setembro 26, 2006

OLX 1ª jornada


Foi a 1ª vez que tive medo.

Desculpem-me aqueles que procuram a minha opinião sobre as suas equipas e aqueles que apenas lêem o Dream Team.
Só consegui ver dois jogos na íntegra: Voodoo – Estratego e Voodoo – BK, por isso tudo o que posso opinar sobre as equipas é com base apenas nos resultados escritos, e qualquer um de vocês sabe melhor do que eu quem brilhou ou não ao longo da jornada.

Deram-me a oportunidade de estar bem dentro da construção de mais um degrau no Paintball em Lisboa: o dia em que o Paintball em Lx deixou de ser um Evento para se tornar num Torneio.
Um dia histórico, e eu estive lá.

250 jogadores
34 equipas
5 equipas de arbitragem
3 campos

Uma (demasiado) extensa equipa de trabalho:
JAC, o aniversariante ausente, na Organização prévia do Torneio.
DIMITRI e YURI na montagem dos campos.
PCO em pessoa, desde os últimos raios de Lua a arrumar carros no Megacampo, ou atrás do balcão a servir as refeições, a varrer a sala, e a meter todo o stuff a mexer o cu ainda mais depressa.
CARLOS (Limão) a safar-se muitíssimo bem atrás do balcão e com o microfone, mas o pior DJ da historia do Megacampo.
FERNANDO que é “apenas” o Fernando, ele está lá, o pessoal quase não nota mas ele está muito lá.
ASCENSO no quadro das pontuações e check dos resultados.
PEDRO COSTA na informática, para duplo check dos resultados.
DIOGO, o master do Megacampo que com o seu atraso me pregou um tremendo susto porque atrás do balcão vale por 6 braços, e na logística vale por 12.
RUI CARDOSO o Técnico de serviço ao Ar e ás reparações de marcadores.
E eu ali, pronto para ser o Bode Expiatório, o Confessionário, o Amigo, o Podbitch, o Saco-de-Pancada, o Apoio, o Rosto, o Concelho Técnico da 1ª jornada do OLX 2006/2007.

Tivemos novos rostos, novas funções, novos desafios, e uma primeira vez de algo tão grande nunca poderia ser perfeita. Mas a Estratego fez com que esta “Missão Impossível” fosse apenas um grande dia de Paintball para todos nós. Uns mais satisfeitos do que outros, mas penso que todos estamos cientes que estivemos presentes numa prova de outro Mundo.
O OLX será um dia ainda maior do que isto, mas ISTO foi de outro Mundo.

Malfadada chuva que nos persegue as Finais retirando ás equipas a possibilidade de darem realmente o seu melhor precisamente quando esse melhor é necessário… mas como pelos fenómenos da natureza não podemos ser culpabilizados, considero que estivemos á altura do acontecimento. Nós Estratego e nós jogadores.

Poderá ser por ainda não se sentirem realmente à vontade para extravasarem da pior forma?
Poderá ser pela enorme injecção de equipas e pessoas correctíssimas que o OLX conquistou esta época?
Poderá ser pela minha fama?
Poderá ser pelas inúmeras novas e jovens equipas que este fim-de-semana se estrearam no Paintball de competição?
Poderá ser porque a adrenalina ainda vai no 1º dos 5 patamares da medula?
Poderá ser pela disposição da Zona de Jogadores?
Mas a verdade é que os jogadores foram no geral bastante correctos ao longo de toda a jornada.
Não me importo que chova em todas as finais do OLX, se conseguirmos manter sempre este nível de comunicação entre as equipas e a Organização, porque me parece que temos reunidas as condições para construir algo mesmo muito bom e para ficar.

A época passada tinha o Luis Miguel (hoje nos B.I.) e os Trolls, para me afinarem as provas. Esta época perdi o Luis Miguel mas ganhei os APPA e os BK. Se um rookie for escrevendo os comentários destes três grupos ao longo de uma época, no final esse rookie estará preparado para coordenar um torneio de Paintball. São um exemplo de preocupação e cuidado com todo e qualquer detalhe de todo e qualquer torneio. A vocês um obrigado especial que continuem sempre a obrigar-me a ser melhor.

Formato do Torneio:

24 equipas Amador 5man e 10 equipas Open 7man, disputaram seis partidas numa fase preliminar, findas as quais as 4 equipas com os melhores resultados seguiram para as finais, disputadas no sistema de todos-contra-todos.

10 equipas da Divisão Open a lutar por 4 lugares nas Finais é bem duro, vai obrigar os melhores a serem mesmo melhores, porque com tanta qualidade reunida duvido que quem escorregue consiga recuperar.
Colocar 24 equipas da Divisão Open a lutar por apenas 4 lugares disponíveis para as finais, parece-me absolutamente castrante. Impõe-se uma fase intermédia, umas semifinais. Mas sendo o objectivo principal do OLX, proporcionar ao Paintball a grande festa que vivemos no passado domingo (ver tanta equipa Lusa reunida num Regional e ainda por cima no Megacampo, é arrepiante!), não sobra espaço/sol para se puder criar esta fase intermédia… parece-me que no Inverno, se deviam dividir uma ou duas provas por dois dias, para se dar maior justiça (dentro do possível) ás “guerras” da Divisão 5man, desafogar o calendário de jogos, e lá para a Primavera com mais sol/tempo podíamos regressar ao sistema actual. Acho que podia ser interessante, mas isso depende das Equipas e da Empresa.

30 segundos depois do inicio do Torneio, tenho o Bicas numa das duas ambulâncias presentes no Megacampo. Braço no estaleiro por uns tempos, chatice. As melhoras parceiro.

Infelizmente o sistema de som não chegou convenientemente ás equipas instaladas na Tenda e na Zona Vip, tem que ser corrigido. E que zonas estas… se levassem as cadeiras da Tenda para a frente do Plasma da Zona Vip, estariam no paraíso.

Outra situação para corrigir será a existência de apenas um Chrony para testes de afinações dos marcadores, tem de ser corrigido.

Muito positiva foi a presença dos Paintball na TV, um projecto multimédia que parece estar em todas. Vamos esperar pela ansiada abertura do Site.

A tenda da JCT, claro!!

E o Mega quadro das pontuações, nunca tinha visto um quadro com estas dimensões… ao lado da nova maquina de Latas de Coca-cola. Megacampo sempre a evoluir.

Dizem que a comida é cara, não sei. Mas comi um belo entrecosto num prato (também novo) como o Logo da Estratego…

Fez-me impressão ver a revolta dos Griffons, após uma daquelas situações que terão de suplantar N vezes ao longo das suas carreiras, fez-me impressão mas também me fez muita inveja por não ter a sua idade e um marcador nas mãos.

E aquele pedaço de pedra na pedra cravado, aquela lembrança do Viktor.

Não fiz qualquer comentario ás arbitragens mas as 5 equipas que passaram horas á chuva merecem, sem duvida, estas palavras de apreço pelo seu trabalho ainda mais dificultado.

OS VENCEDORES

Na Divisão Amadora venceram os Zona Oeste que em todo o torneio apenas cederam um empate, nas finais contra os FBI no campo 1, o campo dos empates. Na segunda posição ficaram os Paintland, (duas equipas patrocinadas pela Paintland nos dois primeiros lugares, Sr Rui Félix deve andar insuportável). Terceiro lugar para os Peoples Army, brilhantes na fase preliminar, a avaliar pelos resultados mas a falharem nas finais. E na quarta posição ficaram os FBI, onde se encontram a jogar os meus parceiros Zé Santos e Rui X, pelos vistos em grande.

Na Divisão Open os vencedores foram os Xteam Voodoo que (na prática) apenas empataram duas partidas, com os Estratego nas preliminares e com os Titans nas finais. Na segunda posição ficaram os para mim surpreendentes Titans, muitíssimos parabéns pessoal, duas equipas em duas finais. Na terceira posição os Bunker Kids, que depois de uma fase preliminar brilhante, jogaram as finais no campo dos empates… E na quarta os Trolls, o único representante do OLX 05/06, por sinal o Campeão em titulo.


Vai ser giro, vai ser bom, vai ser GRANDE!

Esta epoca o OLX é o Paintball da grande Lisboa.

16 fps

Sem comentários: