.

Organizar a Taça de Portugal.

Representar equatitivamente todos os praticantes a nivel nacional, na base de 1 jogador federado 1 voto (seja jogador de airball ou de recreativo).

Criar bases para os clubes terem estatuto de utilidade publica e desse modo obter apoios na sociedade civíl.

Negociar espaços (publicos ou privados) para a prática do paintball recreativo.

Assim de cabeça são as coisas que me lembro mas já dá para termos uma ideia.

Rui Cruz - B52´s, APPA

A federação deve representar um sentido de missão. Missão de representar os jogadores e trabalhar para que o crescimento sustentado do nosso desporto seja uma realidade de todos os dias.
Deverá surgir do entendimento e de uma necessidade de representação dos jogadores de paintball nacionais.
Essa representação servirá os interesses dos jogadores no território nacional mas também na legitimação da nossa voz no panorama internacional.

Neste momento, a necessidade está latente em praticamente todos os jogadores. Estes esforços mais recentes e o primeiro congresso são já o reflexo disso, são as primeiras acções que levantarão a federação.
Não quer dizer que estejamos muito perto de a criarmos, mas quer definitivamente dizer que estamos mais perto do que nunca de a ter.
A "vox populi" deu vida a estas iniciativas e será por ela que a federação surgirá.

Se me perguntasses qual é a preocupação número um neste esforço, eu responderia: consenso. Consenso é tudo o que precisamos para sabermos o momento exacto em que a federação pode arrancar. Sem o consenso generalizado, a federação não deve arrancar. O consenso é o exercício que legitimará a alma da federação. É o que dará aos seus representantes eleitos a moral e a força para carregarem o peso. E peso haverá e muito, sem dúvida.
Devemos lutar contra a pressa de criar uma federação que não seja legitimada pelo maior número de jogadores possível.

Qual é então o primeiro passo para que a federação se torne num objectivo mais visível?
É fundamentarmos a missão da federação. O que deve ser, o que deve representar, mais do que como. Quando tivermos essa visão, então poderemos avançar para o próximo passo que é: como deverá funcionar a federação.
Penso que isto é um erro em que se cai algumas vezes e acredito que pode ter sido isto que minou as tentativas anteriores. Um pouco como uma nova democracia, não é pelas leis que se deve começar mas sim pela constituição. O que nos temos de esforçar agora é na criação de uma visão unificada do que a federação deve ser.

Eu poderia sugerir qualquer coisa como isto para a sua primeira frase:
" A Federação Portuguesa de Paintball é um organismo cujo propósito é a melhoria e o avanço do paintball, no território nacional e no estrangeiro."
Não diz muito, nem é muito específica e por isso é que é uma excelente candidata. Porque a visão, ou a missão como preferires, não deve limitar a forma como ela será implementada. Serve apenas para balizar em termos morais o que deve ser o objectivo maior de todos os que participarem na sua criação e no seu dia-a-dia.
Deverá falar o mais alto possível, sendo o mais abstracta possível.

Não tenho objectivos muito ambiciosos para este primeiro congresso. Se saíssemos de lá com um rascunho do sentido de missão da federação, penso que sairia muito satisfeito. Mas nem sequer penso muito nisso. Apenas acho que devemos trabalhar para dar mais um passo no sentido de termos um consenso. A fórmula para o conseguir, penso que se deve apoiar na tentativa de compreender todos os pontos de vista. Não digo concordarmos com tudo, digo esforçarmo-nos para compreender o ponto de vista dos que têm a coragem de se chegar à frente com a sua opinião e pô-la ao escrutínio de todos.

Como disse o Dr. Martin Luther King: "Eu tenho um sonho... que a irmandade dos homens se tornará uma realidade." também eu tenho um sonho em que os jogadores conseguirão pôr de lado diferenças e que se esforçarão verdadeiramente para fazer progredir este desporto.
No fundo é o que todos pedimos: um esforço.

José Santos Troll / Fénix / FBI

Uma federação para duas coisas:
1) Promover o desporto
2) Proteger os interesses dos jogadores

Tudo o resto (organização de campeonatos/torneios, regular a actividade,seguros,...), são detalhes que devem ser implementados, tendo em contaos recursos que uma federação venha a ter.
Mas nunca esquecendo os 2 objectivos para a sua criação.


João A Carriço – Fundador da LPP, Organizador do OLX e jogador dos TROLLS

Volto a reforçar a minha ideia: federação sim mas ainda não.

Tudo se está a aproximar a passos largos para tal acontecer com a criação dos mega clubes de equipas mas vamos ver o que acontece até ao final do ano e quantos mega clubes se mantem mega... e na verdade esses mega clubes são 3 ou 4 (appa, Xplosiv, Xteam, Metralhas) o que irá criar um oligopólio na federação que poderá (ou não) prejudicar equipas que não lhes pertençam.

O que eu acho que bem se feito e coordenado (e isso vai ser muuuuiiiitttttooooo dificil) devem ser as competências de uma federação e porquê (não é uma lista exaustiva nem nada que se pareça mas o que me lembro em poucos minutos):

1) Registo do numero de jogadores de competição e de recreativo do pais (não estou a falar dos jogadores de rec de primeira vez mas sim dos que jogam regularmente como os das 10 equipas do R-Team por exemplo) : Uma federação tem de saber qual o verdadeiro "universo" de participantes da modalidade em que se enquadra. Eu aposto em 700-800 jogadores de painball em PT no maximo dos maximos.

2) Ajudar na divulgação da modalidade: Criação de documentos sobre o que é paintball, ajudar a organizações de provas que estejam registadas na federação a fazer a divulgação de eventos, Desmistificar a visão da comunidade sobre o paintball.

3) Criação de conjunto de regras e regulamentos standard para o pais de forma a poder uniformizar os torneios: Esta aqui é mesmo dificil mas pode ser que estejamos mais perto do que parece.

Isto é para o Paintball de Competição. Para paintball recreativo muitas coisas podem ser feitas semelhantes ao excelente trabalho da associação Paintugal.
Estes 3 objectivos considero que são primários para o sucesso de uma federação.

O que a federação não pode fazer :

1)Impedir a realização de provas , podem ser sancionadas ou não.

2)Registar marcadores

3)Pretender legislar ou interferir em vendas comerciais

4)Ter qualquer interesse economico (senão passa a ser uma empresa)

5)Colocar qualquer interesse financeiro ou comercial de terceiros à frente dos interesses dos jogadores.

Ou seja veria uma eventual federação apenas como um organismo regulador e certificador do bom paintball em Portugal. Um pouco como uma fusão entre o que a LPP conseguiu para o paintball competitivo em Portugal e o que os Renegados e a Paintugal conseguiu para o paintball recreativo.

Agora se acho que a Federação vai ser de facto algo util nos proximos tempos? Não... Conheço bem várias equipas para saber que tem vários interesses e diferentes modos de estar (desde o empenho e disponibilidade que podem dar à modalidade e ao desporto até ao modo de o praticarem) no paintball para conseguirem chegar a um lugar comum.
Vai correr muita tinta e dar-se muito ao dedo em foruns mas do ponto de vista pratico vai ser sobretudo tempo perdido (ou não...há quem tenha muito tempo livre ;-))

Espero ter ofendido várias pessoas com estas declarações..senão o fiz algo está errado e não valeu a pena o tempo que estive a teclar. Pois somente pessoas ofendidas é que fazem algo por amor à camisola e é isso que tem de ser feito. Provem a este Velho do Queluz (peço desculpa mas não moro no Restelo) que está errado...só quando as pessoas tiverem capacidade de encaixe para dizerem o que pensam e outros não ficarem ofendidos é que vão começar a trabalhar nos objectivos a sério.

Play Hard, Play Fair or Play Elsewhere

Luis Miguel – Renegados / Lobos / B.I.

