março 22, 2006

Disse-me o Formiga:

A responsabilidade pela extensão deste artigo deve-se única e exclusivamente ao Sr Hugo Domingues que quando fala de Paintball, FALA DE PAINTBALL.

Como sabes, eu sou provavelmente o principal defensor da queda dos 5 de Paris a bem da competitividade em Portugal.
Mas defendo uma queda pela supremacia do adversário e nunca pelo abaixamento dos Paintoon, que são cada vez mais uma referencia obrigatória no Paintball Europeu e, esperemos que no final da época, também uma referencia no Paintball Mundial.

1- Como explicas este domínio (praticamente absoluto) a nível nacional, desde o início do século XXI?

Desde que comecei a jogar Paintball nunca falhei uma única prova do Millennium. O Humberto falhou duas…

2- A competição fora de portas é então um factor fundamental?
Eu acho que sim, é a ir lá fora que tu ganhas o espírito de equipa e entrosamento, ganhas outras competitividade, outro ritmo. Depois chegas a Portugal e as coisas parecem acontecer em camera-lenta. Ainda há pouco tempo o Humberto deu uma entrevista para o Portal Paintball (http://www.paintball.com.pt/) onde frisou precisamente isso. Toda a gente diz que treina muito, mas nós vamos lá fora, nós somos um grupo.
Tu que és a favor da queda dos 5 de Paris, devias ser a favor da haver outros 5 jogadores de Madrid, da Bobadela, ou fosse de onde fosse, porque nós os 5 somos sem margem para duvidas os 5 jogadores que mais dinheiro gastaram com o Paintball em Portugal. Fazemos das tripas coração para sermos alguém neste desporto e para isso não podemos falhar nenhuma prova no estrangeiro.
As pessoas dizem que nós temos tudo pago e recebemos um ordenado, mas eu comecei como eles, simplesmente os meus objectivos são um bocado diferente dos deles. Cheguei a vender o meu primeiro carro: um Pólo G40, para comprar uma Angel. O meu Pai disse que eu era maluco e a minha namorada (que hoje é a minha mulher) esteve quase a largar-me, mas eu disse que queria ser mesmo bom e conseguir ser alguém no Paintball.

3- Consegues conciliar o paintball com a família ou é complicado?
Eu tenho 31 dias de ferias mas na prática só tenho uma semana e o ano passado nem sequer isso tive á conta de estar 15 dias nos EUA. As minhas ferias são repartidas pelo Paintball: tenho um torneio tiro 2 dias aqui, depois mais 2 dias ali, depois vou para ali… são 5 Millenniuns, tenho que tirar sempre no mínimo uma 5ª e uma 6ª feira, depois nunca volto logo na 2º de manha, chego cá sempre a meio do dia portanto mais um dia perdido, se fizeres as contas a 5 Milleniuns vez quantos dias de ferias passo no paintball…

4- O espaço “Jogos Com Tinta” deve ser referenciado como o 8º jogador dos Toon?
O 8º jogador dos Paintoon é a amizade que nos une. Nós 5 somos como irmãos, o Humberto, o Tiago, o Diogo e o Filipe são como um pedaço de mim, temos uma amizade acima de qualquer coisa que possas imaginar. Estas a ver aqueles amigos de infância? Nós sentimo-nos como esses amigos de infância só que apenas nos encontrámos á 6 anos. Não nos damos apenas no Paintball, falo pelo menos com um deles todos os dias, e vamos almoçar ou jantar a casa uns dos outros.
Claro que os jogos com tinta é um espaço importantíssimo, e deviam surgir mais sítios assim noutros locais, porque te possibilitam praticar e evoluir imenso tecnicamente. Os indoors são uma grande lacuna em Portugal, porque quando está mau tempo quase ninguém pode treinar, enquanto na Suécia, Noruega e países de leste existem os indoor que lhes permitem treinar a época inteira em condições que cá não temos.

5- Como avalias a qualidade das principais equipas portuguesas?
Acho que são boas mas pouco consistentes, não querem ganhar tanto como nós ou nós queremos ganhar mais do que eles. Os Bunker Kids quando surgiram tinham um entusiasmo e vontade de ganhar onde eu me revia quando estava a começar a jogar. No início desta época disse á minha equipa que eles seriam a nossa concorrência, olhava para os seus olhos e pensava que eles queriam ganhar tanto como nós, mas perderam um bocado da chama e se calhar também a liderança. Têm uma equipa com 10 ou 12 jogadores e todos querem jogar nos 7 lugares disponíveis e depois… em casa onda não há pão toda a gente quer ter razão. Foi esse também o mal dos Mass Attack, estou a rever os BK nos Mass, é necessário que dois ou três gajos imponham um pulso forte, se não no final da época não lhes estou a ver grande futuro.

6- Quando as equipas entram em campo para jogar contra vocês, sentes que entram mentalmente bloqueadas ou pelo contrário: com uma motivação especial?
Uma motivação especial! Toda a gente nos quer tirar a pele, os comentários que mais oiço são: “agora vou-te dumpar” ou “vou-te dar um tiro”, e eu digo “tira senha e mete-te na fila”. Toda a gente quer um bocado de nós. Isto é como quando eu jogo contra os Dynasty ou contra os XSV pela minha equipa, nos já sabemos que há partida é 1 jogo que é difícil, a pressão está toda do outro lado eles é que têm que ganhar. Nos em Portugal somos quem quer ganhar, os outros, o que fizerem a mais já vem por acréscimo porque para eles será sempre bom, por isso nos é que temos sempre o selo na cueca. Tenho mais medo de jogar com as miúdas do que jogar com uma equipa Division 1 no Millennium.

7- O que é necessário para uma equipa portuguesa vos vencer á melhor de 3 partidas?
Em Portugal, acho que neste momento não há ninguém que nos bata, mas talvez os Metralhas porque os jogos com eles são sempre uma incógnita. É uma equipa em que o nosso estilo não encaixa.
Talvez também os BK…
Mas o que precisam?
Eu sei uma coisa que se jogasse numa equipa contra a minha equipa… eu sei jogar contra a minha equipa. Se me meteres nos Metralhas ou nos BK, eu sei encavar a minha equipa!
Como é que se ganha aos Paintoon?
Não te vou dizer, os adversários é q têm q ser inteligentes porque isto não é só ir lá para dentro dar tiros e ter boa técnica, é preciso ser também inteligente e acho que ás vezes á equipas que sem serem burras não se esforçam tem uma atitude de ir ver 1 ou 2 jogos e chega. Eu quando vou ver os Metralhas jogar vejo 2 ou 3 jogos e percebo quem é que esta em dia sim e quem é que está a resolver jogos a partir, dai sei quem é o gajo que tenho de eliminar e que posições não os vou deixar tomar porque vejo como é que estão a criar perigo e a ganhar os jogos. Os Metralhas venceram esta jornada do RLX e jogaram bem. Nós fomos ver 2 ou 3 jogos deles, jogámos contra eles e levaram 100–0, foram 2 minutos de jogo nem isso, porque nós jogámos concentrados e sabíamos o que tínhamos de fazer. Nós somos os nossos piores inimigos!

8- Qual foi o melhor momento desportivo dos Paintoon?
Ganhar a World Cup de Paris! Ver o Luís completamente doido, as bancadas cheias de malta das equipas portuguesas a apoiarem-nos… A única ocasião em que senti tanto apoio foi quando joguei nos Dynasty em 10man na World Cup de Orlando, e senti uma bancada inteira a puxar por mim.
Quero aproveitar para agradecer a toda essa gente (a quem já agradeci na altura) tudo o que fizeram por nós, porque nunca é demais voltar a agradecer. Sentimos mesmo que estávamos em casa e sabíamos que íamos ganhar porque era mesmo impossível não ganhar com todo aquele apoio.

9- E o pior?
O pior momento? Acho que nunca tivemos um momento mau. Tivemos aquela cena na Taça de Portugal mas aquilo foi um desentendimento momentâneo no calor do momento, porque ninguém guarda rancor e cá fora somos todos amigos. Foi apenas uma situação pontual.
Ficar em 2º em Málaga ou em 2º em Inglaterra. Aquelas que ficam atravessadas e em que pensamos que falhámos por um pedacinho, por um pedacinho não ganhámos… mas faz parte do jogo, o jogo é mesmo assim por isso é q isto é bonito, nunca está ganho antecipadamente.

10- O que é necessário para se ser um Toon?
Gostar tanto do desporto como nós gostamos e quereres ser tão bom como nós queremos. Temos miúdos que começaram á 3 ou 4 anos, não são gajos que jogam á 6, 7, 10, 12 anos como o Tiago, Filipe e Diogo. Temos por exemplo o Ossos que é um miúdo que joga á 2 anos e meio e é o primeiro a chegar aos treinos e o ultimo a sair. É um miúdo que lhe perguntas o que acha melhor para isto ou aquilo e ele diz-te sempre que o melhor é o que for melhor para a equipa. É um miúdo super humilde, tem vontade de aprender e não tem ego não anda a puxar estilo para as miúdas, anda lá mesmo para ser bom porque quer ganhar, sabe o que quer. O Chico a mesma coisa, são miúdos que se perguntares se estão no Top 10 eu tenho a minha opinião, o meu Top 10 pode ser diferente de muitos outros, existem jogadores melhores mas com o carisma que eles têm dentro da equipa o lugar é deles e têm-no garantido, não estão lá por favor a ninguém, eles tão lá porque merecem.
O que é preciso para ser um Toon? É preciso gostar disto e basicamente ser amigo e integrarem-se no nosso espírito. Nós para alem de sermos uma equipa somos uma família. Os 5 de paris não é como tu dizes os 5 de paris e mais 3, é os 5 de paris mais o ossos, o Ganso, e o Chico. É mesmo uma família, somos unha e carne uns com os outros.

11- Pontos fracos dos Paintoon?
A cobra. Agora foi suprimido com a entrada do Ganso mas nós não sabíamos jogar na cobra, ninguém queria jogar na cobra. O Tiago Coelho foge da cobra como o diabo foge da cruz, e eu acho que é um desperdício ir para a cobra porque sou um jogador que tem que jogar de pé para ver o que se passa e fazer o meu estilo de jogo. Também sei jogar na cobra mas sinceramente não gosto e o Ganso veio suprimir essa lacuna, nos jogamos para ele e …
Mas essa lacuna já esta suprimida, diz-me um ponto fraco dos Paintoon…
Isso agora, não posso se não a malta tira-me a pele.

Vocês treinam mais que 90% dos jogadores da Divisão Pro e tu em particular treinas muito mais que qualquer outra pessoa em Portugal.
Recentemente foste eleito o 38º melhor jogador da história do nosso desporto pela reputada revista PGI. És um exemplo dentro e fora das redes para dinossauros e novices, e o inquestionável embaixador do Paintball português.

12- Até onde esperas conseguir chegar, o que te falta alcançar?
Sinceramente para mim falta-me sempre qualquer coisa. Sou um jogador muito ambicioso, podes sempre melhorar o teu jogo. Até contra as miúdas eu aprendo a jogar porque tento tirar sempre o máximo partido de tudo o que possa assimilar a meu favor, porque qualquer vantagem dentro de campo é fundamental. Hoje em dia o Paintball é um desporto tão rápido e com tanto poder de fogo que qualquer pormenor que possas tirar vantagem é sempre bom.

13- O treino constrói o jogador ou apenas apura as suas qualidades naturais?
O treino apura. Se tiveres um mau jogador com muita força de vontade vai-se tornar um jogador mediano mas um bom jogador de equipa. Um fora-de-série para mim é o Tiago Coelho que não vai a um treino e chega ali dentro e resolve, basta que a gente o mantenha vivo. Aquilo é talento puro mas quando vai treinar piora, porque começa a pensar demasiado. Ele joga por instinto não por treinar mais ou menos, no seu caso quanto mais treina pior joga, é surreal mas é verdade, quando treina muito começa a pensar muito e perde a instintividade e capacidade natural de desequilibrar.

14- A idade é um factor determinante para se conseguir ser um bom jogador de Paintball?
Claro. Quanto mais cedo começares a jogar, melhor. Hoje em dia vejo miúdos começarem a jogar com 13, 14, 15 anos, e eu só penso que se tivesse a idade deles e tivesse descoberto o Paintball com essa idade, agora não estaria aqui a falar contigo de certeza, e fico extremamente contente por eles.
Mas os melhores jogadores portugueses ainda são jogadores relativamente velhos, é tudo pessoal com mais de 30 anos…
A experiência é um factor muito importante no Paintball e a “old scholl” em Portugal ainda é quem manda. Mas tens putos que são uns fenómenos: O Gil ´´ é um fenómeno, ele quando atinar, meter a cabeça no sitio, vir que é mesmo aquilo que ele quer, e deixar de andar a puxar estilo e andar menos preocupado com o andar a ouvir phones nas provas, vai ser um fenómeno! O miúdo tem 19 ou 20 anos e tecnicamente não é inferior a nenhum dos 5 de paris ou qualquer outro dos melhores jogadores nacionais. E um puto que com 20 anos está no Top 10 dos melhores jogadores nacionais!

15- E mais putos a bombar?
O Tiago dos Pintabolas é outro miúdo que é um fenómeno, vai ser um guerreiro. Tens o AJF. Tens o Tó dos Trolls que eu acho fantástico: humilde e que quer ser bom, é pena andar numa equipa como os Trolls que também não o ajudam, eu já lhe disse isso a ele e ao Jaime, mas o Jaime é um valor absoluto agora o Tó é um miúdo com 19 ou 20 anos que não devia andar ali porque se ele viesse para a nossa equipa daqui a um ano estava a ser convidado para jogar com os Nexus ou outra equipa estrangeira, e ia fazer Millenniuns á borla. Os Nexus este ano recrutaram dois ou três gajos que ao pé do Tó ou do Gil, nem andar sabem.

16- Duas palavras para o teu “Pai” na competição, o Paulo Nave:
O Nave é o gajo! O Nave é o maior! Foi graças a ele que eu aprendi metade do que sei hoje e mais de metade do que sei hoje devo-o ao Nave que me apoiou imenso quer monetariamente quer psicologicamente. O Nave foi a pessoa mais importante.
Também quero deixar aqui uma palavra para o Constant porque foi ele que disse que eu tinha jeito para a coisa, caso contrario eu nunca teria começado a jogar Paintball; e para o Luis Cunha por ter acreditado em mim e na minha equipa, deviam existir mais pessoas assim em Portugal, a apostar mais nas equipas e inclusive a meter dinheiro do seu bolso para que o Paintball evolua.
Mas o nave foi a pessoa que me deu a mão, tirou-me da equipa onde eu estava e fez de mim o que se calhar eu sou hoje. Ele e o Humberto são as pessoas mais importantes na minha evolução no Paintball.

17- Tu, o Filipe Mendes, o Tiago Coelho, o Pedrosa, o Ganso, o Xico Minau e o Jaime Menino são o meu Dream Team. Acrescentarias ou retirarias alguém?
Retirar não retirava ninguém porque esta equipa é muito boa, mas tenho que acrescentar o Humberto de caras. O Humberto deve ser o jogador mais subestimado dentro de campo, ainda bem que eles não olham para ele e pelos vistos tu também não porque o Humberto é o jogador que mais desequilibra na nossa equipa. O Humberto está lá atrás a controlar o jogo e de um momento para o outro está nos 50 a desequilibrar e temos o jogo completamente ganho e as pessoas não lhe dão o valor devido. Para alem de ser o estratega master da equipa, é ele quem decide o que se faz e não se faz. É um jogador extremamente inteligente e um jogador fenomenal. A melhor jogada de paintball que eu vi na minha equipa foi do Humberto em paris.
Mas há muito mais jogadores, podia ficar nisso a noite inteira.
Força…
O Diogo dos Paintoon. O Miguel Ferreira e o Gil dos Bunker Kids são uns autênticos guerreiros. O David também é um jogador cheio de potencial mas ainda anda a ver o que vai fazer, acredita pouco nele. Depois dos Trolls tens o Tó que também tem lugar, dos Pintabolas falta de caras o Tiago, o Fino da Estratego é um verdadeiro canhão lá atrás…

18- Sempre tiveste uma percepção muito especial e acertada para detectar valores. Xico, Ivo, Fúria, Gil… tudo nomes que ouvi na tua boca muito antes de serem alguém no panorama paintebolistico. Tens mais alguns putos “na mira” ?
JC Team e Paintoon Kids. Qualquer um daqueles miúdos vai ser alguém neste desporto podes acreditar no que te estou a dizer. Os Tinta Pura têm um jogador de 14 anos que é o João Canilho que vai ser um fenómeno...

19- E valores (nacionais) consagrados que julgues terem o perfil para também jogarem nos Toon?
Miguel Ferreira, Gil, Jaime Menino, Tó, Fino, e não estou a ver mais ninguém que eu quisesse

20- Qual foi o teu melhor momento paintebolistico?
Orlando quando joguei pelos Dynasty. Foi a primeira vez que entrei dentro de um campo e vi milhares de fotógrafos á minha volta, e carrinhos de golf para os campos, e o publico todo a gritar o meu nome… ninguém me conhecia mas o Oliver Lang foi á rede e disse “este é o nosso novo jogador o nome dele é Hugo” e o publico começou todo a gritar por mim… são momentos únicos, quase de levar um homem ás lágrimas… Fiquei completamente borrado, só imaginava como é que o Figo conseguia jogar em Barcelona com 120 mil gajos a chamarem-lhe nomes. Ali estão 1000 pessoas numa bancada e eu estava completamente em stress.

21- Quem tomará (algum dia terá que ser meu velho) o teu lugar, se é que é possível outro português atingir tudo o que tu já alcançaste no nosso desporto?
Deus queira que sim. Quem? Não sei, mas sinceramente não vejo ninguém com a mesma vontade e querer que eu tenho. Vejo muitos putos tecnicamente tão bons ou que vão ser melhores do que eu mas isto não é apenas o jeito, é também o querer e a vontade, e acho que há muito pouca gente disposta a fazer os sacrifícios que eu faço.
Ou seja, fisicamente já estamos tão evoluídos como fora de portas mas mentalmente ainda somos mais fracos?
Exacto, sem qualquer margem para duvida.

22- Recentemente foi tornada publica a parceria Paintoon/Xsv para a Champions do Millennium Series. Como capitão dos Toon, consegues descrever a glória de um acordo desta magnitude?
Quando o Rich Telford me ligou fiquei tão feliz como da primeira vez que fui convidado para jogar pelos Dynasty porque eu já tive neste barco de jogar pelos Pros mas agora olhar para o lado e ver os meus amigos todos, a minha equipa metida dentro desse barco, vai ser uma coisa única. Quando contei aos meus amigos e disse “Humberto, Tiago vamos jogar pelos XSV no Millennium” ficaram doidos. É uma oportunidade única e não estou a ver nos próximos dez anos uma equipa portuguesa a conseguir jogar a Champions League, e digo isto com muita tristeza, ainda para mais agora que é bloqueado e só quem ganha a Division 1 é que sobe á C.L. e eu não estou a ver ninguém em Portugal com categoria para se bater com as equipas de Division 1.
Categoria e dinheiro…
Categoria e dinheiro claro. O factor económico é sempre importante mas se nós andámos lá 7 anos sem nos pagarem nada a por dinheiro do nosso bolso, o querer também faz parte e o dinheiro faz parte do querer porque eu abdicava de sair com os amigos á noite, ou ir beber copos, ou ir ao cinema com a minha mulher, porque tinha que pagar as despesas do Millennium. São opções que uma pessoa tem que tomar na vida, simplesmente uns optam por ir para a night e bebedeiras, e eu optava por ir treinar no sábado de manha enquanto os outros ficavam a dormir de ressaca.

23- Embora seja uma primeira época de experiência e adaptação, eu acredito que vocês já não voltam a sair da ribalta e serão um candidato a tudo nas próximas temporadas. E tu, acreditas que agora estão onde merecem ou a competição será demasiado árdua para as vossas capacidades?
Eu acredito muito em mim e nos meus colegas mas acho que ainda estamos a uns anos de viajem do andamento das equipas profissionais. Por exemplo: os Menace foram para Moscovo treinar com os Russian Legion. Eu já estive na Rússia a treinar com os Russian Legion e aquilo é completamente outro andamento. Tu estas lá 2 ou 3 dias e vens a jogar a 200 á hora. Nós cá, fomos treinar este fim-de-semana ao regional de Lisboa onde se joga a 20 á hora em comparação com os Russian Legion. Nós treinámos com os Evion e companhia a 20 á hora, imagina que nós passamos aos quartos de final e apanhamos os Menace que estiveram a treinar este fim de semana com uma das melhores equipas do mundo, qual achas que vai ser a nossa alcunha?
Não é desprestigiante, vamos lá para dentro dar o nosso melhor e num dia bom sou capaz de enfrentar qualquer gajo, mas sabes que o nosso ritmo … e o ritmo têm muito a ver. Eu estive 15 dias nos Estados Unidos cheguei cá e treinava com a minha equipa, jogavam 3 para mim e eu ganhava aos 3 porque vinha com o ritmo tipo Dynasty: 200 á hora, só que depois vais perdendo esse ritmo, começando a pensar mais o jogo, e não tens aquela coisa de instinto em que tudo te sai rápida e fluentemente. É como no futebol quando jogas com uma equipa da 2ª divisão, a motivação é diferente de quando jogas com uma equipa da Champions League.
Ainda este fim-de-semana estive a falar com o Pedrosa sobre uma divisão de elite, a necessidade das melhores equipas jogarem mais vezes contra as melhores equipas de forma a mais rapidamente melhorarmos o nível do nosso Paintball. Quanto mais jogares com os fortes mais forte serás.
Claro, uma divisão de elite ou algo do género. Nós em Portugal não evoluímos mais porque não há competição. Seria muito bom para manter a consistência e nível das equipas.

24- La Soya nos Toon/XSV. É possível ou é só especulação?
Que confusão… Nós íamos jogar em Division 1 antes de sermos convidados pelos XSV para a Champions League. O nosso objectivo anterior era continuarmos com o Rodney, porque é uma mais valia para a equipa em termos de experiência não só como jogador mas também como estratega, ajuda imenso até a nível de manutenção de equipamentos e é um elemento que se integrou bastante bem na última época. Mas precisávamos de um elemento para desequilibrar. Nós víamos por exemplo os Bullets, onde nenhum deles é melhor que qualquer gajo da minha equipa, mas foram a finais e venceram torneios porque tinham o Oliver Lang que lhes criava a motivação extra. O nosso objectivo seria sempre ficar entre os 3 primeiros em Division 1 para subirmos á C.L., por isso, como os Dynasty esta época também não vêm á Europa falei com o Lang para ele jogar connosco mas infelizmente já estava comprometido com os Bullets, por isso, como não podia ter o melhor jogador do Mundo telefonei ao 2º melhor: o meu amigo Lasoya, que me respondeu “Hugo eu sou o teu gajo, tou contigo é só dizeres quando são as provas”. Nós pagávamos-lhe as estadias e o avião e ele vinha jogar connosco. Acho que nós os 7 mais o Lasoya não íamos ter medo de ninguém. A partir do momento que surgiu este acordo com os XSV o Lasoya ficou fora de questão.

25- Acreditas no sonho olímpico e o que precisamos para o alcançar?
Isso é impossível, nem sequer uma federação mundial nós temos… enquanto as empresas mandarem no paintabll não vai haver sonho olímpico mas é pena, porque a gente vê com cada desporto olímpico que ate bradamos aos céus… Infelizmente ainda somos do 3ª mundo em termos desportivos.

26- Se fizermos as contas a quantas bolas são necessárias para se eliminar um adversário concluímos que o Paintball é um desporto demasiado lento e os seus praticantes ainda não conseguiram atingir os graus de rentabilidade de outros desportos. Concordas?
Discordo completamente! Hoje em dia o Paintball é um desporto extremamente rápido como não existe mais nenhum. Tu não tens nenhum outro desporto em que uma partida se decida em 40 segundos, não há nenhum desporto com a nossa velocidade dentro de campo, o que obriga cada vez mais as pessoas mais pesadas ou mais lentas a perder os lugares nas equipas para miúdos rapidíssimos e extremamente ágeis porque a agilidade é tudo dentro de um campo de Paintball.
A prozada americana passa horas dentro de ginásios, o factor fisco é neste momento super determinante?
Claro. Hoje em dia se não fores um atleta não tens a mínima hipótese de jogar numa equipa de topo. Já não se vêem aqueles bases gordos e fortes que não se mexiam, como se via antigamente, hoje em dia isso esta fora de questão porque os bases são jogadores que vão acabar o jogo na cobra se for preciso e tu não estas a ver um tipo com 100 e tal quilos, tipo o Diogão da minha equipa, a ir acabar um jogo na cobra pois não?

27- Os Paintoon importaram dos cámones uma atitude demasiado agressiva para com árbitros e adversários, quando as coisas não lhes correm de feição.
Achas que normalmente o vosso estatuto vos concede privilégios ao nível das arbitragens?

Não, acho que não. O nosso estilo não é agressivo, estamos noutro nível, noutro patamar em comparação com as outras equipas nacionais. Nós estamos habituados a lá fora, lá fora toda a gente age da mesma maneira porque lá fora é um desporto a sério e tu vês num jogo de futebol como as pessoas se comportam. Se nós queremos que o paintball seja um desporto temos que aprender a conviver com estas situações. No desporto tem que existir contestação, tem que haver descontentamento, más jogadas, más arbitragens… isto não é um desporto de cavalheiros como a Esgrima ou o Ténis. Nós não somos maus e eu não preciso de ser beneficiado pelas arbitragens mas também não gosto de ser prejudicado, fico possuído quando vejo situações que nos ultrapassam em que há arbitragens facciosas e tendenciosas. Parece que nós incomodamos muita gente porque como já ganhámos…
Sentes-te perseguido por alguns árbitros?
Não, não é perseguido mas que há malta que tem dor de cotovelo de tudo o que nos já conseguimos e depois quando entram em campo para arbitrar vingam-se um bocado, disso não tenho a mínima duvida porque há para ai muita malta recalcada no Paintball.
Vais dizer nomes?
Não, não vale a pena, para que? Eu sei bem quem são.

28- Como é que perderam a ultima jornada do RLX?
A competição está a melhorar cada vez mais e nós estivemos desconcentrados com esta história de Marselha, acho que a malta já esta toda com a cabeça em Marselha infelizmente. Mas os Metralhas fizeram uma prova extremamente regular, só perderam um jogo, contra nós. Os X-Team também fizeram um torneio muito bom, ganharam sempre com pontuações extremamente altas, ganhando inclusive a nós com um plano de jogo mais bem delineado que o nosso, porque nós chegámos em cima da hora e o nosso jogo com eles foi o primeiro naquele campo enquanto eles já lá tinham jogado.
Isso não é desculpa…
Claro que não é desculpa, mas é uma daquelas coisas que hoje em dia com a competitividade das equipas a ficar quase ao mesmo nível, faz desequilibrar a balança. Os Evion apanharam-nos de surpresa e tiveram o seu momento de glória, e nós só tivemos que ir ontem (segunda feira) treinar e conversar sobre o sucedido no regional. Espero que só daqui a 3 anos é que voltemos a perder uma prova. Perdi em Milfontes e agora perdi este Regional, se a estatística se mantiver por mim fico contente.

29- Independentemente da tua cordialidade, eu sou um adversário muito fraco. Concordas?
És um jogador que está noutro nível, és um amador. Jogas mais para te divertires e pelo teu amor ao Paintball, não levas a coisa com o profissionalismo que nós levamos nem treinas um terço do que nós treinamos. Mas não existem adversários fracos, a partir do momento que a tua arma dispara tanto como a minha, eu prefiro jogar um – para – um com o Tiago Coelho do que um – para – um contigo porque se o Tiago me eliminar é normal agora se tu me eliminares eu vou ficar a pensar que tenho que ir treinar mais e bastante.
E a seguir á de haver mais malta a querer tirar a senha porque se o André ganhou eu também posso ganhar e isso é mau, mas não é impossível. Dentro de campo com uma arma de paintball não há impossíveis.

A melhor das sortes para Marselha e tudo de bom para os Paintoon LÁ FORA.

Obrigado amigo

16 fps

P.S. Aproveito este artigo para me retratar publicamente em relação ás minhas recentes afirmações acerca dos 5 de Paris mais quem os acompanha. Os Paintoon não são os 5 de Paris mais quem aparecer para os acompanhar, os Paintoon são UMA EQUIPA onde também jogam os 5 de Paris.

P.S.2 – Desculpa não me ter lembrado de te oferecer nada para beber ou comer mas estou habituado a que as visitas se dirijam ao frigorífico e se sirvam.

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito fixe a entrevista...
Adorei lê-la ;)
E percebe-se porque o Domingues é aquela estrela ;)
Parabéns ao entrevistado e ao entrevistador que está a fazer um óptimo trabalho com este Blog ;)
Já venho cá diariamente ver se há novidades e esta realmente foi uma novidade que adorei ler ;)

Boa sorte Domingues e à tua equipa, Paintoon, também, vcs ainda vão ficar em 1º ;)!! Parabéns mais uma vez.

720141

Planeta Redondo disse...

Boas 720141

O Hugo é de facto um cromo áparte no nosso desporto, dai que nenhum titulo que lhe atribuamos seja demasiado para o que ele diáriamente faz pelo nosso desporto, pelo nosso prestigio, e pelo nosso futuro.

Daqui a uns meses volto a perguntar-lhe COMO SE SENTE AGORA QUE OS TOON TERMINARAM A C.L. QUASE NO PODIUM? ;)

Entretanto não sei como vai terminar a questão com os Nexus e os Joy Division, mas o Millennium sem eles PERDE E MUITO!

Boa sorte

Anónimo disse...

"eu só penso que se tivesse a idade deles e tivesse descoberto o Paintball com essa idade, agora não estaria aqui a falar contigo de certeza"

Ainda na ultima LPP ele comentou isso comigo.
Passo a citar o Formiga : "Ui se eu tivesse descoberto o paintball com a tua idade , chegava aos 18 , fazia as malas , quando fosse a sair de casa a minha mae perguntava me "aonde vais ?" e eu : "Bye Mommy , USA!!!" "