Quanto à questão acho que neste momento a pergunta será quem irá formar a suposta federação e em que termos, tem alguma experiência no meio?? Algumas das pessoas que falam em formar uma federação devem ter uns 6 meses a 1 ano de Paintball e isso sim deixa-me preocupado será que aguentam as pressões vindas dos grandes "senhores"??, espero que sim, porque uma federação quer-se isenta de qualquer pressão ou arranjinhos.


Quanto ao timing, penso que enquanto não houver uma união bastante sólida das várias associações, clubes e Liga e principalmente dos jogadores, em que se lute por melhores condições para todos nós e que de uma vez por todas não se olhe para o próprio umbigo então ai penso que uma federação faz sentido, neste momento não vejo que traga assim vantagens por ai alem.

Kikas – Xteam

Uma federação quando aparece no caso do paintball, é para ocupar o espaço que existe vago no nosso desporto. Agora penso que estão todas as Associações, equipas, etc etc, a chegar ao ponto de se poderem tornar concorrentes, parceiros, etc etc etc dos habituais fornecedores de bola. A história do paintball nacional poderá ser outra.

Primeiro a Federação deve aparecer e delinear o seu trabalho por fases.

1ªfase - Criar o estatuto de jogador federado, quer para jogadores de competição ou recreativo, criar um meio de fiscalização para campos e torneios, divulgar ao máximo o desporto e procurar apoios, unir todas as associações, clubes, etc etc

2ª Fase - Criar um calendário para torneios nacionais, regionais, etc, estar em sintonia com a liga e com os diferentes regionais e onde estes se poderem movimentar. Criar uma estrutura nacional de apoio. Associações Regionais.

3ª Fase - Ser o órgão máximo do paintball nacional, onde todos devem-se respeitar e ter lugar, acabar com as guerrilhas e colocar em ordem tudo o que ponha em causa o paintball nacional.
Ser o defensor incondicional dos jogadores e equipas de paintball.

Uma federação não pode ser feita á revelia de todos, mas também nem todos poderam participar nesta primeira fase.
Um congresso com eleições, etc etc etc para criar uma federação é começar a casa pelo telhado. Deixar, equipas ou Associações fortes fora do processo poderá colocar em risco a unidade do paintball. Fazer reuniões quase "clandestinas" ainda pior.

Acho que a Federação deve aparecer de uma plataforma de 5 a 7 equipas e nunca de um congresso ou de eleições onde as amizades contaram mais alto que a competência para as coisas serem feitas, e quando ao que me parece quem tem direito a voto é que paga para estar no congresso, está completamente fora de qualquer consenso.

Vejam o caso do trabalho associativo dos APPA ou dos Paintugal, acham que poderam ficar de fora? Eu pessoalmente penso que não alinharia sem pelo menos estas duas associações, e será que vão estar representadas?

Bem, pensem bem antes de colocar em causa tudo o que poderá ser construído com pés e cabeça.

Nuno Mateus - Clube Raia Aventura, Paintbolix, Organizador do 1º Congresso de Paintball

A FPP (quanto a mim) virá unicamente a preencher as falhas que o nosso paintball apresenta a nivel de estruturação, organização e sobretudo a nivel de protecção do jogador, e de maneira nenhuma poderá substituir as diversas organizações que já existem, quer seja em paintball de competição, quer seja em paintball de mato, e quer seja lojas ou associações.

Também será a entidade que representará a nossa modalidade nas mais diversas situações, quer seja a nivel governamental ou dos media.

É claro que a sua politica vai depender fundamentalmente dos projectos da 1ª direcção, porque as outras direcções seguintes terão uma tendência para seguir as mesmas linhas directivas e dar continuidade ao trabalho já executado.

Poderia-se passar horas a falar do que a FPP poderia ou não fazer e o pros e contras de algumas funções, mas de momento talvez seja cedo para se decidir sobre isso.

-----------------------------------

Muito obrigado
16 fps



Sem comentários: